Empresa gramadense
obteve a chancela da agência das Nações Unidas na semana
passada
A empresa Marta Rossi & Silvia
Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, de Gramado (RS), obteve uma chancela
inédita no mercado internacional: é a primeira empresa brasileira de eventos
certificada na Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas
composta por membros de 155 países. No Rio Grande do Sul, apenas a Secretaria
Municipal de Turismo de Bento Gonçalves e a Associação Turística de Caxias do
Sul já são afiliadas. Na prática, a partir de agora a empresa – que está
completando 25 anos de fundação – estará integrada a uma ampla rede de
organizações não-governamentais comprometidas com o turismo sustentável e
socialmente responsável, e pode usufruir da expertise da OMT e dos demais
membros para orientar novas políticas e incrementar seu nível de
competitividade.
Os diretores Marcus Rossi, Marta
Rossi e Eduardo Zorzanello comemoram a conquista no 25º ano de fundação da
empresa - Foto: Cleiton Thiele/Serra Press
A confirmação ocorreu durante a 95ª
Sessão do Conselho Executivo da OMT, realizada em Belgrado, na Sérvia, entre 27
e 29 de maio. Foram aprovadas as candidaturas de 39 novos membros afiliados,
sendo a Marta & Silvia e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
(Braztoa) as únicas do Brasil. “É um marco para a empresa, porque consolida
nossa real internacionalização, tanto para os eventos próprios como os
terceirizados que promovemos”, afirma a diretora Marta Rossi, que fundou a
empresa em 1988, ao lado da sócia Silvia Zorzanello, falecida em 2010. Hoje,
administra o escritório ao lado do filho de Silvia, Eduardo Zorzanello, e do
filho dela, Marcus Vinícius Rossi. Realiza dois eventos próprios: o Festival do
Turismo de Gramado (Festuris), que completa 25 anos, e o Chocofest – Páscoa em
Gramado, que teve sua 18ª edição neste ano.
Este novo ingresso contribui para reforçar a posição do Brasil no cenário turístico mundial. Plenamente habilitado para exportar conhecimento e experiência turística, o País é reconhecido como uma das grandes potências do mundo no setor e está às vésperas de receber megaeventos como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016). “Com 20 vagas no Comitê dos Membros Afiliados da OMT, o Brasil poderá participar mais diretamente na tomada de decisões em prol do turismo global”, diz o diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da organização, Márcio Favilla, que é brasileiro e ocupa o cargo desde 2010. Ele, que já atuou como vice-ministro do Turismo, foi um dos intermediadores na certificação da empresa gaúcha junto à OMT. Na próxima semana, Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello visitarão a sede da OMT, em Madri, na Espanha, onde serão recebidos por Favilla e pela diretora do Programa de Membros Afiliados da organização, Yolanda Perdomo, e conhecerão as políticas de atuação na agência das Nações Unidas.
SUSTENTÁVEL
A OMT é responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável e acessível a todos. Estas são bandeiras que a empresa Marta & Silvia vem desenvolvendo no Festuris. “Sempre defendemos a segmentação da feira, e em 2013 ela terá como destaque o lançamento do Salão de Sustentabilidade, que é uma das principais tendências do setor e tem sido tema prioritário em debates realizados pelo mundo todo”, diz Marta.
NÚMEROS
A OMT divulga periodicamente os números que envolvem a indústria turística mundial. Segundo a entidade, as receitas de turismo internacional em destinos em todo o mundo cresceram 4% em 2012, para atingir um total de US$ 1,07 milhão. Como categoria de exportação, a nível mundial, o turismo ocupa o quinto lugar, depois de combustíveis, produtos químicos, produtos alimentícios e automóveis. Em muitos países em desenvolvimento, é líder no ranking. Por região, as Américas registraram o maior crescimento da receita, com 7%, seguidas pela Ásia e do Pacífico (6%), África (5%) e Europa (2%). O Oriente Médio manteve -2%, embora tenha havido uma melhora gradual em comparação com o declínio registrado em 2011. “É encorajador que o crescimento das chegadas de turistas internacionais foi acompanhado por um crescimento comparável de gastos, apesar dos desafios econômicos”, diz o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.