Tecnologia & Turismo aliados na escalada do mercado empreendedor
Turismo & Tecnologia, o futuro é agora e ficar fora não é opção. A cada minuto surge uma nova tecnologia para nos auxiliar em tudo e, não tem como estar fora disso. Optar em não inserir-se em novas tecnologias é optar por estar fora do mercado, arriscando sua própria empresa e seu emprego. Só para você ter uma pequena ideia, o avanço tecnológico deve gerar um saldo positivo de 78 milhões de empregos no mundo até 2030, segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial realizada em 55 países. O estudo, divulgado estima que 170 milhões de postos de trabalho serão criados, enquanto 92 milhões se tornarão obsoletos, representando um aumento de 7% no mercado global. As novas posições estarão concentradas em áreas como Big Data, inteligência artificial, Fintechs, veículos autônomos, desenvolvimento de software e segurança digital. Em contrapartida, funções relacionadas a serviços postais, caixas bancários, assistentes administrativos, designers gráficos e operadores de entrada de dados estão entre as que mais sofrerão declínio. É fato que vai gerar postos de trabalho. Trata-se de uma análise muito benéfica para o mercado de trabalho, não é à toa, são milhões de novos empregos que devem ser criados, desde que as empresas tenham o compromisso de fazer os investimentos devidos. No Brasil, nove em cada dez empresas indicaram intenção de aprimorar habilidades tecnológicas, mas o foco principal está na contratação de profissionais já capacitados, segundo o estudo.
O turismo é uma das grandes áreas que já faltam mão de obra para todos os fins e a área digital e marketing ainda deixam muito a desejar pois, o trade de turismo, principalmente hotelaria, pousadas, hostels.., onde, para a maioria deles, investir em tecnologia e marketing é despesa e não investimento. Quer ficar no mercado? Então seja competitivo! Os hotéis já não precisam investir em canais via satélite, basta ter uma tv que gere o QR Code. Dessa forma o hóspede com seu celular acessa os seus canais preferidos. A pandemia provou em todos os sentidos que o home office veio para ficar. Além disso, você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo (desde que tenha WEB) e, finalmente, mesmo em férias com a família ou a bordo de uma aeronave intercontinental. Por sua vez, às industrias estão extremamente mais automatizadas e, os pedidos que você faz em um restaurante, o bloco de pedidos já é obsoleto. A comanda é digital e chega diretamente a cozinha. O levantamento também revela que 37% das habilidades dos trabalhadores brasileiros deverão ser transformadas até 2030. As áreas mais demandadas incluem inteligência artificial, alfabetização tecnológica e pensamento crítico. Ainda, 58% das empresas planejam recrutar funcionários com novas competências, enquanto 48% pretendem transitar trabalhadores para funções em crescimento, minimizando impactos de funções em declínio.
TURISMO EM SANTA CATARINA
A propósito, Santa Catarina registrou um aumento de 71,7% no número de turistas estrangeiros em 2024, com mais de 495 mil visitantes ao longo do ano, porque o real não favorecia os argentinos em relação ao peso. Agora imagine como está sendo o verão em Santa Catarina na primeira quinzena de janeiro? Já são quase dois milhões de turistas. São 50 voos internacionais diários somente no Floripa Airport, na capital dos catarinenses. Tudo isso sem contar com o turismo rodoviário. Florianópolis segue sendo como o principal destino, seguido por Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Garopaba, Penha. Além dessas cidades balneárias, Blumenau, Joinville e Serra Catarinense se destacam. Enquanto o MTur está no ano passado e atribui-se como responsável por isso, quando de fato só atrapalha e cobra impostos, Santa Catarina tem se consolidado como um destino de experiências, unindo natureza, diversidade cultural e gastronomia graças ao Governo do Estado e Secretarias Municipais de Turismo, além do próprio setor privado que tem investido muito em infraestrutura hoteleira. De fato, o que o Governo Federal faz é criar dificuldades para vender facilidades. O aumento em Santa Catarina reflete uma tendência nacional, que somou 6,657 milhões de visitantes internacionais em 2024, segundo o MTur, o que é muito duvidoso com a atual política, desgoverno e insegurança.
WTM BRASIL ABRE INSCRIÇÕES
A WTM Latin America anunciou o início das inscrições para a edição 2025 do maior evento B2B do setor de viagens e turismo da América Latina, que ocorre de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. O credenciamento está disponível JÁ ESTÁ DISPONÍVEL AQUI. O evento do próximo ano terá como tema “Onde a Tecnologia Encontra o Toque”, explorando como a união entre tecnologia e conexão humana pode transformar o setor turístico. O credenciamento é gratuito e obrigatório para a participação, abrangendo visitantes do trade, imprensa, autoridades e estudantes. A antecipação da abertura das inscrições tem como objetivo potencializar as oportunidades de reuniões e agendas, permitindo que os participantes aproveitem ao máximo a rica programação do evento. Nesse sentido, a WTM Latin America também segue investindo em um pacote de ferramentas para otimizar o tempo (e os negócios) o Lead Manager App (aplicativo que coleta, armazena e categoriza informações sobre os visitantes do estande, permitindo a geração de relatórios em tempo real) e o Colleqt (novidade para este ano e que permitirá que o visitante escaneie os QRCodes e armazenem informação sobre os expositores). Além disso, o evento manterá seu compromisso com o fomento de negócios, com uma área de exposição dinâmica e grade de palestras inovadora nos três teatros temáticos. A WTM Latin America também será palco da entrega do tradicional Prêmio de Turismo Responsável, que celebra as melhores iniciativas em turismo sustentável e responsável na região, promovendo práticas que contribuem para o futuro do setor.
PERSPECTIVAS HOTELEIRAS
Falando nisso, o setor hoteleiro brasileiro formula suas expectativas para 2025. Não obstante cenários de incertezas no âmbito econômico, cambial e tributário do país (em especial a iminente expectativa do fim do PERSE), as perspectivas atuais revelam tendência de crescimento moderado em relação a 2024 e significativo incremento de inovações nas operações hoteleiras. Em relação a formas de catapultar resultados para índices previstos ou superiores as projeções feitas para 2025, destaca-se a Inovação tecnológica; A hotelaria deve prosseguir investindo em tecnologias que melhorem o planejamento, gestão e a experiência do cliente sem as quais não se tornará possível atingir aumentos substanciais de resultados; Personalização: A I.A estará cada dia mais presente também na hotelaria, se tornando determinante na oferta de serviços cada vez mais personalizados aos hóspedes; Sustentabilidade: Os hotéis buscarão formas de tornarem-se mais sustentáveis aos olhos de seus colaboradores e dos clientes, adequando-se às necessidades impostas pelas crescentes normativas ambientais e de governança corporativa que implicam em menos emissões de CO2, redução ou banimento de plásticos, uso de produtos recicláveis etc; Experiências: Os meios de hospedagem, em especial os de lazer, deverão oferecer experiências verdadeiramente únicas para atender às expectativas de um público cada vez mais em busca de algo diferente; Silent travel: Esta tendência já em curso ganhará mais força, com destinos e acomodações que priorizem a redução de ruídos e a leque de opções focadas no descanso, relaxamento, contemplação e desconexão das rotinas atribuladas dos viajantes. A procura por programas de sono em hotéis de lazer e resorts de luxo seguirá crescendo daqui em diante.
MICROAVENTURAS & ESCAPADAS
O viajante moderno estará cada vez mais interessado em microaventuras e escapadas curtas incluindo nestas opções a busca por “Day Use”, “One-Day Spa’s” entre outros; Bleisure: A união entre trabalho e lazer durante a hospedagem ainda persistirá apesar do fim gradual do trabalho remoto e empresas voltando aos poucos a priorizar o trabalho presencial ou híbrido; Destinos alternativos: O viajante moderno seguirá interessado em descobrir destinos alternativos e rotas de passeios e programas diferentes dos lugares comuns. O turismo gastronômico e cultural ganhará relevância e devem fazer parte das estratégias de fomento na atração dos destinos; Em relação a formas de catapultar resultados para índices previstos ou superiores as projeções feitas para 2025 destaca-se a Diária-Média: Incrementá-la será a principal forma de melhorar o RevPar (Receita por quarto disponível) alcançado em 2024. Para isso será necessária efetiva melhora na inteligência comercial e de distribuição e melhora nos serviços prestados; Taxa de Ocupação: Expectativa de crescimento apenas moderado, abaixo dos índices de crescimento entre 2023 e 2024 que atingiu 6% de aumento no Brasil. No segmento corporativo ocorrerá um arrefecimento da demanda considerando as datas de feriados de 2025, eventos previstos e aspectos macroeconômicos que poderão impactar a ocupação; Gastos com Pessoal: Seguirá impactando significativamente os resultados, sendo previsto aumento de até 11% com base na forte dependência do setor por mão de obra ocasional que interfere por consequência nas réguas salariais afetadas pela escassez de forças laborais tradicionais e baixa atratividade para contratações no regime CLT.
Com o aumento do câmbio do dólar o turismo doméstico de lazer e eventos corporativos em hotéis de lazer e resorts seguirão aquecidos, enquanto o segmento negócios deverá ter uma leve desaceleração em função dos valores das passagens aéreas e outros custos agregados. Na hotelaria, mais uma vez os investimentos em marketing e inovação serão determinantes em 2025. Muitos hotéis carecem de um plano de marketing bem elaborado e robusto, limitando assim seu potencial de crescimento. A gestão tarifária igualmente será crucial para garantir melhores resultados e margens mais convidativas, especialmente diante de custos operacionais crescentes e acima dos índices oficiais de correção monetária. O aumento de receitas secundárias dos hotéis e a melhoria de processos operacionais ano após ano são elencados como prioridades para auxiliarem na superação das metas. No entanto, existe um “gap” histórico e permanente na execução desses planos. Muitos hotéis não disponibilizam os recursos necessários para enfrentar esses gargalos. Investimentos em treinamentos, sustentabilidade (ESG) e tecnologias de análise de mercado precisam ganhar relevância, portanto se tornando fatores decisivos para os bons resultados do ano que se inicia agora. Sem sombra de dúvidas: “O passado não define o futuro. A visão empresarial e a conduta de gestão definem a performance de hoje em diante”.
RESERVAS EM VIAGENS
Vale comentar que, o mais recente relatório da Phocuswright mostrou que as reservas de viagens no mundo todo devem atingir novos patamares em 2025. Apesar de ser um crescimento mais lento que em anos anteriores, não há sinal de desaceleração, com uma estimativa de alcançar R$ 10,54 trilhões (US$ 1,72 trilhão). Em 2024, foram R$ 9,8 trilhões (US$ 1,6 trilhão). As reservas online aumentarão significativamente de R$ 6,13 trilhões (US$ 1 trilhão) em 2024, para R$ 7,35 trilhões (US$ 1,2 trilhão) em 2026, ano em que quase 65% das reservas brutas de viagens globais serão feitas online, de acordo com Phocuswright. O aumento consistente nas reservas em todas as áreas destaca uma crescente preferência do consumidor por serviços de viagens online. Essa tendência reflete uma mudança contínua em direção às plataformas digitais, incentivando os provedores de viagens a melhorar suas experiências de reserva online para se manterem competitivos”, apontou o relatório. A grande maioria das reservas online vem do mercado norte-americano, que representou quase R$ 2,1 trilhões (US$ 342 bilhões), seguido pela região da Ásia-Pacífico (APAC), que foi a fonte de quase R$ 1,8 trilhão (US$ 285 bilhões) em reservas online no ano passado. A Europa completa os três principais mercados de origem globais para reservas de viagens online, gerando US$ 254 bilhões em vendas durante 2024.
MERCADOS
Além dos três principais mercados, a propensão para reservas de viagens online diminui drasticamente, com o Oriente Médio em quarto lugar, registrando R$ 288 bilhões (US$ 47 bilhões), seguido pela Rússia/Europa Oriental, que representou R$ 1,5 trilhão (US$ 40 bilhões). Já as reservas off-line continuam robustas, sendo a América do Norte o maior mercado de origem em comparação com outras regiões globais, respondendo por R$ 1,2 trilhão (US$ 202 bilhões) desta categoria no ano passado, seguida pela região APAC, que gerou pouco mais de R$ 1 trilhão (US$ 166 bilhões). A Europa, mais uma vez, completa os três primeiros com R$ 790 bilhões (US$ 129 bilhões). Logicamente os Estados Unidos lideram o mercado global em valor monetário em R$ 1,9 trilhão (US$ 316,9 bilhões) em 2024, um número que representa um aumento de 5,9% em relação a 2023; China teve o crescimento ano a ano mais significativo entre 2023 e 2024, crescendo para quase R$ 744 bilhões (US$ 121,4 bilhões) no ano passado, o que representou um aumento de 20,2% em relação a 2023; Japão também está entre os principais mercados para reservas online, gerando R$ 314 bilhões (US$ 51,3 bilhões) em vendas em 2024, um número que representou um aumento de 10,5% em relação a 2023; França foi responsável por quase R$ 228 bilhões (US$ 37,2 bilhões) em 2024, também mostrando um crescimento significativo em relação a 2023, aumentando 15,3%; Índia registrou um aumento de 14% nas reservas de viagens online entre 2023 e 2024, aumentando para mais de R$ 145 bilhões (US$ 23,8 bilhões) no ano passado. Dessa forma, as reservas on-line globais para hotéis devem aumentar de 55% do mercado em 2024 para 58% até 2026; mercado global de viagens deve crescer até 2026, com ganhos anuais variando entre 6% e 9%; reservas online avançarão mais rapidamente, com ganhos anuais de 8 a 12%; espera-se que o Reino Unido ultrapasse a França em reservas este ano, recuperando um lugar entre os cinco principais mercados pela primeira vez desde a pandemia de Covid-19. Esses valores são em reais convertidos pela cotação do dólar a R$ 6,13.
ABERTURA DA COLHEITA DA MAÇÃ 2025
Fraiburgo, conhecida como a Terra da Maçã, dá início à colheita da maçã 2025, a abertura oficial acontecerá no dia 31 de janeiro, em uma tradicional festa nas dependências do majestoso Hotel Renar. A Colheita da Maçã é um evento que celebra a tradição agrícola da região e destaca sua relevância no cenário turístico de Santa Catarina. O período da colheita atrai mais de 50 mil visitantes de todo o Brasil, encantados com a experiência única de colher maçãs diretamente dos pomares e explorar os atrativos que fazem de Fraiburgo um destino singular. Situada no coração do estado, Fraiburgo combina belezas naturais, um clima acolhedor e infraestrutura turística de excelência. Além dos pomares de maçã que dão vida à paisagem local, a cidade é reconhecida por oferecer experiências que conectam o visitante à natureza, como trilhas, passeios ecológicos e um mergulho na história da colonização do município. Um dos grandes destaques é o Passeio na Floresta de Fraiburgo, que proporciona uma imersão na natureza preservada da região. O trajeto guiado pelos bosques permite que os visitantes descubram a fauna e flora local, aprendam sobre a importância da conservação ambiental e vivenciem momentos de tranquilidade em meio ao verde exuberante. É uma oportunidade única para conectar-se com a essência natural de Fraiburgo, ideal para famílias, aventureiros e amantes da natureza. Os passeios envolvem desde caminhadas e piquenique, até trilha do medo e meditação. Opções não faltam e o tempo depende do visitante que pode parar e apreciar por mais tempo ou agilizar sua visita para poder conhecer outros atrativos.
NoHotel Renar, um toten na recepção nos permite conhecer atrativos locais e gerar experiências novas em cada visita. Um checklist do que “NÃO POSSO IR EMBORA SEM FAZER” foi impresso e no topo da lista dos itens obrigatórios para desfrutar no município, a Floresta Encantada. Tem ainda a caminhada no Lago Araucária, Foto no letreiro “Eu amo Fraiburgo”, comer um pedaço da torta Renar (a melhor torta de maçã que já comi) e, é claro, a massagem com produtos à base de maçã no Spa Vitallis. Tem muitos outros, mas aqui estão alguns. Como é impossível vivenciar tantas experiências em um único dia, entre os destaques do turismo local está o Hotel Renar, referência em hospitalidade e charme. Recentemente o hotel passou por um retrofit e, agora, apresenta uma nova estrutura que já encanta os hóspedes. Pensando no bem-estar, o hotel renovou uma área de mais de 600m², com piscinas aquecidas para serem aproveitadas o ano topo. Uma piscina familiar com três alturas e mais uma piscina com 14 metros e duas raias para natação. Tem também uma piscina externa com água natural. “Fraiburgo está a 1600m de altura e essa altitude faz com que a água a noite fique muito fria. Até o inverno o hóspede pode sentir um pouco do que é a água em temperatura ambiente”, afirma Edson Ziolkowski, sócio-diretor do Hotel Renar. Isso porque, para o inverno, chegam novidades. Segundo o hoteleiro, a piscina externa vai ganhar aquecimento e proporcionará momento incríveis. “O hóspede terá a oportunidade de viver momentos com a temperatura negativa e ele em uma piscina quentinha. Certamente será uma experiência única para quem visitar a terra da maçã no inverno, quando as temperaturas podem ser negativas”.
A novidade inclui ainda um espaço fitness integrado à área de jogos e também, duas saunas, uma molhada e uma seca com vista para o bosque e a nova entrada com acessibilidade ao SPA Vitallis. “Queremos proporcionar experiências inesquecíveis para nossos hóspedes, unindo conforto e lazer com o que Fraiburgo tem de melhor a oferecer”, comenta Ziolkowski. Ao todo são mais de 80 apartamentos, sendo 23 deles com uma estrutura mais moderna e tecnológica. A nova reforma trouxe um ambiente integrado, espaços mais acessíveis e adaptados aos portadores de necessidades especiais e, é claro, mais conforto e harmonia entre os ambientes. “Integramos a área de lazer a área do bosque, agora o próximo passo é um projeto de iluminação do bosque, valorizando ainda mais essa integração da natureza com os momentos nas áreas de lazer. A renovação tem que ser constante para que o hóspede possa se encantar e voltar para conhecer as novidades”, afirma Edson. Além da magnífica gastronomia servida na refeições (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar), as delícias que não podem deixar de ser degustadas é o chá de maçã e a torta de maçã do Renar. E se as experiências são o que encanta quando visitamos um destino, o SPA Vitallis, anexo ao Hotel Renar, também segue inovando nas terapias alternativas e protocolos com produtos à base de maçã. A cosmetologa Cecília Brandt, é a mente por trás dos produtos exclusivos à base de maçã, e de procedimentos únicos, que poderão ser vivenciados apenas no Hotel Renar. Desde 2010, ela combina conhecimentos em estética facial e corporal com práticas integrativas e quânticas para tratar não apenas o corpo, mas também a mente e a alma de cada cliente.
Cecília apresentou duas novidades que também prometem encantar tanto quem procura por um procedimento individual, quanto em grupo. No espaço da horta, onde estão plantados mais de 400 pés de lavanda, frutas típicas e ervas aromáticas, é possível realizar uma desintoxicação através do “Detox de Maçã”. Um protocolo quântico que contém o extrato da maçã e uma água quântica que possui ações medicinais que ajuda a absorver impurezas. “Ele é aplicado nos pés, mas tem pessoas que procuram para aplicar no corpo todo pois é terapêutico”, explica Cecília. Nesse refúgio da saúde e bem-estar na terra da maçã é possível realizar ainda a ressonância quântica corporal, onde são realizados mais de 50 exames, tendo uma visão de como está sua saúde de forma geral. Através de um equipamento, a profissional realiza um legítima leitura do corpo. Após o exame, Cecília realiza uma avaliação e entrega um diagnóstico das vitaminas e fórmulas necessárias para uma qualidade de vida e saúde. “Além da parte de medicação, também é possível realizar as terapias alternativas, afinal, muitas as nossa doenças físicas, são na verdade frutos do nosso emocional”, explica a especialista.
FRAIBURGO – URBANIZAÇÃO & ATRATIVOS
Para Natália Latrechia, diretora de Turismo de Fraiburgo, o evento da colheita da maçã vai além da valorização da cultura local. “A colheita da maçã é uma celebração que reforça a nossa identidade e atrai cada vez mais turistas, consolidando Fraiburgo como um destino completo para quem busca natureza, história e experiências únicas”. Ela completa ainda o árduo trabalho feito nos atrativos locais para estar preparado para receber turistas o ano inteiro. “O cartão postal da cidade, nosso lago, passou por uma limpeza e urbanização, justamente para receber os turista. A prefeitura está padronizando todos os pontos turísticos, foi feita a reinauguração do Museu Lídia Fray no final de dezembro, justamente para proporcionar um novo atrativo para os visitantes”, explicou Natália. A colheita da maçã é um evento que atrai os olhares para o município. É o momento que agrega receita para o produtor rural, além de toda uma movimentação política que também atrair os olhares para a região. “São mais de 50 mil turistas no período. O impacto é muito positivo, além de toda parte de imprensa e publicidade, é um período que conquistamos recursos para projetos que são desenvolvidos ao longo do ano. O turismo em Fraiburgo dá certo pela parceira público-privado o evento permite reunir em um mesmo espaço produtores, políticos, lideranças e imprensa”, afirma Natália. A diretora de turismo falou ainda sobre o projeto “Acolhendo sonhos”. “É um projeto da prefeitura para desenvolvimento do turismo rural que beneficia não só os agricultores de maçã, mas de outras variedades. Envolve culinária, história do contestado outras frutas de como o pêssego e ameixa, sempre procurando aumentar o número de propriedades e experiências que o turista vai vivenciar, e apoiando o crescimento dos pequenos negócios”. Para mais informações sobre o evento, CLIQUE AQUI e programe sua visita!
GOL & AZUL
Como comentado, as capengas tem tudo para se unirem e, quem perde somos nós, uma vez que a concorrência vai para o espaço. Mais uma vez o Jornal Valor informa que a Azul e a Abra, controladora da Gol, estão em processo de negociação para a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) nas próximas semanas, segundo apuração do jornal Valor. O objetivo é dar início às tratativas sobre uma possível fusão entre as duas principais companhias aéreas brasileiras. De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, o pedido de recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, iniciado em janeiro de 2024, atrasou a assinatura do memorando, inicialmente prevista para novembro passado. A recuperação judicial é um ponto central nesse processo. A previsão é de que, com o avanço dela, possamos ter clareza sobre os próximos passos. O MOU deve definir estruturas de capital, governança e intenções para o possível acordo. Entre as alternativas, circula a ideia de criar uma “corporation”, mantendo ambas as marcas em operação, como ocorreu na união entre Avianca e Gol. Outra possibilidade é a formação de uma joint venture, aproveitando o modelo já existente de codeshare entre as companhias. O avanço nas negociações dependerá da conclusão da recuperação judicial da Gol, l, prevista para abril deste ano. Esse será um marco importante para a consolidação de qualquer acordo mais robusto.
ILHA DO CAMPECHE – FLORIANÓPOLIS
Durante essa temporada de verão, quem visitar a nossa Ilha do Campeche, que só tem estrutura para banho, conhecida como Caribe catarinense, será obrigado a apresentar um ingresso individual, e que deve ser solicitado previamente no site da prefeitura sem qualquer cobrança, uma vez que essa cobrança é feita na praia, e o embarque na arrebentação das ondas, em botes, sem infraestrutura alguma de embarque, com preços extorsivos, abusivos, absurdos, exorbitantes,…. e o ilhéu inteligentemente se recusa a pagar a máfia local do transporte. Essa nova diretriz, que passou a valer a partir deste último sábado (11), tem como objetivo preservar o meio ambiente, garantir a segurança dos visitantes e o cumprimento das cotas diárias de visitação, conforme determinação judicial, segundo disse a prefeitura de Florianópolis. O ingresso, intransferível, incluirá informações como o nome do visitante, a data da visita e o meio de transporte escolhido, que deve ser apresentado juntamente com um documento de identidade antes da travessia. Cabe lembrar que a à Ilha Ilha do Campeche é um Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, tombado em 2020, que guarda acervos de gravuras em rochas feitas na pré-história, possui praia de águas caribenhas e areia branca, trilhas terrestres e subaquáticas, sítios com inscrições rupestres e oficinas líticas e monolito com cerca de 9 metros de altura. O limite diário é de 800 visitantes e o acesso à ilha também poderá ser realizado por meios próprios, como caiaques ou embarcações particulares, desde que sejam seguidas as regras estabelecidas para visitação. A prefeitura irá conferir a quantidade de visitantes, mas é o setor de transporte de embarcações que ficará responsável pela fiscalização. Dessa forma, a raposa cuidará do galinheiro.