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quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Pesquisa revela que turismo não teve o aumento esperado após a pandemia
TURISMO PÓS PANDEMIA
Pesquisa revela que turismo não teve o aumento esperado após a pandemia
Turismo não teve aumento esperado após a pandemia. Fica claro que não foi somente a pandemia que derrubou o turismo no Brasil, mas acima de tudo o pós pandemia, o atual desgoverno, a insegurança jurídica, e muito mais, continuam contribuindo para o não crescimento do turismo em nosso Brasil. Inclua-se nisso os preços das passagens aéreas que só subiram, além do nosso elevado custo de vida. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), enquanto entre 2020 e 2021, anos muito marcados pela pandemia de Covid-19, o número de viagens realizadas por moradores de domicílios particulares permanentes no Brasil caiu de 13,6 para 12,3 milhões, em 2023, esse total saltou para 21,1 milhões, um aumento de 71,5%, incluindo as viagens nacionais e internacionais. A proporção de domicílios em que pelo menos um morador declarou ter viajado no período de referência da pesquisa aumentou de 12,7%, em 2021, para 19,8% em 2023. Isso significa que, em 15,3 milhões de domicílios brasileiros, algum morador viajou nos três meses que antecederam a entrevista da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Em 2020, esse percentual foi de 13,9%.
Esses dados foram divulgados no último dia 13, e fazem parte do módulo de Turismo. Para se ter uma ideia, no ano passado, a proporção de domicílios em que pelo menos um morador declarou ter viajado no período de referência do módulo de Turismo da PNAD Contínua foi de 19,8%. Em 2021, ano marcado pela pandemia de Covid-19, foi de 12,7%. Em 2020, foi de 13,9%. Já em 2020, no primeiro ano da pandemia, o número de viagens realizadas pelos moradores foi estimado em 13,6 milhões, caindo para 12,3 milhões em 2021 e, em 2023, com o fim da emergência sanitária, saltou para 21,1 milhões, um aumento de 71,5%. Esse total inclui as viagens nacionais e internacionais. Cerca de 85,7% dessas viagens foram realizadas com finalidade pessoal, e o lazer foi o principal motivo apontado, representando 38,7% delas, seguido por visita ou evento de familiares e amigos (33,1%). Por outro lado, 14,3% das viagens foram realizadas por finalidade profissional, sendo que 82,4% delas eram para negócio ou trabalho e 11,6% eventos e cursos para desenvolvimento profissional.
A busca por sol e praia foi o principal tipo de lazer apontado pelos entrevistados da pesquisa, respondendo por 46,2% do total das viagens com essa finalidade. A classe de menor rendimento, formada pelos que viviam com rendimento mensal menor que meio salário mínimo per capita, apesar de representar 22,0% dos 77,4 milhões de domicílios estimados no país, respondia por apenas 12,9% daqueles em que ocorreu viagem no período de referência da pesquisa. Por sua vez, nas viagens, a participação de meios de transporte não coletivos, como carro particular e de empresa, caiu de 57,5%, em 2020, para 51,1%, em 2023. Em contrapartida, a proporção do uso de veículos coletivos, como ônibus, aumentou. Já o local de hospedagem mais escolhido, representando 41,8% do total de viagens, foi a casa de algum parente ou amigo do viajante. Na maioria das viagens nacionais (82,5%), a mesma região foi origem e destino, com destaque para os viajantes que partiram e tiveram como destino o Sudeste (38,0%). Os viajantes que partiram do Nordeste tiveram o menor gasto médio (R$ 1.170) com as viagens. No entanto, quando o destino era algum estado dessa região, foram registrados os maiores gastos médios (R$ 2.321). Ficou claro que o brasileiro está viajando dentro da sua própria região ou num raio dentro de 500 de sua residência.
INTERIOR DO ESTADO
Outros lugares não melhoram mesmo justamente porque os principais empecilhos são os governos municiais que criam dificuldades para vender facilidades. Exemplo disso é tentar sobreviver do turismo em Lages, a Princesa da Serra, na espetacular Serra Catarinense. Muitos acham que Lages tem muito a crescer no Turismo, mas acho importante alertar e divulgar que Lages é o pior município de SC para empreender no turismo. Enquanto os prefeitos e seus secretários lutam para trazer investidores, dentro da própria prefeitura existe uma gigantesca “máfia fiscal” que não tem o mínimo interesse em deixar o empresário em paz. As fiscalizações são intensivas, ostensivas e punitivas, não havendo o mínimo bom senso em orientar o empreendedor. Mais parece uma briga de corda, e é claro, quem sempre perde é o empresário que, desestimulado, fecha suas portas e deixa de investir na cidade. Em tempos de campanha eleitoral, muitas promessas se fazem, e, sem dúvida, os candidatos têm a melhor das boas intenções, principalmente no turismo, querendo retomar algum ponto daquela que já foi a Capital Nacional do Turismo Rural, mas eles não sabem que o mal está dentro do poder público, o poder paralelo, dos intocáveis fiscais. A máfia da fiscalização é tão absurda que o próprio produtor rural que exerce o turismo rural no município de Lages/SC, não pode servir ovos, leite e derivados, sem contar com carnes de cordeiro nem galinhas caipira de sua produção própria, para seus hóspedes.
TURISMO RURAL
Me lembro que em Lages, além da Pousada Rural do Sesc, existiam inúmeras pousadas rurais familiares, maneira que os fazendeiros encontraram para sobreviver, isto é, abrindo suas porteiras para o turista, que a princípio só passava o dia e com o tempo a fazenda se tornou pousada. Visitei todas e me hospedei em todas. Hoje, até onde eu sei existe a Fazenda do Barreiro em Urupema, que é um primor, a Fazenda Pedras Brancas e o Boqueirão Hotel Fazenda e Resort de Campo, ícone nacional do turismo rural. Tais empreendimentos são as meninas dos olhos da Serra Catarinense, mas sofrem absurdamente com uma concorrência desleal promovida pela fiscalização abusiva e gananciosa do poder público municipal. É preciso que a Secretaria de turismo Estadual e o próprio Governo do Estado, além do Ministério Público e Receita Estadual olhem com mais carinho e rigor a forma abusiva que o turismo municipal vem sendo tratado a fim que não se mate, de uma vez por todas, a nossa galinha dos ovos caipiras que encantam não só os catarinenses, mas os brasileiros que vem de longe para curtir a nossa gastronomia, o nosso pinhão e o nosso frio.
TURISMO EM URUBICI
Não é à toa que o turismo rural cresce a olhos vistos em Urubici, a menos de 100km antes de Lages. Hoje, por força do turismo, do apoio municipal, o empresário investe de todas as formas. E não tão somente os empresários locais, mas cariocas, gaúchos e inclusive estrangeiros. A cidade teve um salto quântico ultrapassando mais de 600 pousadas em menos de dois anos. A cidade viu surgir bares, restaurantes, opções turísticas, diversões para todas as idades. Até um jardim secreto francês, o Ville de France, um pedaço da França em plena Serra Catarinense. Já está em construção um mega resort. Isso é ganhar com o turismo tenho o empresário como sócio e investidor na cidade e não um potencial pagador de impostos abusivos. Sem dúvidas, com a palavra do Governo do Estado, que interfira e mude a forma abusiva de como o fisco municipal atua junto a quem investe ou pretenda investir no turismo lageano.
ECOTURISMO / TURISMO RURAL
Cabe ressaltar que, enquanto Lages/SC, esfola o empresário do turismo, durante o Inspira Ecoturismo, que aconteceu em Bonito/MS, destacou-se a importância da colaboração entre os órgãos públicos, prefeituras, fundação e o Sebrae na promoção do turismo sustentável e ecológico em Mato Grosso do Sul. De fato essa parceria não apenas fortalece o setor de turismo do estado, mas também representa um modelo de sucesso na integração entre órgãos públicos e iniciativas privadas. A parceria e colaboração de todos é crucial para o desenvolvimento do turismo no estado. Deve ser um casamento de muito sucesso que consequentemente tem mostrado resultados positivos em diversos eventos e iniciativas. A parceria público privada tem sido visível em eventos nacionais e internacionais. Vale lembrar que o Mato Grosso do Sul já é considerado o melhor destino de turismo de natureza no país. Ser uma referência em conteúdo e turismo responsável é um passo significativo. Esses eventos reforçam a imagem de um estado que está trabalhando para que se torne um exemplo nacional em turismo sustentável. As ações que estão implementando visam preparar o território para um futuro mais sustentável. Com uma agenda repleta de eventos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, o Mato Grosso do Sul está se preparando para se manter na vanguarda do turismo ecológico e sustentável, fortalecendo ainda mais seu papel como um destino de excelência no cenário global.
TURISMO DOMÉSTICO
Falando nisso, dos 21,1 milhões de viagens em 2023, cerca de 97%, ou 20,4 milhões delas, tiveram destino nacional. Por sua vez, houve 641 mil viagens para fora do país, um aumento de cerca de 132% em relação a 2020, quando foram registradas 276 mil viagens. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada hoje (13) pelo IBGE. No território nacional, na maioria das viagens (82,5%), o viajante teve a mesma região como origem e destino. Em 38,0% das vezes, o viajante partiu e teve como destino o Sudeste. Essa região, que é a mais populosa do país, foi a origem de 45,9% do total das viagens, seguida pelo Nordeste (22,0%) e pelo Sul (17,1%). A mesma sequência se manteve em relação ao destino da viagem: Sudeste (43,4%), Nordeste (25,3%) e Sul (17,4%). O Sudeste também foi destaque em relação ao total de gastos em viagens. Dos R$ 20 bilhões gastos em viagens com pernoite no país, o maior volume (R$ 8,0 bilhões) veio dos viajantes que tiveram essa região como destino. Por outro lado, o maior valor médio de gastos por viagem com pernoite foi registrado pelos que viajaram para o Nordeste (R$ 2.321), mas os viajantes que partiram de algum estado nordestino tiveram o menor gasto (R$ 1.170). Todas as unidades da federação do Nordeste apresentaram valores muito baixos de gasto médio das viagens com pernoite quando elas são originadas na própria região. Mas quando as viagens têm como destino o Nordeste, ela apresenta, em média, os maiores valores, com destaque para Alagoas, onde o gasto médio de viagens foi de R$ 3.704, afirma a pesquisa.
6º FÓRUM NACIONAL DA HOTELARIA
O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil realizou nesta última segunda-feira (16), na capital paulista, o VI Fórum Nacional da Hotelaria. Sob o tema A Era da Experiência, o evento apresentou ao longo do dia uma programação diversificada de conteúdos e experiências que jogou luz sobre os desafios, oportunidades e tendência da hotelaria. 2024 está fundamentando a recuperação do mercado hoteleiro. Sem dúvidas a hotelaria deve continuar nessa pegada neste segundo semestre. A recuperação ainda é lenta, mas continua a jornada de subida, como mostrou esta edição do Fórum Nacional da Hotelaria. Tem muita empreendimento hoteleiro/pousadas… que não se atualizam, não investem, acreditam que marketing é despesa e não investimento. Como isso, evidentemente, morrem na praia. Não foi à toa que o economista Mailson da Nóbrega compartilhou uma leitura em tom de alerta sobre as perspectivas da economia brasileira. Entre os desafios para o crescimento, o Mailson disse que o país se tornou uma economia de baixo crescimento. “Já estamos há tanto tempo nisso que a gente comemora quando o Brasil cresce 2%. O país precisa crescer muito mais do que isso. Se o Brasil quer se tornar um país rico, precisa crescer mais do que os países ricos”.
REFORMA TRIBUTÁRIA
Já em sua palestra sobre Reforma Tributária, Felipe Tavares, economista-chefe da CNC (Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo) seguiu a mesma leitura de Mailson e constatou que o cenário brasileiro levanta pontos que preocupam, como é o caso do equilíbrio na arrecadação dos municípios. Isso sem contar a fiscalização desleal, digamos de passagem, a exemplo do que acontece em Lages/SC, berço do turismo rural. O especialista afirmou que a simplificação dos impostos pela Reforma Tributária foi o grande ganho do mercado hoteleiro. “Conseguimos a simplicidade, mas não conseguimos a redução dos impostos. Ao tributar mais, podemos perder o aquecimento do setor e tornar o mercado hoteleiro exposto à concorrência internacional”. Por sua vez o sócio-diretor da HotelInvest, Cristiano Vasques, projeta que, entre 2024 e 2028, o país contará com 4 a 5 mil quartos por ano. Hoje o Brasil tem 500 mil quartos qualificados. Apesar de considerar o crescimento pequeno, 1%, Vasques observou que o horizonte é favorável para pensar em novos projetos de hotéis, principalmente os que conciliam imobiliária com residencial. “Se a economia ajudar, os próximos anos serão de recuperação”, encorajou o especialista.
RENOVAÇÃO HOTELEIRA
As renovações do mercado inspiraram o painel Eliminando Práticas Ultrapassadas e Abraçando uma Nova Era de Geração de Receita. Sob a mediação de Paulo Salvador, a conversa reuniu Beto Sobrinho, especialista em Relacionamento e Experiência com o cliente; e Marcos Gay, fundador da B2B.reservas. Salvador ressaltou que a hotelaria investe muito pouco em tecnologia em comparação com outros setores. Enquanto o mercado financeiro investe 8% sua receita, o hoteleiro investe apenas 2,3%. Beto lembrou que hoje, um hotel investe por ano apenas 0,8% do orçamento em tecnologia. “Está na hora de mudar. O principal é a mudança de mindset. Temos que entender que a tecnologia está vindo para agregar, que tem investimento de tempo, custo, pessoas… temos que nos preocupar com a opinião do hóspede na internet, que pode ser ótima ou catastrófica”, disse Beto. Para Marcos não faz mais sentido na hotelaria fazer check-in e check-out de forma manual. “Leva muito tempo. Temos que olhar três coisas hoje: pessoas, processos e tecnologia. Não adianta a gente automatizar um processo ruim. E isso acontece bastante. Também não adianta mais a hotelaria dar um preço fixo para uma hospedagem corporativa. Holofote na precificação. O modelo atual não vai trazer resultados diferentes”.
O TURISMO DE LUXO
O empresário Guilherme Paulus, uma das personalidades mais influentes do setor de turismo no Brasil, dará um upgrade na Expo Abav 2024, com sua a palestra “Roteiros Exclusivos e Turismo de Luxo”, no próximo dia 26 de setembro, às 17h00. Paulus compartilhará sua visão e experiência sobre as tendências e oportunidades neste segmento em ascensão. Recentemente, Guilherme Paulus lançou uma campanha destinada a promover as serras Gaúcha e Catarinense, destacando programas e experiências de luxo na região. A iniciativa visa valorizar o potencial turístico dessas áreas, oferecendo aos visitantes roteiros exclusivos que combinam sofisticação, cultura e belezas naturais. Fundador da CVC Viagens, Paulus atualmente preside a GJP Participações e é membro do Conselho Nacional do Turismo, órgão ligado ao Ministério do Turismo. À frente do Castelo Saint Andrews, o único hotel Relais & Châteaux de montanha do Brasil localizado em Gramado, Rio Grande do Sul, ele tem se destacado por elevar os padrões de hospitalidade e serviços de alto luxo no país. A palestra é direcionada a profissionais do setor, investidores e entusiastas do turismo que buscam compreender as nuances do mercado de luxo e explorar novas oportunidades de negócios. Paulus é reconhecido pelo trade de turismo nacional e internacional por sua contribuição significativa ao turismo brasileiro. Além de fundar a CVC Viagens, a maior operadora de turismo da América Latina, e ter sido controlador da Webjet Linhas Aéreas, ele lidera a GJP Participações. Sua atuação no Conselho Nacional do Turismo reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inovador do setor no país.
TURISMO NO RIO GRANDE DO SUL
Acontece nesta quarta-feira, 18, o lançamento da Campanha Nacional de Turismo do Rio Grande do Sul, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre. Essa iniciativa tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, destacando as belezas naturais, culturais e gastronômicas que tornam o Rio Grande do Sul único. A campanha visa atrair turistas de todas as regiões do País, fortalecendo o turismo como uma importante vertente econômica para o Estado. Para isso, ações de marketing e comunicação serão implementadas, com peças publicitárias em mídias nacionais e em locais estratégicos, como aeroportos, para garantir que o Rio Grande do Sul esteja no radar dos viajantes brasileiros. Sem dúvidas, o Rio Grande do Sul tem muito a oferecer, desde paisagens deslumbrantes até uma cultura rica e uma gastronomia única. Com esta campanha, querem atrair mais visitantes para que descubram tudo o que o Estado tem de melhor. O turismo é um dos pilares da economia gaúcha, responsável por cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Em 2022, o setor impactou diretamente áreas como hotelaria, gastronomia e comércio, impulsionando o desenvolvimento de diversas regiões turísticas.
Em 2023, foram abertas 17,3 mil novas empresas relacionadas à atividade turística no RS, evidenciando o seu papel crucial na geração de empregos e na movimentação da economia. Além do impacto econômico, o turismo também promove a valorização cultural e preservação ambiental. Ao fomentar o desenvolvimento sustentável, incentivamos práticas que preservam as suas paisagens naturais e o patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que impulsionam o crescimento econômico das comunidades locais. Cabe ressaltar o retorno das atividades no Aeroporto Internacional Salgado Filho, principal porta de entrada para os turistas, em outubro, como um marco importante para a retomada do setor, que acontecerá no próximo dia 21 de outubro.
MÚSICA CLÁSSICA EM FLORIPA
A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca e solos dos violinistas Iva Giracca, Débora Remor, Talita Limas e Elias Zanom, apresentará nesta sexta-feira (20), às 20h, no interior da Catedral Metropolitana de Florianópolis, um concerto de música clássica com obras dos compositores do período barroco, Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach, e do período clássico, Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto é gratuito e, como em edições anteriores, deve lotar a Catedral. Por isso, sugere-se ao público que chegue cedo para garantir bom lugar. O programa, formado por obras compostas entre 250 a 300 anos atrás, traz a leveza e criatividade da música descritiva de Vivaldi, nos concertos Primavera e Inverno da obra “As Quatro Estações”, a complexidade do contraponto de Bach no seu concerto para 2 violinos e orquestra, até a música para as festas das noites dos palácios austríacos de Mozart. A apresentação, produzida por Maria Elita Pereira e sua equipe, conta com o patrocínio do Fort Atacadista e Tirol, via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) – Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina.
ABAV/PR & SEBRAE
O Workshop Turbine Agência sobre Gestão Financeira aconteceu ontem, terça-feira, 17 de setembro, na sede do SEBRAE-PR em Curitiba. Esta ação foi mais uma realização entre a ABAV-PR e o SEBRAE-PR, salientando a gestão financeira como um elemento essencial para o sucesso e a rentabilidade das agências de viagens. O tema, de grande importância para o setor de turismo, trouxe objetos práticos e conhecimentos para aprimorar a administração financeira no contexto das empresas do mercado do trade turístico. De fato a estratégia financeira é o ponto de partida para os próximos passos de uma agência, operadora e consolidadora do setor do turismo. É onde se divide os lucros e as perdas geradas em receita. Dessa forma, o financeiro de uma empresa torna-se um assunto cada vez mais necessário para todos os segmentos profissionais, inclusive as agências de viagens, que vivenciam a rotina de estar 24 horas por dia à disposição de tarifas subindo e descendo o tempo todo em suas dinâmicas de cotação de preços. Além disso, o workshop de Gestão financeira ajuda a equilibrar a saúde financeira ao compartilharem juntos as “dores” financeiras, percebendo que não é apenas sorte e sim técnica, e que isso pode mudar com olhar estratégico e assertivo. A série de workshops da Turbine Agência começou em maio, e o impacto foi tão positivo que planejou-se mais capacitações até o final do ano. Os encontros são mensais e gratuitos, oferecendo uma excelente oportunidade para agentes de viagens que desejam aumentar suas vendas e desenvolver estratégias eficazes. O Turbine Agência é uma iniciativa da ABAV-PR em parceria com o SEBRAE-PR, exclusiva para agentes de viagens.
PASSEIO CICLÍSTICO EM ITAIPU
Mais de 300 ciclistas participaram, no último sábado (14), do Passeio Ciclístico da Itaipu no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (PR), mesmo com as condições climáticas desfavoráveis do início da manhã. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar trilhas exclusivas e inéditas em meio a muito barro, mas contando com total segurança e apoio da equipe da Binacional. O evento, além de comemorar as quatro décadas da criação dos refúgios, também se propõe a oferecer aos ciclistas a chance de conhecer um importante espaço de conservação da Mata Atlântica. Apesar do clima chuvoso no início da manhã, os mais de 300 inscritos compareceram ao evento que oferecia escolha para itinerários de 10 km ou 25 km. A equipe da Itaipu garantiu toda a segurança necessária aos participantes, com sinalização das trilhas, ambulâncias, pontos de hidratação e carros de apoio. De fato é evidente, pois estamos vivendo um contexto sério de redução das florestas, essenciais para a vida na Terra. Abrir este espaço permite que as pessoas vejam o trabalho de conservação realizado pela Itaipu ao longo de 40 anos, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental. Para nós ciclistas, não tem tempo ruim, barro, chuva, buracos, fazem parte da nossa alegria, isso eu garanto. O próximo passeio ciclístico está programado para outubro, no Refúgio Biológico Maracaju, em Guaíra (PR).
MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU
A tradicional Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, marcada para o dia 22 de setembro, domingo, contará com a linha de chegada no Parque Nacional do Iguaçu. O trajeto da prova tem pontos estratégicos na cidade de Foz do Iguaçu, com início na Itaipu Binacional e encerramento no Parque Nacional do Iguaçu. Por conta dessa operação especial, o parque terá alteração no horário de visitação, exclusivamente neste dia 22 de setembro, abrindo para visitação das 11h às 16h. Para atender as pessoas que desejem acompanhar a chegada dos atletas, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá das 5h às 5h50 para o primeiro grupo (11,5km) e das 7h às 8h para o segundo grupo (42km), oferecendo estacionamento, bilheteria e transporte. Todos os acompanhantes precisarão comprar bilhetes para entrar no parque. O acesso dos corredores inscritos na prova será garantido apenas se estiverem com o número de atleta de peito. A venda dos bilhetes para acompanhar a chegada dos corredores nas Cataratas do Iguaçu ocorrerá exclusivamente de forma presencial, entre 5h e 7h50 do dia 22 de setembro, domingo, no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Após esse período, os serviços de bilheteira e transporte só voltarão a funcionar a partir das 11 horas, para o atendimento aos turistas. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente AQUI, com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas. Para mais informações sobre a corrida CLIQUE AQUI.
1º FÓRUM DE CAMPISMO
Vem aí o I Fórum de Campismo e Caravanismo do Mercosul, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro de 2024, durante a 8ª EXPOMOTORHOME em Pinhais, Paraná. Este é o momento de você, profissional ou entusiasta, contribuir com seu conhecimento e experiência em temas como campismo, caravanismo, hospitalidade e turismo ao ar livre. Submeta seu trabalho e ajude a moldar o futuro deste setor em crescimento! O Fórum será uma oportunidade única de compartilhar e absorver conhecimentos em um ambiente colaborativo e inspirador. Submissão de trabalhos até: 11 de outubro de 2024; Divulgação dos trabalhos aprovados: 31 de outubro de 2024. Se você tem um artigo, resumo expandido ou uma apresentação multimídia pronta para compartilhar, não perca tempo! Inscreva-se e apresente sua pesquisa ou projeto. Participe deste movimento que une ciência, inovação e estilo de vida! Acesse aqui para mais informações e para submeter seu trabalho.
DIA DO HOTELEIRO
As comemorações ao Dia do Hoteleiro são um dos eventos mais esperados pela hotelaria catarinense. O encontro já faz parte do calendário de comemorações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, e a cada ano, é prestigiado por um número cada vez maior de empresários do setor. Neste ano, o evento acontece nas dependências do IL Campanario Villaggio Resort, localizado em Jurerê Internacional/SC, no dia 05 de novembro e conta em sua programação, com a tradicional reunião de Assembleia Geral do Conselho Deliberativo na parte da tarde, seguida de palestra, momento para networking, encerrando com o jantar. Na oportunidade também será lançada a 7ª edição da Revista ABIH-SC e o lançamento da 36ª edição do Encatho & Exprotel. Ao todo são esperados cerca de 150 gerentes, administradores e proprietários de hotéis de Santa Catarina, além de autoridades, imprensa e fornecedores da indústria hoteleira. Empresas que tenham interesse em estreitar relacionamento com atuais clientes, ampliar o contato da marca com empresários do setor e fazer novos contatos terá mais uma grande oportunidade. Para obter mais detalhes das cotas e formas de patrocinar, realizar ações de merchandising ou palestrar no evento podem ser obtidas através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659, pois o número de cotas é limitado. Se você é hoteleiro e quer mais informações do evento faça contato através do e-mail abih@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7711.
BELLA DA SEMANA – VANESSA VAILATTI
A loira vem aí exalando ousadia neste quarto ensaio para a maior revista masculina do Brasil. Prepare o coração para fortes emoções! Vanessa Vailatti pelada nunca é demais! A nossa musa absoluta poderia estrelar ao menos um ensaio anual aqui no Bella da Semana. Ostentando um shape absurdamente perfeito, a loira retorna apresentando a sua melhor versão: “Desta vez, em 2024 foi especial e ainda mais excitante já que hoje, apesar de ainda ficar nervosa, a minha intimidade comigo mesma e com as câmeras só melhoraram com os anos”. Confessou a modelo. Atenção: a primeira do ensaio inédito com Vanessa Vailatti nua já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!