FLUXO TURÍSTICO
Inovação como estratégia para a geração de fluxo turístico. Na última terça-feira (22), o CEO da Rossi & Zorzanello, criadora do Festuris, Connection e Revista Festuris, Eduardo Zorzanello, palestrou no 5º Seminário de Fortalecimento do Turismo, que encerrou na última quarta-feira (23), no China Park, em Domingos Martins, no Espírito Santo. O painel “Eventos como estratégia para geração de fluxo turístico”, teve a participação de Eduardo e do secretário de Turismo do Espírito Santo, Weverson Meireles. “Mais de 90% da matriz econômica do nosso município é o turismo independente, só que para isso há um detalhe fundamental, a inovação”, ressaltou o Zorzanello.
A ocasião também foi palco para a divulgação da 35ª edição do Festuris, que ocorre de 9 a 12 de novembro, em Gramado; além de estreitar laços com os parceiros da região. O Estado do Espírito Santo é um dos expositores no grande evento de negócios turísticos das Américas, ocupando um stand de 36m². Juntamente com o prefeito de Gramado (RS), Nestor Tissot, Zorzanello visito o gabinete do prefeito de Venda Nova do Imigrante (ES), Paulinho Mineti. O encontro teve como objetivo destacar o ponto em comum, no âmbito turístico, entre as duas cidades, o desenvolvimento.
LANÇAMENTO INTERNACIONAL
Falando nisso, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado terá lançamento internacional da 35ª edição. Será em Montevidéu, no Uruguai, no dia 31 de agosto. Na oportunidade, os CEOs do grande evento de negócios turísticos das Américas, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello entregarão o convite oficial ao ministro do Turismo do país, Tabaré Viera, oficializando o Uruguai como país convidado de honra desta edição do Festuris. O lançamento é exclusivo para agentes de viagens, imprensa e autoridades, e ocorrerá na sede do Ministério do Turismo. No encontro, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o vice-prefeito e secretário de Turismo, Luia Barbacovi, farão apresentação do destino aos presentes. A distinção do Uruguai como país convidado de honra do Festuris leva em consideração os anos de relacionamento e o fato de ter sido um dos primeiros países a investir na internacionalização do evento, participando desde a 2ª edição, em 1990.
Segundo o ministro do Turismo do Uruguai, Tabare Viera, o mérito de ser o país convidado do grande evento de negócios turísticos das Américas oportuniza maior visibilidade para os atrativos que o país irá apresentar no Festuris. O Festuris, assim como os expositores do evento, tem como objetivo impulsionar e desenvolver os setores que integram o turismo. Ainda na visão do ministro, essa será a oportunidade que o Uruguai terá de se promover internacionalmente, gerando resultados positivos não somente para o país como também para o meio turístico. A 35ª edição do Festuris acontece de 9 a 12 de novembro de 2023. O evento terá muitas novidades para celebrar a grande história projetada desde 1989 com muita inovação e transformação. Mais informações no site festurisgramado.com e nas redes sociais Festuris Gramado.
FESTURIS PARA O TURISMO
O novo secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi esteve na Rossi & Zorzanello. No encontro, Zuanazzi apresentou os desafios do cargo, como a reestruturação do Plano e do Conselho Nacional de Turismo, além de captação de mais recursos para o setor. “É bom vê-lo novamente no Ministério do Turismo”, afirmou Marta Rossi. Eduardo citou que a presença de Zuanazzi no Ministério demonstra a preocupação do ministro Celso Sabino, de contar com pessoas experientes na pasta. Zuanazzi destacou a importância do Festuris para o turismo nacional ao reunir o trade em Gramado e propondo o debate de temas importantes para o setor. Milton Zuanazzi atuou como secretário nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo, foi secretário-executivo do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Após sua passagem pela pasta, Zuanazzi foi nomeado, em fevereiro de 2006, o primeiro diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), onde permaneceu até outubro de 2007. Desde 2017 vinha desempenhando a função de diretor-presidente da Associação Brasileira de Turismo Social (Abrastur).
NATAL LUZ DE GRAMADO
Gramado de fato respira e transpira turismo, tanto que o Natal Luz segue de vento em popa. O Natal Luz de Gramado na Serra Gaúcha é um dos eventos mais esperados e encantadores do Brasil, atraindo turistas de todas as partes do país e do mundo. Além dos espetáculos teatrais, shows e apresentações musicais que fazem parte da programação, a decoração é um dos aspectos mais marcantes e memoráveis desse evento, transformando a cidade em um verdadeiro cenário de Natal moderno. A decoração do Natal Luz de Gramado é um verdadeiro espetáculo visual que evoca a essência da temporada festiva. As ruas, praças e rótulas da cidade são adornadas com uma profusão de luzes brilhantes, enfeites exuberantes e elementos decorativos que transportam os visitantes para um mundo mágico. Desde os primeiros Natais em Gramado, o evento se esforça para criar uma atmosfera de encanto, mistério e alegria. A decoração do Natal Luz de Gramado transforma a cidade em um conto de fadas moderno, onde as ruas se iluminam e os sonhos ganham vida. É um espetáculo que capta a magia do Natal e proporciona aos visitantes uma experiência inesquecível. Através de sua criatividade e beleza, essa decoração se tornou um marco cultural, celebrando a alegria e o espírito festivo que a temporada natalina representa. O 38º Natal Luz de Gramado acontece de 26 de outubro de 2023 até 21 de janeiro de 2024. Ingressos, programação e informações do evento CLIQUE AQUI.
RIO DE JANEIRO
Ha muito tempo tenho dito que o Rio de janeiro não deve mais sera porta de entrada de turistas estrangeiros no Brasil. Não tem como tampar o sol com a peneira. O RIO É MUITO PERIGOSO, simples assim. A capital carioca só é maravilhosa vista de cima, bem do alto. Não é à toa que há 12 anos, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão, com movimento de 8,5 milhões de passageiros, era o segundo terminal aeroportuário mais movimentado do país. Em número de embarques, ficava atrás apenas de Guarulhos. Em 2022, com 2,9 milhões de embarques domésticos e internacionais, o Galeão passou a ocupar apenas a décima colocação, ficando atrás também dos aeroportos de Congonhas, Brasília, Viracopos, Santos Dumont, Confins, Recife, Porto Alegre e Salvador.
Considerando-se apenas os embarques domésticos (1,7 milhão em 2022), o Galeão é superado também pelos aeroportos de Fortaleza e Curitiba. Em 2012, o aeroporto carioca respondia 8,52% dos embarques domésticos do país. Em 2022, o percentual caiu para 2%. Somando embarques domésticos e internacionais, o Galeão concentrou, nos sete primeiros meses deste ano, apenas 36% dos passageiros que partem da cidade do Rio, enquanto o Santos Dumont ficou os 64% restantes, tendo apenas voos domésticos. Dessa forma, a cidade do Rio de Janeiro, como um todo, teve uma redução expressiva na movimentação entre 2014 e 2022. Segundo dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), compilados pela Agência Brasil, o total de viajantes que embarcam nos aeroportos do Rio (Galeão e Santos Dumont), tanto com destino a outras cidades quanto para o exterior, atingiu seu maior volume em 2014: 13,3 milhões. Em 2022, os embarques somaram 7,8 milhões, ou seja, 41% (5,5 milhões) a menos que em 2014.
E para piorar, tenta-se desvestir um santo para vestir outro. Onde o atual desgoverno põe a mão, literalmente dá tudo errado. Exemplo disso é essa decisão ridícula de quem não entende absolutamente nada do assunto, de limitar voos no Santos Dumont para aeroportos domésticos que fiquem, no máximo, a 400 quilômetros de distância será importante para aumentar o número de passageiros no Galeão. Não há dúvidas que deve prevalecer sempre a lógica do livre mercado. Essa restrição, para bom entendedor não trará benefícios à cidade, apenas à concessionária RIOgaleão. Uma ação dessa natureza é extremamente maléfica para o Brasil e para o Rio de Janeiro. Além de dar um sinal muito ruim para as empresas privadas, é uma violência contra aqueles que não ganharam a concessão do aeroporto do Galeão. Imagine se fosse uma empresa privada que tivesse a concessão do aeroporto Santos Dumont. Como seria essa limitação?
É tenebroso que nós consumidores tenhamos que “pagar” pelo insucesso da concessão e o ideal seria que houvesse uma nova licitação. Existindo a possibilidade de devolução da concessão, o melhor para o Brasil e para o Rio de Janeiro será promover uma nova licitação. O jeitinho brasileiro para manter a concessionária atual do Galeão terá consequências desastrosas para o processo de concessão no Brasil. Mas com o as “regras” do atual desgoverno que estamos vivendo e o que viveremos é a decadência e falências em todos os setores da sociedade. A decisão é tão absurda que à Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), entidade sem fins lucrativos representando mais de 155 membros de toda a cadeia de aviação, entre elas todas as companhias aéreas do Brasil e 80% do mercado aéreo da região, demonstrou preocupação sobre a decisão que restringe os voos a partir do Aeroporto Santos Dumont e se solidarizou com as preocupações apresentadas por representantes da indústria. “Acreditamos que limitar o destino, seja por quilômetros de distância ou por nomes de cidades, retira a liberdade de escolha dos passageiros e traz insegurança jurídica para o país, prejudicando a livre concorrência e afastando investimentos. Além disso, tais restrições podem causar distorções no mercado que contradizem, inclusive, as diretrizes governamentais da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), previstas em sua cartilha que trata sobre a promoção da concorrência saudável”, informa.
A associação lembra que, desde a implementação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2005, o Brasil deu um grande passo para aumentar o fluxo de passageiros de 33 milhões para mais de 100 milhões anuais. Esse progresso não se deve somente à criação de um órgão regulador estatal independente, mas também aos artigos 48 e 49 da lei, que estabeleceram os pilares para o desenvolvimento do mercado aéreo: liberdades tarifárias e de rotas. “Limitações nesse contexto, e de acordo com o normativo, devem ser exclusivamente relacionadas às características operacionais de cada aeroporto e podem ser feitas via Declaração de Capacidade Aeroportuária”, diz José Ricardo Botelho, CEO da Alta. “A Alta compreende a necessidade de atrair mais voos para a cidade, mas tem plena convicção de que apenas o respeito ao livre mercado e segurança jurídica, alinhados a um trabalho em parceria com a cidade destino, serão capazes de tal feito”, completa. A Alta reforça ainda a importância de uma discussão técnica aprofundada sobre este tema e solicita a revisão da resolução antes que entre em vigor, evitando prejuízos à malha aérea do estado. “Nossa associação mantém a crença no potencial turístico do Rio de Janeiro para superar o atual cenário, atraindo novos voos por sua beleza natural, hospitalidade, história rica e potenciais turísticos”, finalizou José Ricardo Botelho.
FESTIVAL DAS CATARATAS
Sem dúvidas o comércio tradicional de Foz do Iguaçu anseia por inovação. Pode até ser que as gerações mais novas desconheçam, mas a história de Foz do Iguaçu perpassa pela charmosa Avenida Brasil. Era nos estabelecimentos ao longo da via (que foi de mão única por um longo período) onde a vida cultural e comercial da cidade aconteciam, afirma Paulo Angeli, criador e CEO do Festival das Cataratas. Segundo ele: “Desde a primeira camada de asfalto, adicionada na década de 1960, muita coisa mudou, mas os negócios locais clamam por inovações após perder espaço para a comodidade e climatização – nos nossos dias mais quentes – dos shoppings centers. Uma possibilidade seria fechar a rua para veículos e deixá-la aberta exclusivamente para pedestres. Esse tipo de proposta – que é muito comum em diversas cidades – desencadeia uma série de benefícios comerciais que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade das áreas urbanas”.
“E não estou falando em “inventar a roda”. “Temos exemplos práticos espalhados pelo Brasil que comprovam a eficiência desse tipo de iniciativa. Em Curitiba, a implementação da Rua das Flores (o Calçadão da XV) enfrentou grande resistência, e hoje é um dos metros quadrados mais valorizados da cidade, assim como o processo da Costanera em Florianópolis. Aqui mesmo em Foz, na própria Avenida Brasil, temos o exemplo do Núcleo Avenida Brasil, um grupo organizado pelos empresários locais com o objetivo de pensar, organizar e promover ações em prol do desenvolvimento e valorização da região.” Algumas iniciativas importantes já foram desenvolvidas pelo núcleo setorial, mas é necessário mais apoio e uma ruptura mais impactante. Para iniciar, que tal um projeto-teste fechando o tráfego de pequenos trechos da avenida, como entre a rua Jorge Sanways e a Avenida Jorge Schimmelpfeng?”
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Angeli traça os principais benefícios desse tipo de iniciativa: Atração de Clientes: com a rua livre do tráfego de veículos, automaticamente temos um ambiente mais agradável e acessível para os pedestres. Essa atmosfera incentiva as pessoas a explorar lojas e restaurantes, amplificando as oportunidades de vendas; Melhoria da Experiência do Cliente: com os pedestres circulando com mais conforto e segurança, a experiência de compras se torna mais relaxante e envolvente; – Estímulo ao Comércio Local: com essa proposta, espera-se que pequenas empresas se destaquem sem a concorrência direta de grandes redes varejistas ou centros comerciais. Isso ajuda, e muito, a preservar a autenticidade e a identidade da área; Redução de Poluição e Ruído: a eliminação do tráfego de veículos contribui para a melhoria da qualidade do ar e reduz os níveis de poluição sonora, tornando o ambiente mais agradável; Inovação e Criatividade: o ambiente livre de carros permite a implementação de soluções de design inovadoras, como instalações de arte pública, iluminação especial e mobiliário urbano criativo. “Em resumo, a conversão de ruas em espaços exclusivos para pedestres não apenas melhora a qualidade de vida dos residentes, mas também impulsiona o turismo e a atividade econômica local, estimulando o comércio, a criatividade e a interação social.”
JOINVILLE CONVENTION
Com o objetivo de promover Joinville como destino turístico de lazer para o mercado nacional, o Sebrae, dentro do seu projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), junto do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), está realizando ações estratégicas para promover e divulgar a cidade. Roadshow – A primeira ação promocional do calendário do projeto neste ano foi a realização de um roadshow em Curitiba com agências de viagens locais e que contou com a participação de 10 empresários joinvilenses, no dia 15 de agosto, para apresentar seus produtos e a cidade. Os encontros deram a oportunidade de estreitar laços e fortalecer ainda mais o relacionamento com parceiros paranaenses. A ação foi construída através da parceria com a ABAV-SC e ABAV-PR, cujos atuais presidentes também prestigiaram o evento. Segundo a gerente do Hotel Blue Tree Towers Joinville, Patricia Tesser, para a marca a participação foi muito positiva. “A experiência nos permitiu criar conexões valiosas com potenciais clientes e parceiros”, ressalta.
“Joinville é uma região estratégica que liga vários pontos turísticos interessantes como o litoral, as serras e o turismo rural. Assim, divulgar a cidade em Curitiba é uma forma de fortalecer o destino para o mercado paranaense, pois é um excelente produto! Ações como essa melhoram muito o intercâmbio entre nossos Estados vizinhos”, pontua João Alceu, presidente da Abav-PR. Já entre os dias 18 a 20 de agosto, reforçando a campanha de divulgação do destino Visite Joinville, foi realizado um famtour com a participação de operadores de turismo e agências de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Durante o período, os operadores convidados tiveram a oportunidade de conhecer atrativos e vivenciar experiências nas áreas urbana, rural e náutica de Joinville. O roteiro incluiu visitas na rota turística Caminhos de Dona Francisca, no Parque dos Hemerocallis, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, no Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM), no Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira e uma volta pelo bairro Espinheiros. A gastronomia também teve espaço garantido no famtour, e o grupo pode conhecer sabores típicos como a culinária alemã, cervejas artesanais, entre outras delícias da região.
Feiras Nacionais de Turismo – Outra forma prevista que as empresas participantes do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) terão para divulgar a cidade e seus produtos será durante duas das maiores feiras de turismo, a ABAV Expo, no Rio de Janeiro, e a Festuris, em Gramado. Joinville terá stand próprio nos eventos e, além de participarem nas feiras, os empresários terão visitas técnicas para benchmarking nestes dois destinos. “Estamos juntos nessa estratégia para dar visibilidade aos atrativos e experiências que a nossa cidade oferece. Após termos nossas potencialidades valorizadas pelo Sebrae, também tivemos o reconhecimento do MTur e estamos trabalhando para fazer de Joinville um destino cada vez mais forte e procurado”, afirma o presidente do JRCVB, Giuliano de Mello. “Joinville tem seu turismo de lazer cada vez melhor estruturado, com atrativos qualificados, completa rede de serviços, além de toda a sua beleza natural e da riqueza da sua história e cultura. Com ações como estas que estão sendo desenvolvidas esperamos conseguir estabelecer boas conexões para fortalecermos ainda mais a imagem e o posicionamento do turismo de Joinville em todo o país”, exalta o gerente Regional Norte do Sebrae/SC, Jaime Dias Júnior.
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
O prazo para as inscrições da 1ª fase do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/2024 foi prorrogado para o dia 4 de setembro. O prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo que conta com o apoio do Ministério do Turismo (MTur). Podem se candidatar operadoras associadas, empresas e organizações da sociedade civil e instituições governamentais vinculadas ao turismo, fundações, associações, iniciativas da comunicação, projetos inovadores, e trabalhos e pesquisas acadêmicas. Neste ano, o prêmio completa 11 anos, com 104 iniciativas premiadas e mais de mil inscritas. CLIQUE AQUI para fazer a inscrição. O prêmio foi criado para incluir, agregar e unir o setor em prol de um Turismo mais responsável e sustentável, por isso, acata os pedidos por um prazo maior, para que cases que têm muito potencial possam fazer parte desse ecossistema. O período inclui mais dois finais de semana, para que ninguém fique de fora. A premiação fornece reconhecimento para as instituições mais sustentáveis do Brasil. O intuito é incentivar, reconhecer e promover a visibilidade dos projetos que possuem as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, com pilares sociais, ambiental, econômico e contribuindo para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
REDUZIR CUSTOS
A nova ordem é reduzir despesas face ao aumento do custo das viagens de negócios. Um relatório recente revelou que os gastos projetados com viagens de negócios continuarão a aumentar no próximo ano. Prevê-se que os preços médios dos bilhetes para voos, preços de acomodação, custos diários de aluguel de carros e até mesmo o custo médio diário por participante para reuniões e eventos aumentem em 2024. Com o aumento dos custos, as empresas precisarão fazer projeções para definir orçamentos. Os picos sazonais, principalmente durante os meses de verão e as férias de inverno, podem aumentar as despesas de viagem em 50%, dependendo do seu destino. Voos, acomodação e transporte também custam mais durante os meses de alta viagem ou semanas de férias escolares. Sempre que possível, o agendamento ideal no final do inverno, início da primavera ou final do outono pode evitar altos custos. Negociar taxas e fazer uso de esquemas de recompensa também é fundamental. Você pode negociar tarifas corporativas com redes e mais opções de boutique, especialmente se sua empresa se hospeda com frequência nesses locais. Uma empresa de gerenciamento de viagens pode assumir a liderança nisso se você usar uma.
Já a segunda edição do estudo “Prioridades dos gastos com viagens do consumidor”, realizado pela Outpayce , empresa integralmente detida pela Amadeus, revela que a procura de viagens por parte dos consumidores deverá manter-se forte nos próximos doze meses, apesar da incerteza econômica contínua. Os consumidores novamente classificaram “viagens internacionais” como a principal prioridade de gastos discricionários, em uma cesta de seis categorias. Todas as categorias de gastos aumentaram em comparação com a pesquisa do ano passado, indicando um aumento modesto na confiança geral do consumidor. No entanto, o número de pessoas que consideram as viagens uma “alta prioridade” para os próximos doze meses foi o que mais aumentou, para 47%, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Os viajantes esperam gastar significativamente mais em viagens internacionais no próximo ano, com um gasto médio esperado de US$ 3.422, um aumento de US$ 753 por consumidor, ou 28%, em comparação com o ano passado.
Jean-Christophe Lacour, SVP Global Head of Products Management and Delivery, Outpayce da Amadeus, comentou: “O estudo deste ano mostra que a demanda do consumidor por viagens continua forte. As pessoas estão claramente dispostas a gastar as economias que podem ter acumulado durante a pandemia e a fazer sacrifícios em outras áreas, para dedicar mais recursos às viagens internacionais. Mas não há espaço para complacência, empresas de viagens que marcam o preço de seus produtos de forma clara e na moeda local do viajante, e que oferecem formas flexíveis de pagamento e foco em fornecer uma experiência de venda simples são mais propensos a converter potenciais compradores em clientes pagantes.” No ano passado, 75% dos consumidores se declararam “mais propensos” a usar os serviços Compre Agora, Pague Depois (BNPL) para financiar suas viagens. Este número foi reduzido para ainda significativos 33% de viajantes que são “mais propensos” a escolher o BNPL para financiar as suas viagens nos próximos doze meses, sugerindo uma procura contínua de BNPL, embora com um ritmo de crescimento reduzido. Essa tendência é evidente em todas as formas de crédito de curto prazo, com um número significativamente menor de consumidores dizendo que é “mais provável” usar cartões de crédito ou receber adiantamentos para financiar suas viagens este ano.
Em vez disso, 40% dos consumidores dizem que planejam pagar viagens com suas economias e um terço diz que realocará gastos de outras áreas, como roupas e reformas de casas, para financiar seus planos de viagem. Os viajantes valorizam tecnologias financeiras que oferecem transparência e limitam cobranças extras. Os viajantes continuam valorizando os serviços fintech que oferecem transparência e os ajudam a evitar taxas adicionais de câmbio ao viajar. Especificamente, 66% dos viajantes disseram que seriam mais propensos a escolher uma empresa de viagens que lhes permitisse pagar em sua própria moeda, a fim de entender melhor o custo da viagem, refletindo um aumento significativo de 18% em comparação com o ano passado. 68% dos entrevistados dizem que prestarão muita atenção às taxas extras de câmbio ao viajar.
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