FÉRIAS DE JULHO
A hotelaria que investe em marketing, que se revitaliza, que acompanha as novas tendências, se beneficia com a demanda das férias de julho, que é mês de férias escolares no Brasil, e famílias viajam aumentando o fluxo aeroviário, refletindo o desejo dos brasileiros de viajar em família. De avião é só pra quem pode, embora “pipoquem” em nossos e-mails, sms e whats, promoções a perder de vista literalmente. Segundo a Abear, o Nordeste lidera as preferências, com 14.756 decolagens “programadas”, um aumento de 10,6% em relação a 2023, oferecendo 2.235.486 assentos. Destinos como Ilhéus e Porto Seguro preveem voos extras para atender à demanda, enquanto Salvador espera crescimento de 4,5% nos voos. Fortaleza, por sua vez, terá 155 voos extras no Aeroporto Pinto Martins, projetando 18,7% mais passageiros em julho. No Sudeste, o Aeroporto Tom Jobim prevê um aumento de 100% nos viajantes, com 1,2 milhão de pessoas chegando ou partindo. Viracopos, em Campinas, estima 1.362.229 passageiros, representando um incremento de 23,7%.
A ocupação hoteleira também está em alta. No Ceará, algumas cidades já alcançam 80%, esperando receber 315 mil turistas. Em São Paulo, os hotéis devem operar com até 90% de ocupação, com destaque para Águas de Lindóia, Águas de São Pedro e Atibaia, que preveem 70% de ocupação em hotéis-fazenda e resorts. O Ministério do Turismo incentiva viagens pelo país com iniciativas como “Conheça o Brasil: Voando”, que amplia voos e oferece opções de “stopover”. O programa “Conheça o Brasil: Realiza” facilita o acesso a serviços turísticos com condições especiais para correntistas do Banco do Brasil, enquanto o projeto “Conheça o Brasil: Cívico” promove o turismo histórico em Brasília e região. Já o programa Voa Brasil, nunca decolou e nem vai. Viajar, com o atual desgoverno, está se tornando um verdadeiro luxo. Em Santa Catarina, com as baixíssimas temperaturas, geadões e neve, a demanda hoteleira na da serra tem feito a diferença. É a estação inverno fazendo a diferença, combinando com os vinhos catarinenses de altitude. Por conta de tudo isso, é muito bom você reservar seu hotel ou pousada com muita antecedência mesma. E já vou adiantando que para o final de julho, todos os modelos estão indicado um frio mais intenso ainda do que a atual frente polar.
14º SIMPÓSIO DE GOVERNANÇA
No dia 24 de julho, será realizado o 14º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira, das 9h às 18h, no CentroSul em Florianópolis. Promovido pelo Comitê de Governança Hoteleira, o evento acontece simultaneamente ao Encatho & Exprotel 2024. É uma oportunidade única para profissionais da área aprimorarem seus conhecimentos, trocarem experiências e se atualizarem sobre as melhores práticas em governança hoteleira. Com o tema principal “Governança e suas Particularidades”, o Simpósio reunirá especialistas para discutir temas essenciais para a gestão e operação hoteleira. Ao todo serão apresentadas oito palestras. Confira a seguir o tema de cada uma delas. A palestra “A Solidão da Liderança na Governança” será apresentada às 9h30, por Messias Fernandes, consultor de Hospitalidade Sustentável e gerente de Hospitalidade na Morada dos Canyons. Messias Fernandes aborda a solidão que muitos líderes enfrentam em seus cargos, destacando o impacto na saúde mental e no desempenho profissional. Ele compartilha estratégias para lidar com esse desafio e manter a saúde mental e emocional. O 14º Simpósio de Operação Hoteleira promete ser um evento enriquecedor, reunindo especialistas que trarão depoimentos valiosos sobre liderança, gestão humanizada, ergonomia e a importância da escolha e manutenção do enxoval, promovendo uma discussão profunda sobre as melhores práticas para o setor.
TRANSCATARINA
Já virou tradição: é de Fraiburgo que há 16 anos o Transcatarina dá início a uma das mais famosas aventuras off-road do Brasil. Em 2024, serão dez dias de programação, com chegada em Jaraguá do Sul. Até amanhã, dia 13, mais de 700 pessoas estão desbravando o Estado de Santa Catarina. São pessoas vindas de diversas regiões do país que, a bordo de seus veículos 4×4, estão conhecendo, passeando, se encantando e se emocionar com as belezas e particularidades catarinenses. E já são 16 anos de parceria. Na história, ainda não existiu outra cidade que sediasse a largada do Transcatarina. “A união com o Transcatarina tem sido fundamental para consolidar Fraiburgo no cenário esportivo nacional. Além de destacar as nossas belezas naturais, o evento proporciona o reconhecimento às nossas potencialidades. A receptividade do município à equipe do Transcatarina tem sido um ponto chave para esse sucesso, demonstrando um compromisso contínuo em aprender e crescer juntos ao longo dos anos”, pontuou o prefeito de Fraiburgo, Wilson Cardoso Ribeiro. “O crescimento do Transcatarina é um reflexo positivo desse processo de aprendizado mútuo, reafirmando a importância e o interesse em mantê-lo na cidade. Para Fraiburgo é um orgulho muito grande fazer parte da história e ser reconhecida no mundo off road, como, além de Terra da Maçã, o Berço do Transcatarina”, completou. Para manter essa parceria longínqua é preciso haver reciprocidade em resultados. E neste sentido, Wilson afirma que existe e muito. Segundo ele, a presença do Transcatarina gerou retornos significativos para a economia local ao longo dos anos, uma vez que o número de pessoas visitando Fraiburgo aumenta consideravelmente. O impacto abrange diversos setores, incluindo hospedagem, alimentação, postos de combustíveis, comércio em geral e prestação de serviços, gerando uma receita em torno de R$ 1,5 milhão por ano. Além disso, a região como um todo, também colhe esses frutos, com hotéis em Videira, Lebon Régis e Caçador operando com ocupação máxima durante o período do evento.
MOMENTO PARA TODOS
O 16º Transcatarina tem uma vasta programação e por ser em linha e itinerante (com largada e chegada em munícipios diferentes), os pernoites ocorreram em Caçador e São Bento do Sul. O Transcatarina é dividido em duas categorias: Competição e Turismo, sendo que cada uma tem espécies de subcategorias que recebem os mais variados perfis de off-roaders. A começar pela competição (neste caso o rally de regularidade): Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light. Elas visam separar os competidores de acordo com o nível de experiência no esporte. As categorias de Turismo recebem pessoas que desejam apenas passear e, como o fora-de-estrada é extremamente abrangente, as categorias têm propostas diferentes e com trilhas distintas, incluindo desde as mais pesadas (com obstáculos bem difíceis de serem superados), até as mais leves, cujo objetivo é ter aquela pitada leve de emoção, acelerar de forma tranquila e apreciar as paisagens. Então, os participantes escolhem entre Adventure 01, 02 e 03, Passeio Radical 01, 02 e 03, e Expedition. O 16º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos. Apoio de TranspoTech, Orange Sun Energia Sustentável, Cascavel Diesel, Lave Bem Tinturaria, Grupo Gratt, Auto Posto Maçã, Cervejaria Holzbier e RH Brasil.
GRAMADO – RETOMADO DO TURISMO
O trade turístico da Região das Hortênsias esteve reunido em Gramado visando a retomada do turismo regional. A conferência foi organizada pelo Conselho do Plano Rio Grande, que é coordenado pelo vice-governador Gabriel Souza. O secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodrigues, os prefeitos de Gramado e São Francisco de Paula, líderes empresariais, entidades, e profissionais ligados à rede hoteleira, gastronômica e dos parques lotaram o auditório do Hotel Buona Vitta. No encontro, o Trade Turístico entregou para o vice-governador uma pauta de reivindicações que visam à retomada do turismo nas cidades da Região das Hortênsias. Entre as demandas estão: a autorização para que a Infraero assuma os aeroportos regionais de Canela e de Torres; o aumento do número de voos na Base Aérea de Canoas; a recuperação da RS-235, no trecho que liga Gramado e Canela, da RS-115 e da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, e da RS-020, entre Rota do Sol e São Francisco de Paula. A aceleração do processo de concessão das rodovias do Polo Gramado também foi outra solicitação apresentada. “Todos esses aeroportos vão receber investimentos do governo do Estado. No início da semana que vem, ocorrerá a devolutiva de uma consultoria que contratamos e que vai nos entregar um diagnóstico da situação de cada um deles. Precisamos saber exatamente o que precisa ser feito para executarmos com agilidade”, disse Gabriel.
SEGURANÇA PARA OS TURISTAS
Gabriel falou sobre a divulgação de uma campanha para promoção do turismo que está sendo elaborada pela Secretaria de Comunicação. “A campanha deve ser veiculada nas próximas semanas, em rede nacional, na televisão, no rádio, em jornais e na internet, para que possamos mostrar aos brasileiros, e também às pessoas que moram fora do Brasil, o quanto o Rio Grande do Sul está preparado, desde já, para receber turistas, apesar das adversidades registradas em algumas regiões”, detalhou. Marta Rossi, CEO do Festuris e do Connetcion Experience e membro do Conselho de Turismo do RS, participou do encontro e registrou a importância de investimentos em campanhas para atrair visitantes. “Quando se fala em turismo, não se fala apenas em lazer, mas em mais de 50 segmentos impactados e em dezenas de cidades que adotaram o turismo como atividade turística para seu desenvolvimento econômico e que hoje sofrem com a redução de turistas, mesmo distante dos estragos das águas. A mídia negativa ultrapassou fronteiras e sofremos com os cancelamentos. E o motivo destes cancelamentos é o medo sobre a situação do RS. Precisamos de conectividade, sim, e o aeroporto é importante para isso, mas precisamos mais do que tudo de uma mídia nacional urgente mostrando que não estamos de joelhos, mostrando o potencial turístico do estado”, disse.
MEDIDAS EMERGENCIAIS
Falando nisso, somente agora o desgoverno do presidente atual sanciona lei de medidas emergenciais para os setores de turismo e cultura do Rio Grande do Sul. A nova lei apresenta obrigações de prestadores de serviço com consumidores e profissionais, como remarcação e reembolso decorrente de desastres naturais. A lei publicada no Diário Oficial da União, tem como objetivo “atenuar os efeitos da crise decorrente de desastres naturais nos setores de turismo e de cultura”. As medidas foram aprovadas pelo Congresso em 12 de junho e valem pelo período de 27 de abril até 12 meses depois da vigência do Decreto Legislativo nº 36, de 7 de maio de 2024, que reconheceu o estado de calamidade pública no Estado. Conforme a lei, na hipótese de adiamento ou de cancelamento de serviços, de reservas e de eventos (como shows e espetáculos) em decorrência de desastres naturais, o prestador de serviços ou a sociedade empresária será obrigado a assegurar: a remarcação dos serviços, das reservas e dos eventos adiados; a disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reservas e eventos disponíveis nas respectivas empresas; ou o reembolso dos valores, mediante solicitação do consumidor. As operações “ocorrerão sem custo adicional, taxa ou multa ao consumidor, em qualquer data de ocorrência do evento” e se estendem pelo prazo de até 120 dias depois de encerrada a vigência do decreto que reconheceu o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. O reembolso nos casos de adiamento ou cancelamento será realizado quando o prestador de serviço ficar impossibilitado de oferecer a remarcação.
EMPRESÁRIO DESTAQUE
A Câmara de Vereadores de Gramado abriu a sessão ordinária na última segunda-feira, dia 8, com a entrega do título de Empresário Destaque para Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi e Zorzanello Feiras e Eventos, que organiza o Festuris – Feira Internacional de Turismo e o Connection Experience – Terroirs do Brasil. A homenagem foi sugerida pelo Sindicato do Turismo da Serra Gaúcha, inspirado na trajetória de contribuição em prol da qualificação e profissionalização do turismo gramadense e regional e também por promover e divulgar o Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo. Eduardo é formado em Direito pela UCS e passou a atuar na empresa em 2009, com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho desempenhado por Marta e Silvia desde 1988. Ao longo dos últimos 15 anos, acumulou experiências na promoção de importantes eventos e liderando entidades representativas no setor turístico. Ele também já foi condecorado nacionalmente pela veia empreendedora. “Nada teria acontecido, se não fosse, lá no passado, a determinação, a garra e a vontade de duas mulheres, que foram incentivadas por um grande mentor, meu pai (Enoir Zorzanello). Muito obrigado por ter incentivado elas lá em 88 a abrirem a empresa com o intuito de provocar uma transformação na economia, no social e na sustentabilidade. Elas encontraram um nicho de mercado e viram que o turismo de lazer não seria suficiente e pensaram no turismo de negócio, na profissionalização dos eventos, incubando novos talentos, sendo uma esteira para tantas coisas importantes que Gramado viu a partir do trabalho delas”, enfatizou, citando o surgimento do Festival de Turismo e o Chocofest.
AGÊNCIAS DE TURISMO & RECEPTIVO
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que acrescenta as agências de turismo receptivo entre as modalidades do setor, alterando a Lei 12.974/14, que regulamenta as atividades da área. Conforme a proposta, além da prestação de outros serviços de interesse dos viajantes, as agências de turismo receptivo terão como atividades a recepção, transferência e assistência ao turista na cidade de destino, criação e execução de passeios e roteiros e acolhimento turístico. O texto aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei 4099/23, que tirou o caráter privativo das novas atividades das agências de turismo receptivo. Com a aprovação em caráter conclusivo, o texto segue para o Senado, caso não haja recurso para análise do Plenário da Câmara. Ao contemplar as agências de turismo receptivo como integrante do subsistema de agências de turismo, fortalece o setor.
CASTELO SAINT ANDREWS – ENOGASTRONOMIA
O cinematográfico Castelo Saint Andrews em Gramado, na Serra Gaúcha, apresenta seu novo Head de Experiências, Celso Masson. Paralelamente ao anúncio do novo profissional, o empreendimento lançou duas novas experiências enogastronômicas exclusivas para o final de julho, mês tradicionalmente movimentado na Serra Gaúcha. No dia 20 de julho, o hotel promoverá o Festival Brunello di Montalcino, destacando o vinho italiano da região da Toscana. O evento contará com um menu especial de quatro passos, elaborado pelo chef Fernando Becker, do restaurante Primrose, acompanhado por rótulos de produtores como Antinori, Banfi e Gaja. Já no sábado seguinte, 27 de julho, será a vez do Festival Moët & Chandon, que oferecerá um jantar em quatro etapas, todas harmonizadas com os champanhes da maison. Além dos eventos previstos para o mês, um outro contexto marca a entrada do novo head de Experiências. A chegada de Masson se dá em um período sensível de recuperação e reconstrução para várias cidades e municípios do Rio Grande do Sul, recentemente dizimados pela maior enchente da história no Estado. Embora a cidade de Gramado não tenha sido particularmente castigada pelas chuvas do mês de maio, o fluxo de turistas foi reduzido devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que impactou em uma diminuição de mais de 80% nos voos comerciais.
MACUCO SAFARI
Mais de 15 milhões de pessoas devem assistir vídeo do Macuco Safari durante Olimpíadas de Paris As imagens foram capturadas segundo a visão de uma turista e farão parte do vídeo que será exibida na casa Casa Brasil, na capital francesa. O passeio Macuco Safari, uma das atrações mais Emocionantes de Foz do Iguaçu, poderá ser visto por aproximadamente 15 milhões de pessoas durante os Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto em Paris. Equipes da Embratur estiveram em Foz do Iguaçu, para capturar as imagens do turismo de aventura e da preservação ambiental, que serão exibidas na capital francesa durante o evento esportivo. A produção de imagens será uma jornada única e imersiva, através dos olhos de uma protagonista que explorará as belezas naturais de Foz do Iguaçu em uma perspectiva. À medida que a protagonista passeia por trilhas e cachoeiras, a riqueza do local será revelada por meio de cenas interativas, cotidianas e cheias de vida. A Embratur e o Sebrae são parceiros e patrocinadores oficiais da Casa Brasil, um espaço de cerca de 5 mil metros quadrados localizado no Parc La Villette, em Paris. Esse local será dedicado a promover a cultura e o esporte do Brasil, atraindo a atenção dos milhões de visitantes esperados para os Jogos. A Casa Brasil será um elo do nosso povo com o mundo e praticamente todos os países que possuem delegações de atletas nas Olimpíadas.
PARQUE NACIONAL DOM IGUAÇU
Falando nisso, O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as maravilhosas Cataratas do Iguaçu, preparou uma programação ampliada e especial para as férias de julho. Entre os dias 13 e 28, o parque abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h, proporcionando mais tempo e conforto no passeio. Os visitantes terão a oportunidade de desfrutar, além das paisagens exuberantes, atrações como música ao vivo, recreação, experiências exclusivas e o novo passeio guiado de bicicleta pela floresta da Mata Atlântica. O Parque Nacional do Iguaçu espera receber mais de 200 mil pessoas em julho. Para garantir que cada um desses visitantes tenha uma experiência inesquecível, a unidade de conservação contará com um reforço significativo na operação e no atendimento em todas as áreas do circuito turístico. Com paisagens deslumbrantes e uma rica biodiversidade, o Patrimônio Mundial Natural se destaca como um destino ideal para quem busca descanso, aventura e contato direto com a natureza. Agora também é possível pedalar em meio à biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu com o Bike Poço Preto, passeio guiado de bicicleta em meio à floresta da Mata Atlântica. Um roteiro que permite aos visitantes conhecerem mais do parque, acompanhados por um condutor especializado, até chegarem à margem do Rio Iguaçu, antes de formar as Cataratas. Esse passeio é realizado todos os dias, às 9h20, 11h20 e 13h20. Todos os ingressos do Parque Nacional do Iguaçu podem ser adquiridos pelo site oficial (cataratasdoiguacu.com.br), com agendamento de dia e hora para as visitas. É recomendado a aquisição com antecedência, pois as vagas são limitadas. A compra on-line também garante descontos especiais em diversos serviços da unidade de conservação.
118 MIL VISITANTES
Ainda sobre o assunto, p Parque Nacional do Iguaçu, recebeu 118.507 turistas e moradores em junho, superando o mês de maio, que contou com 110.435 visitantes. Com 71.170 brasileiros, representando 60% da visitação, e 47.337 estrangeiros, representando 40%, o parque registrou a visita de 94 países no mês passado. Entre os brasileiros, os paranaenses foram os que mais visitaram durante o mês de junho, totalizando 27.043 visitas, seguidos de habitantes de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já entre os países com mais presença nas Cataratas do Iguaçu, em primeiro está o Brasil, seguido pela Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Colômbia e Peru. No semestre, o Parque Nacional do Iguaçu registrou a visita de 853.340 pessoas, estrangeiros de 163 nacionalidades, marcaram presença com 41,7% da visitação. Os países com mais visitantes no primeiro semestre de 2024 foram: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França e Alemanha, respectivamente. Visitantes de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, estiveram presentes no parque no primeiro semestre deste ano. Os paranaenses lideram a lista de estados, com mais de 179.070 visitas. Em seguida vêm São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
FBHA E A VOLTA DOS CASSINOS
A proposta que traz de volta os cassinos no Brasil foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado Federal. A aprovação do Projeto de Lei nº 2.234/2022 é vista de forma positiva pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) neste particular, que acredita que a regulação dos cassinos, abrirá portas para um significativo aumento de investimentos nos setores de turismo, bem como no mercado imobiliário e cultural. E também inibirá a existência de cassinos clandestinos no país. “Estamos satisfeitos com a aprovação inicial deste projeto, pois enxergamos nele a oportunidade de atrair muitos investimentos para o país e criar milhares de novos empregos para os brasileiros. Também estamos confiantes no avanço desta medida, dado que se trata de um setor dinâmico que poderá contribuir com uma significativa arrecadação fiscal para o governo, promovendo o desenvolvimento econômico e aumentando a renda nacional. Os cassinos, acoplados a complexos turísticos de lazer, se constitui num dos negócios de maior potencial na indústria mundial de entretenimento e aqui, no Brasil, impulsionará o turismo fortalecendo a economia de maneira substancial”, comenta Alexandre Sampaio. Com a aprovação pela CCJ, o texto agora segue para a análise do plenário do Senado.
Leia ainda: Goiânia foi palco da Expo Turismo Goiás que reuniu o trade de turismo
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Cadastur garante mais segurança e excelência no atendimento aos turistas
EUA – Capacidade de competir de forma mais eficaz por viajantes globais
Faturamento de viagens corporativas ainda não superou o recorde histórico
Expo Turismo Goiás reunirá mais uma vez o trade de turismo nacional
Festival das Cataratas reforçou a importância de investir no turismo
Pib nacional recebe impacto de 169,3 bilhões somente do turismo
Gente cuidando de gente reabilitando criaturas humanas que perderam tudo
Passagens aéreas caras, setor rodoviário deslancha!
Floripa Airport inaugura rotas entre Florianópolis, Amsterdam e Bruxelas
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental