Verão em Santa Catarina vem batendo recordes no litoral e na serra
Turismo interno na temporada de verão segue em alta. O verão de 2025, ao que tudo indica, pelo menos em todo litoral catarinense e o movimento nos hotéis na Serra e Oeste Catarinense (para aqueles que desejam paz, sobra e agua fresca, longe do trânsito e de mais de um milhão de pessoas que estão em Balneário Camboriú) promete aquecer o turismo nacional com números impressionantes. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Nexus, cerca de 59 milhões de brasileiros, representando 35% da população, planejam viagens durante a estação. Essa transferência deve injetar R$ 148 bilhões na economia, um aumento de 34% em relação ao ano anterior , com um gasto médio de R$ 2.514 por pessoa. Por outro lado o próprio desgoverno federal cria imposto inimagináveis e, as empresas aéreas mais que dobram os preços dos aéreos. Como resultado, o brasileiro está viajando em massa, de carro ou de ônibus, dentro do seu próprio estado os estados vizinhos. Entretanto, às praias continuam sendo o destino favorito, escolhido por 54% dos entrevistados, reafirmando a paixão nacional pelo litoral. O nosso estado catarinense é a prova viva disso. Os números oferecidos pelo Mtur não são confiáveis, uma vez que todo o que dele vem é simplesmente manipulado (como nós jornalistas costumamos dizer, é a “fonte oficial”).
TRANSPORTES
A olhos vistos Santa Catarina impressiona, não só pelos turistas nacionais, mas também e, em números recordes, a presença do turista internacional, principalmente argentinos, uruguaios, chilenos e paraguaios, graças as empresas aéreas low costs. Florianópolis recebe, somente desses destinos, 50 voos diários. Outro detalhe é que o nosso real, graças novamente ao desgoverno, não vale nada. No quesito transporte, o carro próprio é o mais utilizado (40%), enquanto o avião, escolhido por 27% dos viajantes, o que comprova um aumento na preferência e a decadência do setor aéreos no país. Já para hospedagem, a casa de amigos e parentes (47%) continua como opção principal, seguida por hotéis e resorts (25%) e pousadas (17%). Apesar dos pesares, Esses dados reforçam o momento positivo do turismo brasileiro, que se consolida como um dos motores da economia nacional. Com mais tempo de férias, gastos maiores e uma preferência massiva por destinos nacionais, o verão de 2025 deve marcar um período de crescimento significativo para o setor.
TEMPORADA DE VERÃO
Por outra lado e com dados confiáveis, de acordo com CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a alta temporada do verão brasileiro deve gerar cerca de R$157 bilhões de reais na economia brasileira, cerca de 1,7% a mais do que a temporada anterior. Essa expectativa vai além do turismo, abrangendo também o setor de bares e restaurantes, que esperam gerar cerca de R$70 bilhões; e o setor rodoviário, que deve gerar R$37,55 bilhões. A Confederação também prevê a criação de 76,5 mil novos empregos durante o verão, o maior número desde 2015, que alcançou a marca de 85,2 mil. Desses novos postos de trabalho, cerca de 70% são dentro do setor de alimentação, sendo assim, um total de 54,2 mil. Para o economista da CNC, o mercado de trabalho aquecido é responsável pelas boas projeções, tendo em vista que a taxa de desemprego alcançou 6,2% registrados em outubro do último ano. Esses números revelam uma maior capacidade do brasileiro de viajar, mesmo com os preços das passagens em alta, trocando o avião pelo carro ou ônibus.
ICCABAV: REFORMA TRIBUTÁRIA
Falando nisso, segundo a Vice-Presidente Nacional da ABAV, Conceição Junckes, vem aí o primeiro ICCABAV de 2025, que abre o ano com o tema “Reforma Tributária: Impactos e Oportunidades para o Setor Turístico”. Em um momento de grandes transformações na economia brasileira, o evento busca esclarecer os efeitos da reforma tributária sobre o turismo e explorar caminhos para transformar desafios em oportunidades de crescimento. Com a participação dos especialistas Dr. Gustavo Lopes (Assessor Parlamentar da ABAV Nacional), um treinamento online e gratuito será um espaço para troca de ideias e construção de propostas que posicionarão o turismo como um pilar econômico no Brasil. Marque na agenda: dia 28/01, terça-feira, às 10hs. Participe desta discussão enriquecedora e contribua para o fortalecimento do setor. Em breve, inscrições abertas. Acompanhe a ABAV nas redes sociais.
RECORDE DE TURISTAS ESTRANGEIROS
Diante disso, logicamente, o ano começou com boas notícias para o turismo nacional. É que o Brasil registrou neste ano a entrada de 6.621.795 turistas estrangeiros no país, (Lembre-se que essas dados são oficiais do MTUR). Logicamente por conta do desvalorizado real. A meta para este ano, conforme o Plano Nacional de Turismo 2024/2027, era o Brasil receber 6,4 milhões de turistas internacionais, portanto, a meta foi atingida. Para 2025, o objetivo é chegar a 6,9 milhões, o que, logicamente o MTUR divulgará que tais números serão superados. Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, a notícia precisa ser comemorada, mas a indústria do turismo precisa se capacitar para atender a esta demanda, que exige uma série de serviços especializados, o que inclui atendentes com fluência em outras línguas. “Capacitar nossa mão é obra continua sendo uma necessidade cada vez mais eminente para atrairmos mais público. No entanto, o Estado tem um papel fundamental na garantia de mais segurança nas grandes cidades, ampliação e melhorias de aeroportos e rodovias, bem como oferecer condições competitivas para que as empresas da cadeia do turismo possam ofertar seus serviços de maneira atrativa”, afirma.
Vale comentar que em 2025 o Brasil poderá receber “milhares de visitantes” estrangeiros a mais em razão dos fóruns internacionais que o país sediará, entre os quais: Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30); Cúpula do Brics, que reúne líderes de países como Brasil, China e África do Sul. Além disso, segundo o ministério, editais do Programa de Aceleração do Turismo Internacional têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor. É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
AZUL NO VERMELHO
Azul, mas poderia ser vermelho. A companhia aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras teve o seu pior ano em 2024 e está literalmente no vermelho, tanto nas contas quanto na opinião dos seus clientes. A Recuperação Judicial deveria ter sido solicitada. São vários os vexames da empresa, começando pelo seu cartão de crédito Itaú Visa Infinite, piorando mais e comprovando, no final de 2024 que não vale a pena. Ao invés de aproveitar o sucesso com a morte do PDA, Itaú e Azul foram mudando as regras aos poucos, tornando o cartão desinteressante. Muitos assim só continuam com o cartão por não estarem pagando anuidade – ou pagando um valor simbólico. A pior mudança foi referente às passagens cortesia, que agora só podem ser usadas em compras em dinheiro. E todo mundo sabe: a Azul é caríssima em dinheiro. Vale destacar negativamente também que teve 100% de aumento nos requisitos para upgrade de cabine com voucher.
TABELA INFLACIONADA
Para um programa ser bom ele precisa ter boa disponibilidade e emissões atrativas. O Azul Fidelidade inflacionou bastante a sua tabela, tornando os resgastes de passagens aéreas muito onerosos, obrigando os clientes a migrarem para outros programas. Todavia, a Azul, constantemente nos pede, via e-mails que passemos os nossos pontos para o Cartão Azul. Em voos nacionais, pontualmente, o Azul Fidelidade tem boas ofertas. É tudo muito pontual. Já em voos internacionais, está cada vez mais caro. Quem busca Classe Executiva precisa de um milagre para encontrar uma boa opção. Com opções de resgates de voos ruins, muitos começaram a reservar hotéis com os pontos do Azul Fidelidade para diminuir o prejuízo, mas o preço também foi aumentando consideravelmente durante o ano. Toda mudança no programa é sempre para pior. Sempre! Saiu o TudoAzul e entrou no Azul Fidelidade, com novas regras para prejudicar os clientes. Ficou mais difícil atingir a categoria Azul Fidelidade Diamante. Também é evidente que o programa precisa de uma nova categoria. Todo mundo virou Diamante por causa do cartão de crédito, o que inflacionou a categoria.
CANCELAMENTOS DE VOOS
Quem não teve um voo cancelado da Azul que atire a primeira pedra. Só eu tive quatro voos cancelados. Perdi muito com isso, voltei pra casa muito depois, e não cheguei no compromisso. Por conta disso, porque é obrigada, a Azul teve que desembolsar refeições, transfers e hotéis e nós, passageiros, perdemos dias, perdemos compromissos. Foi e continua sendo impressionante como malha aérea da empresa causou transtornos em clientes. Trechos foram cancelados a exemplo de Florianópolis/Porto Alegre/ Florianópolis. Agora esses usuários tem que voar até Campinas para depois retornarem aos seus destinos. Uma viagem de 50 minutos passou para quase quatro horas. Com destino Florianópolis/Foz do Iguaçu, cancelam os voos aos 46 minutos do segundo tempo, com todos esperando para o embarque, quando só então informam que o voo foi cancelado, todavia já sabiam antecipadamente do cancelamento, tanto que o transporte rodoviário já aguardava a todos do lado de fora do aeroporto para nos transportar até Curitiba e somente de lá seguirmos para a Foz do Iguaçu. Todos perdemos nosso compromisso. A Azul “muito gentil”, me ofereceu um voucher de R$ 400,00 como recompensa, mas para gastar somente na Azul. Recusei, e eles ofereceram então R$ 500,00. Recusei. A retornei acionei judicialmente a Cia Aérea e ganhei. Agora e esperar pra ver se receberei.
FALTA DE AERONAVES
Agora no final de 2024 os problema continuaram e, somente a Azul, tinha mais de 20 aeronaves em manutenção por falta de peças. Na Embraer as peças não faltam. E, com certeza, teremos mais problemas ao longo de 2025. A tática segue a mesma: dar voucher como cala boca para os passageiros e evitar processos. Só que ninguém consegue usar os vouchers por causa dos preços absurdos das passagens aéreas. Para piorar: também colocaram novas regras abusivas nos vouchers. A falta de aeronaves é outro problema crônico da Azul. Embora o mercado como um todo enfrente essa dificuldade, a companhia errou em seu planejamento. Para reduzir custos, devolveu seus Airbus A350 e acabou por arrendar aeronaves provenientes da AirAsia, que possuem uma péssima configuração, especialmente na Classe Executiva.
CUPOM DE DESCONTO
Oba! Um cupom de desconto da Azul! Realmente, tiveram inúmeros durante o ano inteiro. Seria bom, se não tivesse pegadinha. Antes do cupom, a Azul aumenta as tarifas nas ofertas, enganando os desavisados e quem não estava monitorando os trechos e serviços desejados. É o famoso metade do dobro. Já em relação a taxa de resgate. Se você quer resgatar uma passagem com pontos na Azul, precisa prestar bastante atenção. O Azul Fidelidade tem taxas de resgate extremamente abusivas em passagens emitidas com menos de 90 dias para voos nacionais e menos de 120 dias para voos internacionais. A taxa de resgate, na maioria das vezes, é mais cara que a taxa de embarque e torna inviável a utilização dos pontos numa emissão fora do período indicado. Apenas clientes com status Diamante são isentos da taxa, o que é um verdadeiro absurdo. Quando você acumula pontos em um programa de fidelidade, o mínimo esperado é conseguir utilizá-los normalmente. Com tudo isso, focar na Azul é ter dor de cabeça e sérios problemas, além de prejuízo. O cenário para 2025 é sombrio, então se eu fosse você mudava de cor.
FESTIVAL DE VERÃO COM CHAMPAGNES PERRIER
O super premiado Castelo Saint Andrews, na festejada Gramado, na Serra Gaúcha, estará promovendo no dia 18/01, o Festival Champagnes Perrier-Jouët & Maison Taittinger. A experiência será com menu quatro tempos, elaborado pelo Chef Fernando Becker, a partir dos mais nobres ingredientes com um toque refinado da Serra Gaúcha. Prepare-se para uma noite muito especial. No menu, entrada de Amuse-bouche do chef. O primeiro passo é Ceviche brasileiro de salmão com flores comestíveis, harmonizado pela Champagne Taittinger Brut. Já o segundo passo é lula recheada com risoto negro, harmonizados com Champagne Perrier-Jouët Blanson Rosé. Por sua vez o terceiro passo é Lombo de Bacalhau do Porto, vinagrete de pimentões coloridos e azeite de ervas, harmonizado com Champagne Taittinger Prestige Brut Rosé. Finalmente o quarto passo, logicamente a sobremesa, Pêra na champagne com crumble de canela, harmonizado com Vinho Late Harvest Saint Felicien Sémillon Doux. Para finalizar a experiência, serão servidos café, chás e mignardises Saint Andrews. Início: 19h30 (welcome drink). Jantar: 20hs.
SEALAND – NOVAS EXPERIÊNCIAS EM USHUAIA
Sealand, uma agência de viagens e serviços turísticos de grande destaque em Ushuaia, convida você a descobrir um novo nível de experiências exclusivas no Fim do Mundo. Além das paisagens impressionantes, Sealand oferece experiências únicas e personalizadas para quem procura algo verdadeiramente diferente neste destino mágico. Desde a sua criação em 2007, Edelmiro Centorami, um dos fundadores da Sealand Travel, consolidou-se como líder no turismo antártico, começando como Sealand Ship Agents & Suppliers, uma agência marítima, que atende 80% dos navios que chegam a Ushuaia. Depois de operar por mais de 30 anos no porto local, junto com sua companheira, Valeria Kunz, criaram a Sealand Travel EVyT e ganharam reconhecimento por seus serviços exclusivos a passageiros e tripulantes de navios de cruzeiro antárticos. Hoje, Sealand Travel oferece atendimento 100% personalizado não só no turismo antártico, mas também para viajantes de todo o mundo que escolhem Ushuaia como destino. Com mais de 15 anos de experiência, Sealand conseguiu se posicionar como referência em turismo responsável e sustentável no extremo sul da Argentina, proporcionando experiências autênticas e de qualidade que conectam os viajantes à natureza e ao povo da Terra do Fogo. Uma porcentagem de todas as vendas realizadas pela empresa vai para a colaboração com os bombeiros voluntários da cidade, que além de cuidar de Ushuaia, cuidam das florestas e da natureza. Mais informações CLIQUE AQUI, e também no Instagram além dos e-mails comerciais: info@seaport.holiday ou sales@seaport.holiday.
TURISMO DE LUXO
A Sealand Travel é especializada em experiências de luxo personalizadas: desde excursões clássicas até aventuras únicas como trekking, navegação privada nos destinos exclusivos, passeios de bicicleta elétrica e reuniões com anfitriões locais que farão você vivenciar Ushuaia como um verdadeiro fueguino. “Estamos convencidos de que a verdadeira magia de Ushuaia está em sua natureza inexplorada, em suas paisagens selvagens e em seu povo, e é isso que queremos compartilhar com o mundo”, afirma Valeria Kunz. Viva experiências únicas só com a Seaport Sealand é sinônimo de experiências exclusivas. Um deles é a expedição ao fiorde Parry e à cordilheira de Darwin. A Sealand oferece uma expedição de dois ou três dias nos destinos mais exclusivos e remotos da região: Parry Fjord e Darwin Range. Esta experiência de imersão total na natureza oferece paisagens deslumbrantes que lembram a Antártica. Os viajantes cruzarão as fronteiras entre Argentina e Chile, explorando fiordes, geleiras e vida selvagem. Esta aventura é uma viagem incomparável por uma das regiões mais imaculadas e emocionantes da Terra, com serviços exclusivos para turistas e tripulantes. Além disso, a Sealand é uma empresa 100% local. Fundada e dirigida por moradores de Ushuaia, sua equipe conhece a região como ninguém.
Férias no Brasil, cenários para todos os gostos e bolsos - Castelo Saint Andrews - Gramado/RS
Viagens de fim de ano e férias: Cenários para todos os gostos. Segundo pesquisa divulgada, de cada dez brasileiros, seis devem gastar mais com viagens neste fim de ano do que em 2023. Veja como aproveitar as férias para emplacar cenários, hotéis e viver aventuras inesquecíveis. O estudo do Instituto Locomotiva, mostrou que os jovens são os que mais desejam passar o fim de ano em outra cidade, com 58% afirmando querer estar longe de casa, e 57% dos entrevistados buscando cidades com praia para o fim de ano. Por outro lado, destinos internacionais como Estados Unidos, Inglaterra e Portugal também são apontados nos levantamentos de agências de viagens, hotéis e companhias aéreas como os mais procurados para curtir o Natal e o Réveillon.
VISITANTES INTERNACIONAIS
O Brasil, apesar dos pesares e por conta da alta do dólar, o que é favorável, é o destino preferido de milhares de turistas estrangeiros, todavia, atraindo apenas cerca de 5,4 milhões de visitantes internacionais, um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. A insegurança, falta de conectividade e a violência não favorecem. Os dados, divulgados pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, posicionam o país como destaque na América do Sul, superando, por exemplo, os números do Chile e Peru, que registraram 3,7 milhões e 2,5 milhões de turistas estrangeiros em 2023, respectivamente. São países bem menores, todavia, oferecem muito mais estrutura que o nosso Brasil, além de que o preços das passagens internacionais são extremamente convidativos, superando o preços das nossas viagens nacionais, por contas das empresas aéreas low costs. Sem dúvidas, todo esse trânsito mostra como as pessoas estão ávidas por viver momentos diferentes de seu cotidiano depois da pandemia. Viajar é o desejo de muitas pessoas que buscam o bem estar e a qualidade de vida e pode ser o momento perfeito para tentar coisas novas. Viagens também são ótimas chances de aquecer o relacionamento e de se entrosar com outros turistas e nativos dos destinos visitados.
CONECTIVIDADE
O melhor exemplo de conectividade, segurança, melhores preços, mesmo com a flutuação do dólar, é Nova York que recebeu mais de 64 milhões de visitantes em 2024, consolidando-se como o destino mais visitado dos Estados Unidos. Nosso Brasil destacou-se como o quarto maior emissor de turistas, com mais de 700 mil visitantes, atrás de Reino Unido, Canadá, França e Itália. Os dados foram divulgados pela NYC Tourism + Conventions, organização oficial de marketing de destinos dos cinco distritos. A previsão é de que a cidade encerre o ano com 64,3 milhões de turistas, número que representa 97% do recorde de 67 milhões de visitantes registrado em 2019, antes da pandemia. Dessa forma, o setor de turismo gerou um impacto econômico total estimado em US$ 79 bilhões na economia de Nova York em 2024, sendo US$ 51 bilhões provenientes de gastos diretos de viajantes. Esses números sustentaram mais de 388 mil empregos nos setores de lazer e hospitalidade, o que equivale a cerca de 9% da força de trabalho local. A atividade turística também contribuiu com mais de US$ 6,8 bilhões em receita tributária. De fato, com quase 65 milhões de visitantes este ano, Nova York solidifica sua posição como o principal destino do país e um dos grandes centros de viagens do mundo. Essa atividade fortalece a economia e beneficia milhares de empresas nos cinco distritos.
INVESTIMENTOS
Os aeroportos de Nova York registraram aumento no tráfego aéreo, com 122,1 milhões de passageiros até outubro, superando os níveis de 2019. Investimentos de mais de US$ 20 bilhões estão sendo feitos para melhorar os aeroportos JFK, Newark e LaGuardia. O sistema de metrô também mostrou recuperação, alcançando 1 bilhão de viagens em 2024, enquanto o público da Broadway cresceu 9% em relação ao ano anterior, atingindo 12,5 milhões de espectadores. A NYC Tourism + Conventions prevê um crescimento modesto na visitação para 2025, com projeção de 67,1 milhões de visitantes, o que marcaria a recuperação completa do setor. A presidente da organização, Julie Coker, destacou o papel central do turismo na economia local: Diante disso, por lá, o setor de turismo continua a prosperar, reforçando o apelo global da cidade, que não economiza em investimentos, gerando benefícios significativos para negócios locais e a força de trabalho.
DISSIPARIDADE
Enquanto isso, a nossa realidade é muito mais cruel e a EMBRATUR viaja na maionese, acreditando que: “Se chegarmos ao final de 2024 com as expectativas que temos, será motivo para comemorar e preparar um 2025 como nunca vimos. Em 2026, poderei me despedir com gratidão a todos”, afirmou Freixo. Pra mim, já vai tarde. Enquanto NY investe bilhões, para o próximo ano, a Embratur “busca” ampliar o orçamento, atualmente estipulado em R$ 150 milhões, com o objetivo de superar os R$ 200 milhões. Seria risível se não fosse dramático. Ao invés de agora, um novo plano de marketing, será lançado somente em maio durante o Visit Brazil Summit, no Rio de Janeiro. Feixo acredita que o Brasil está entrando em um lugar que nunca esteve ( sem dúvidas, estamos entrando pelo cano). Para ele: “O mundo mudou, e nós somos agentes dessa mudança. O turismo deve se alimentar do fato de que o Brasil é o país da esperança”. Eu, ao contrário, graças ao atual desgoverno com a ajuda de todo o parlamento, sem exceções, deixou de ser o país da esperança e é o atual país do desespero rumo a venezuelização.
DESTINOS NACIONAIS
Para se ter uma ideia da alta dos preços das passagens aéreas e decadência do setor, em quase 25 anos, a movimentação total de passageiros em novembro alcançou seus “melhores resultados” desde janeiro de 2000, de acordo com dados atualizados da Anac. Foram tão somente 10,1 milhões de passageiros transportados, sendo 8 milhões no setor doméstico num universo de 220 milhões de brasileiros e apenas 2,1 milhões no internacional. Uma alta ínfima de 7,5% em relação a novembro de 2023. Números que provam que não há muito que comemorar. Nosso mercado doméstico registrou apenas um crescimento de 6% em comparação a novembro do ano passado, resultando no segundo melhor novembro para esse mercado desde o início da série histórica, abaixo apenas dos resultados registrados em novembro de 2019. Matematicamente, segundo os entendidos nos estamos deixando de voar e estamos recebendo muito menos turistas. Se formos comparar com outros países, estamos em plena marcha ré. A demanda doméstica medida em RPK (passageiros por quilômetros transportados) cresceu 9,7% em relação a novembro de 2023, enquanto a oferta ASK (assentos por quilômetros oferecidos) aumentou 6,5%. Essa conta não bate. A movimentação de carga doméstica registrou leve crescimento em novembro com 41,6 mil toneladas. Entende-se aqui que pelo preço do despacho das nossas malas, estamos viajando apenas com nossas bagagens de mão e, também entendemos que nos viramos muito bem com isso. Aprendemos finalmente que menos é mais e que viajar perto de casa, dentro do nosso estado ou estados vizinhos, de carro ou de ónibus, é muito melhor e mais barato.
TURISMO EM SANTA CATARINA
De acordo com dados do Almanach, o turismo de SC arrecadou, entre janeiro e setembro de 2024, cerca de R$ 376 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No período, o setor foi responsável pela geração de 184 mil vagas de emprego e registrou a abertura de 18 mil empresas. Os dados são do Almanach – painel de dados que concentra informações do turismo catarinense. Outra pesquisa, realizada pela ForwardKeys , evidencia Santa Catarina como um dos estados com o maior número de operações por companhias internacionais (+141%). Entre as principais rotas a impulsionar esse crescimento está a do Chile, que registrou um aumento de +243% após a expansão da quantidade de voos oferecidos pelas companhias. Os dados da ForwardKeys também apontam uma perspectiva positiva em relação ao último trimestre de 2024. Com um crescimento de +72%, o estado catarinense se destaca como principal destino de chegadas internacionais para os três últimos meses do ano. Sem dúvidas, os bons números do turismo catarinense são resultado de um trabalho da SETUR/SC, que tem investido nas rodovias, na ampliação da rede elétrica e na modernização dos aeroportos. Esses números apresentados reforçam que Santa Catarina é um destino turístico consolidado. Santa Catarina tem um grande potencial natural e é um destino atraente para todas as idades e épocas do ano. Também, se destaca pela segurança e pela chegada de novos turistas, tanto nacionais quanto internacionais.
Cabe ressaltar que as pesquisas realizadas no Google Trends mostram que Santa Catarina lidera o interesse entre os estados brasileiros nos assuntos sobre o comércio, indústria, emprego e turismo, conforme dados acumulados nos últimos 12 meses até o início de dezembro de 2024. A busca por esses assuntos reflete a importância dos setores para a economia catarinense e sugere a conexão da população com temas que impulsionam o desenvolvimento regional. O Google Trends é uma ferramenta oferecida pelo Google que mede a popularidade de termos de busca na internet feitos em diferentes regiões do Brasil e do mundo. Conforme o próprio provedor anuncia, os resultados oferecem insights e ajudam a entender as particularidades e tendências regionais. Por meio do Google Trends é possível explorar as pesquisas em alta nos buscadores de internet ou pesquisar palavras-chaves relacionadas a temas do cotidiano.
DESTINOS DE LUXO
Outro dado bem positivo é que, quem investiu em renovação (retrofit), luxo, sofisticação, bom atendimento, superou suas expectativas. O ano de 2024 consolidou essas tendências e reforçou o dinamismo do setor de luxo em diferentes segmentos, como turismo, hospitalidade, experiências exclusivas e inovações no mercado premium. Projetos arrojados, inaugurações marcantes e novas parcerias destacaram grandes empreendimentos hoteleiros aqui no Brasil, que investiram na excelência e na exclusividade. Entre os destaques, o setor de turismo de luxo registrou avanços significativos com iniciativas como a ampliação de residências exclusivas na América Latina a exemplo do Montain House do luxuoso e premiado Castelo Saint Andrews em Gramado/SC, que é membro da Relaix de Chateux e Roteiros de Charme. Com marcos que valorizam a sofisticação, a sustentabilidade e a personalização, 2024 consolidou o Saint Andrews como uma referência em inovação e qualidade, preparando o cenário para um futuro ainda mais promissor em 2025.
40ª RODEIO CRIOULO NACIONAL DE CANELA
Canela está nos preparativos finais para um dos eventos mais aguardados de sua agenda cultural: o 40º Rodeio Crioulo Nacional, que acontece entre os dias 9 e 12 de janeiro. Este grandioso encontro tradicionalista promete reunir milhares de pessoas, consolidando-se como uma das maiores celebrações da cultura gaúcha na região. Com melhorias e ajustes para garantir conforto e funcionalidade aos visitantes, uma infraestrutura completa, o local oferece área de camping equipada com banheiros, mini mercado e generosa sombra natural. O espaço será um refúgio para aqueles que desejam aproveitar intensamente os quatro dias de competições e festividades. Enquanto os participantes das provas Dupla Oficial e Taça Cidade têm acesso gratuito ao camping, os sócios do CTG Querência podem adquirir lotes por R$ 400,00 e visitantes por R$ 1.000,00. O rodeio traz 20 provas campeiras e 12 artísticas, evidenciando a diversidade e riqueza das tradições gaúchas. Entre laços, ideias e apresentações culturais, a expectativa é de uma competição acirrada e repleta de talentos, com a participação de mais de 3 mil competidores vindos de diferentes partes do Brasil.
Além das competições, o evento oferece uma experiência completa para o público. A praça de alimentação será um dos pontos altos, com opções que vão desde comida campeira típica até lanches rápidos, atendendo a todos os gostos. Já na tradicional “rua do comércio”, empresas e artesãos renomados exibem seus produtos, proporcionando uma oportunidade de negócios e valorização da produção local e regional. Os fandangos sempre chamam atenção do público e nesta edição o evento contará com JJVS, na quinta-feira, Candieiro e Estação Fandangueira, na sexta e Os Mateadores, no sábado. Os ingressos custam R$ 35,00 antecipados e R$ 60,00 reais na hora. A organização espera receber mais de 30 mil pessoas durante os quatro dias de rodeio, entre competidores, familiares, entusiastas da cultura gaúcha e turistas. Este número reflete não apenas a importância do evento, mas também seu impacto positivo na economia local, movimentando setores como turismo, comércio e gastronomia. O Rodeio Crioulo Nacional de Canela vai além das competições. Ele é uma verdadeira celebração da identidade gaúcha, unindo tradição, entretenimento e convivência em um evento que fortalece os laços culturais e comunitários. O evento é uma realização do CTG Querência, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Vereadores. Mais informações pelo telefone/WhatsApp (54) 3282-2666.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
O Patrimônio Mundial Natural, que abriga as Cataratas do Iguaçu, recebeu o visitante de número 1,8 milhão no sábado, 21 de dezembro. O registro representa um crescimento na visitação do parque, marcando o recorde pós-pandemia. A administração espera superar a visitação total do ano anterior nos próximos dias de dezembro, com a expectativa de alcançar dois milhões de visitantes em 2025. Para tornar o dia memorável, Letícia e sua família ganharam uma experiência completa no Parque Nacional do Iguaçu. A lista de prêmios incluiu passeio de barco no Macuco Safari, almoço no Restaurante Porto Canoas, camisetas do parque, álbum de fotos impressas e acesso às novas experiências, como Amanhecer, Pôr do Sol, Noite nas Cataratas e a aventura na Bike Poço Preto, tudo com os benefícios exclusivos do Passe VIP. Esse número reflete a força do turismo em Foz do Iguaçu e a relevância do Parque Nacional do Iguaçu como um dos destinos naturais mais desejados do mundo. Entre os milhares de visitantes em 2024, a maioria é brasileira, representando 58% da visitação. Os 42% restantes são estrangeiros de 187 nacionalidades. Os países que mais visitaram, depois do Brasil, foram: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França, Espanha, Alemanha, Peru, Chile e Colômbia. O Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado durante as férias regulares, de 21 de dezembro a 31 de janeiro de 2025, a unidade abrirá todos os dias, das 8h às 16h. O aumento no horário de visitação proporciona mais tempo aos visitantes e melhora a experiência do passeio na Maravilha Mundial da Natureza. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente AQUI.
CONGRATULAÇÕES
A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, reconhecida como a “Capital Catarinense do Turismo”, prestou uma importante homenagem à Margot Rosenbrock, nova diretora-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC). Por meio da Moção de Congratulação nº 0335/2024, Margot foi congratulada por ser a primeira mulher na história da entidade a ocupar este cargo de liderança. A cerimônia de entrega da moção destacou a relevância do turismo para o Estado de Santa Catarina e o papel da ABIH-SC na promoção e desenvolvimento da hotelaria. A homenagem reforça a contribuição de Margot Rosenbrock para o fortalecimento do setor, bem como sua representação como um marco de inclusão e avanço no âmbito da liderança feminina. A ABIH-SC é uma das mais tradicionais associações do setor no Brasil, desempenhando um papel fundamental na promoção do turismo e na representação dos interesses da indústria hoteleira catarinense. A escolha de Margot Rosenbrock para liderar a entidade reflete um compromisso com a inovação, inclusão e fortalecimento do setor, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado. Essa homenagem simboliza não apenas um reconhecimento pelos méritos de Margot Rosenbrock, mas também a celebração de um momento histórico para a ABIH-SC e para o turismo catarinense.