MAIS TARIFAS – MALAS DE MÃO
Talvez você se lembre da época em que o custo de viajar se limitava ao preço da passagem. O restante — bagagens despachadas, escolha de assentos e até lanchinhos — já vinha incluso. “Bons tempos que não voltam mais”. Uma polêmica está gerando debate, depois que as principais companhias brasileiras anunciaram uma nova modalidade de tarifa “básica”, que não inclui a mala de mão de 10 kg. Nessa categoria, o passageiro só pode levar um item pessoal, como mochila ou bolsa. Se quiser levar mais bagagem, vai precisar pagar. Segundo as empresas, o objetivo é padronizar o embarque e reduzir atrasos causados pelo excesso de bagagens na cabine — aquele tumulto antes do voo de todos tentando achar um espaço para a mala. Na prática, é como se as companhias estivessem adotando a opção de modo low cost, em que tarifas mais baratas incluem menos benefícios, e em que cada serviço extra é cobrado à parte.

Só que o novo modelo não está agradando, evidentemente. Já pagamos caro demais nos bilhetes aéreos. O presidente da Câmara, Hugo Motta, que não tem serventia alguma e que não paga bem bilhete aéreo, classificou a medida como “abuso” e prometeu votar com urgência um projeto de lei que proíbe cobranças adicionais pela bagagem de mão. Logicamente que as falas e promessas dele não tem valor algum, muito pelo contrária, é certeza que teremos que pagar por mais esse abuso. O texto propõe que os passageiros possam levar gratuitamente uma mala de até 10 kg e um item pessoal, tanto em voos domésticos quanto internacionais. Somente no 1° semestre deste ano, quase 62M de passageiros passaram pelos aeroportos do país — alta de 10% em relação a 2024. Estima-se que as cobranças extras de bagagens a assentos, Wi-Fi, upgrades e até comida a bordo, movimentem US$ 145 bi no mundo todo em 2025, o equivalente a 14% de toda a receita do setor aéreo.

PROJETO DE LEI

Por conta desses desmandos das companhias aéreas, foi apresentado um projeto de lei que proíbe a cobrança por bagagem de mão em voos comerciais no Brasil. A proposta determina que o transporte de uma mala de bordo deve estar incluído no valor da passagem aérea. O texto foi protocolado após a Gol anunciar uma nova tarifa, chamada Basic, que não inclui o transporte gratuito de mala de cabine. A modalidade permite apenas um item pessoal de até 10 quilos, desde que caiba sob o assento do passageiro. As novas regras passaram a valer desde o último dia 14. De acordo com o projeto, as companhias aéreas ficam impedidas de cobrar qualquer valor adicional por bagagens dentro dos limites de peso e dimensões fixados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Também é vedada a redução injustificada desses limites como forma de contornar a proibição. O texto prevê punições em caso de descumprimento, incluindo restituição em dobro ao passageiro do valor cobrado indevidamente e multa equivalente a 200 vezes o montante da taxa, a ser paga à Anac. A fiscalização caberá à agência e aos órgãos de defesa do consumidor. Sem dúvidas, a cobrança adotada pelas empresas, sob o argumento de reduzir custos e estimular a concorrência, não trouxe redução efetiva nas tarifas aéreas, muito pelo contrário. A prática desonesta tem onerado o consumidor e restringido o acesso ao transporte aéreo, considerado essencial em um país de dimensões continentais. Na real, o direito de transportar consigo uma bagagem de mão, contendo objetos pessoais e itens indispensáveis, é inerente à própria natureza do deslocamento e não deve ser tratado como serviço adicional.

NA CORDA BAMBA

Na Azul nós já sabemos que as coisas estão pretas. Já a GOL, após o fim das negociações de fusão com a Azul, planeja uma reorganização societária que pode incluir o fechamento de capital no Brasil. O movimento marca uma nova fase para a companhia, que busca reestruturar sua governança e reduzir custos em meio ao processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. O equilíbrio entre controladores e acionistas minoritários exige que a Gol adote mecanismos de proteção, previstos na legislação societária e regulatória. Nesse contexto, a companhia deverá realizar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para a saída do mercado, garantindo que os minoritários possam vender suas ações por um preço justo, determinado por laudo de avaliação independente. Além disso, a empresa deve assegurar ampla transparência, divulgando os termos da operação em fatos relevantes e relatórios acessíveis. Os impactos de uma reorganização societária desse porte são amplos. Para os credores, a mudança pode afetar diretamente a forma de pagamento das dívidas em curso, especialmente porque a Gol está em recuperação judicial nos Estados Unidos e qualquer alteração societária precisará se alinhar ao plano aprovado. Para os investidores, o fechamento de capital pode trazer ganhos ou perdas dependendo do valor atribuído às ações na OPA, mas é essencial que o processo seja transparente e garanta o tratamento justo. Já para a concessionária de aeroportos, fornecedores e funcionários, a reorganização pode representar ajustes nos contratos, revisão de condições operacionais e até mudanças na governança trabalhista. Do ponto de vista do mercado, a operação pode influenciar a confiança dos investidores no setor aéreo.

Clique no baner e confira!
RECLINAR ASSENTO DE BORDO IRÁ CUSTAR MAIS CARO

Prece mentira mais é a mais pura verdade. As empresas aéreas, na realidade, com tantas cobranças, estão suicidando-se. Em breve, você poderá ser cobrado por reclinar seu assento em um voo com a WestJet. A companhia aérea canadense anunciou que passará por uma grande reforma na cabine de sua frota, que antes era somente econômica, promovendo mudanças que incluem assentos Premium e a renúncia a assentos reclináveis para passageiros da classe econômica nos aviões Boeing 737-8 MAX e 737-800. As reformas incluirão 43 aeronaves com novos designs de cabine. A primeira aeronave reconfigurada deve entrar em serviço neste mês, enquanto as demais serão concluídas no início do ano que vem. A WestJet, a segunda maior companhia aérea do Canadá, afirma que o “design de reclinação fixa” ajuda a “preservar o espaço pessoal” dos passageiros da classe econômica. Melhorias também serão feitas nos encostos de cabeça, na almofada e no apoio das costas do assento, informou a companhia aérea em um comunicado à imprensa. Todavia, os assentos reclináveis ainda serão oferecidos aos passageiros da nova cabine premium e assentos de conforto estendido, que têm um preço muito mais alto. Lavatórios e cozinhas também serão modernizados. Toda a frota da WestJet também receberá Wi-Fi de alta velocidade aprimorado, gratuito para membros do WestJet Rewards. As melhorias no Wi-Fi são esperadas até o final de 2025. Tudo isso por apenas uma fileira de assentos em comparação ao layout anterior da companhia aérea. A ganância para as companhias aéreas não tem limites.

INDÚSTRIA DO TURISMO

Sem dúvidas, a indústria do turismo só não cresce mais por contas das companhias aéreas que exploram o turista e não o turismo. Todavia, graças aos esforços do setor privado, uma vez que também, o desgoverno cria mais dificuldades para vender facilidades, o turismo brasileiro segue em trajetória de expansão e registrou crescimento de 6% no acumulado de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente em agosto, o índice de atividades turísticas avançou 4,6% sobre igual mês de 2024, marcando o 15º resultado positivo consecutivo. O desempenho foi impulsionado principalmente pelos setores de hospedagem, serviços de reservas, bufês e restaurantes. Entre os 17 estados analisados, 14 apresentaram alta, com destaque para Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, São Paulo e Paraná. De fato, graças ao setor privado, os números reforçam a força do setor na geração de emprego e renda. É um crescimento expressivo, que movimenta a economia e cria oportunidades. A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE oferece um panorama detalhado do desempenho do turismo.

TEMPORADA DE VERÃO EM FLORIPA

A Prefeitura de Florianópolis divulgou na última quarta-feira, 15 de outubro, durante o lançamento da Operação Verão, no Floripa Airport, os serviços, atrações e calendário de eventos preparados para a temporada de 2025/2026 na Capital. Com duração oficial entre 15 de novembro e 15 de maio, o período tem importância consolidada para a economia do município e a expectativa é de superar os resultados do último ano. “Trabalhamos com uma projeção de cerca de 3 milhões de turistas procurando Florianópolis neste verão. A cidade está cada vez mais atrativa, preparada, pronta para oferecer serviços de qualidade em todas as frentes. Nosso trabalho, em parceria com as demais instituições, é manter o patamar lá em cima. Segurança, bom atendimento aos visitantes, atenção à mobilidade e infraestrutura, zelo pelo meio ambiente e uma cidade viva, com os espaços públicos cuidados pelas nossas equipes, estão entre as prioridades. Um esforço para que todos se sintam em casa e possam explorar o que Florianópolis tem de melhor, aos diferentes perfis de público”, explica o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.

Destino procurado o ano todo, Florianópolis vê sua população mais do que dobrar na temporada. Entre aqueles que escolhem viajar de avião, o grande destaque é o mercado internacional, que deve representar 38% do total de passageiros do modal entre dezembro de 2025 e março de 2026 no Floripa Airport, com expectativa de 819 mil viajantes estrangeiros. Com 12 rotas internacionais, 68 voos diários conectam Florianópolis a países da América do Sul, Caribe e Europa. São novidades as conexões com as cidades de Salta e Tucumán, na Argentina, além de Lima, capital do Peru, que passa a ter conexão direta fixa. No cenário nacional estarão em operação outras nove rotas, conectando capitais e cidades polos como Chapecó e Campinas.

AÇÕES SOCIAIS NO DIA DO HOTELEIRO

O Dia do Hoteleiro já faz parte do calendário de comemorações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC. Os empresários associados à entidade sempre realizaram ações sociais com crianças de sua comunidade, visando apresentar o empreendimento e a rotina das pessoas que nele trabalham. Para continuar sua tradição de estar sempre próximo à comunidade, neste ano, a ação social será focada na arrecadação de alimentos. A ação de aproximação com a comunidade surgiu em 2002, na gestão de Edson Ziolkowski então presidente da ABIH-SC. Até então, o evento que tinha apenas um foco mais comemorativo, incluiu uma proposta social envolvendo a comunidade local. O projeto teve tanto sucesso que foi destaque nacional, seguindo até hoje como um dos pontos marcantes desta data na hotelaria catarinense.

Assim como vem acontecendo nestes quase 20 anos, a ABIH-SC realiza, no Dia do Hoteleiro, como ação social, a arrecadação de alimentos para distribuir a entidades definidas em reunião de diretoria. No evento, os participantes devem levar 1kg de alimento não perecível ou optar por realizar o pagamento de R$20,00 em pix. Para a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, “Essa é uma forma da hotelaria continuar contribuindo e ajudando sua comunidade. É um gesto simples, mas que fará toda diferença no presente o no futuro de muita gente”, afirma. Neste ano, o evento acontece no dia 13 de novembro, no Majestic Palace Hotel, localizado em Florianópolis/SC. O evento tem acesso gratuito para os associados. Para os demais profissionais e empresários, o valor é de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais) e podem ser adquiridos AQUI. Lembrando que as as vagas são limitadas e a inscrição deverá obrigatoriamente ser feita de forma antecipada.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Falando nisso, no dia 27 de outubro, às 16h30, a ABIH-SC realiza um webinar especial sobre um dos temas mais debatidos do momento: a Reforma Tributária e seus impactos reais para a hotelaria. O encontro acontece de forma on-line, via plataforma Zoom, e contará com a participação de dois especialistas reconhecidos nas áreas jurídica e contábil, que trarão uma visão prática e estratégica sobre as mudanças previstas e seus efeitos diretos no setor. O evento contará com a presença do advogado Gustavo Amorim, especialista em Direito Tributário pela UFSC/BOITEUX, com extensão em Planejamento Tributário pelo IBET. Gustavo é membro, presidente e vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/SC, ex-membro da Comissão Especial de Direito Tributário do CFOAB, além de membro fundador e ex-presidente da ASSET/SC. Com ampla experiência no campo tributário, ele apresentará uma análise clara sobre como as novas regras podem impactar a carga fiscal, a gestão financeira e a competitividade das empresas hoteleiras.

O debate também contará com Éwerson Luis Wiethorn, graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Empresarial. Contador e sócio-proprietário da Duatto Gestão e Contabilidade, Éwerson também é consultor empresarial em finanças e sócio-proprietário da ELO Consultoria. Ao longo de sua trajetória, atuou como professor de contabilidade na UFSC e gerente da Caixa Econômica Federal, além de ministrar palestras para instituições como AEMFLO, ACIF e SENAI. É membro ativo do Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE/ACIF) e do Núcleo de Contadores da ACIF, além de exercer funções voluntárias em organizações sociais e clubes de serviço. O webinar tem como objetivo esclarecer as principais mudanças trazidas pela Reforma Tributária e discutir como o setor hoteleiro pode se adaptar a esse novo cenário, identificando riscos, oportunidades e estratégias para uma gestão mais eficiente.

VOCÊ CONHECE O VALE TANCON?
Se você não conhece então eu sugiro que você faça sua reserva! Trata-se de um refúgio onde a natureza e o luxo se encontram. No Vale Tancon Eco Village, localizado em Urubici, na fantástica Serra Catarinanse, distante apenas 150km de Florianópolis, cada detalhe foi cuidadosamente pensado para nos proporcionar uma experiência única e inesquecível. Com chalés charmosos, vistas deslumbrantes e um atendimento acolhedor, nos convidam a se desconectar do mundo e viver momentos de pura tranquilidade. Seja para uma escapada romântica, um casamento de conto de fadas ou um evento especial, o Vale Tancon é o cenário perfeito para eternizar memórias.

DESTINO IGUAZU

O recém-inaugurado Centro de Eventos e Convenções de Iryapú, localizado em Puerto Iguazú (AR), promete transformar o cenário econômico e turístico da cidade, ampliando a presença de visitantes nacionais e internacionais. Com dois módulos que comportam até 10 mil pessoas em eventos internos, o espaço é moderno, versátil e integrado à natureza, ideal para congressos, feiras, exposições e eventos corporativos de diferentes portes. O local também conta com uma ampla área externa, que permite diversas configurações para grandes encontros. O complexo se destaca como o segundo maior e um dos mais modernos do país e conta com vista privilegiada para a selva e para o Rio Iguaçu, além da Ponte da Fraternidade, que une o Brasil e a Argentina. O objetivo é posicionar Puerto Iguazú como um complemento natural a Foz do Iguaçu, ampliando a oferta de experiências para o visitante.

O gigantesco problema a ser superado é Aduana Argentina, que trava por horas a fio, o trânsito e o turista que quer entrar naquele país por Puerto Iguazu. Sem superar esse dilema, não há como movimentar diversos setores da economia local, especialmente gastronomia, hotelaria, transporte e serviços turísticos, além de gerar novos empregos diretos e indiretos. Sem dúvidas, localizada entre o Brasil e o Paraguai, separada pelos rios Iguaçu e Paraná, Puerto Iguazú é um dos destinos turísticos mais estratégicos da América do Sul. Com cerca de 40 atrativos, a cidade argentina encanta visitantes com suas paisagens, gastronomia e hospitalidade.

TROFEU INFINITO BROCKER TURISMO

A Brocker Turismo realiza o 18º Troféu Infinito, premiação para os maiores players de turismo de lazer e eventos que geram grandes negócios para o destino Serra Gaúcha. O evento ocorrerá no dia 07 de novembro de 2025, às 20h, no Centro de Eventos Ritta Höppner, com programação exclusiva para os top 10 do prêmio e muitas novidades nesta edição. A lista dos top 10, baseada nas vendas de 2024, já está definida e o anúncio dos vencedores será na cerimônia de premiação, paralela ao Festival de Turismo de Gramado. Também, o Troféu Infinito premiará empresas, entidades e profissionais nas categorias Eventos Corporativos e Viagens de Incentivo, Eventos Científicos – Congressos e Amigo Parceiro e Amigo Colaborador.

BELLA DA SEMANA – BUUNIEE

A verdadeira sedução não está só no que se vê, mas no que se ouve. Nos segredos que escapam, nas confissões que incendeiam a mente. E hoje, Buuniee vai te contar alguns deles. Para te preparar para o grand finale dessa quarta-feira, 22/10, fomos além das lentes. Entramos no universo íntimo dela com perguntas que você sempre quis fazer. As respostas? São um convite para o pecado. A verdadeira sedução não está só no que se vê, mas no que se ouve. Nos segredos que escapam, nas confissões que incendeiam a mente.

Leia ainda: Reduzir a criminalidade e a movimentação ilegal transfronteiriça com sistema eletrônico de entradas e saídas

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Sistema de passaporte eletrônico é implantado na União Europeia
Ricos e inteligentes estão trocando bolsas por passagens aéreas
Turismo ecológico enfatiza sustentabilidade e a conexão com a natureza
Rede hoteleira é estratégica e poderá representar economia de bilhões
Quando a ganancia explora o turismo, quem perde é o turista
Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo: Lazer, Conforto e Tradição no Coração do Campo
As nossas maiores heranças são a imortalidade e o tempo
EH Boutique Experience: Design, bem-estar e acolhimento no coração de El Calafate
Florianópolis é um dos destinos mais buscados por turistas latinos
Gelo y Aventura oferece experiências inesquecíveis na Patagônia
