Esquenta black Friday /cvc. Viagens até com 50% de desconto!Águas de Palmas Resort - Entre a natureza exuberante da mata atlântica e o mar. Um lugar fantástica na belíssima Para de Palmas na Costa Esmeralda de Governador Celso Ramos/SC. Clique no baner e confira.
Estava pensando em viajar? A hora é agora pois a CVC lançou na última segunda-feira (16) as promoções do“Esquenta CVC Friday”, com uma série de descontos para viagens nacionais e internacionais. A ação vai até 31 de outubro. As ofertas estão disponíveis nas mais de 1.000 lojas de todo o país e também agentes autorizados CVC. As condições de parcelamento estão estendidas em até 12x sem juros para produtos selecionados e a operadora também aceita pagamento em boleto e pix. Para pacotes pelo Brasil, a CVC oferece até 50% de desconto para o 2º passageiro. Essa condição é válida para embarques de novembro de 2023 a junho de 2024 e inclui os produtos exclusivos da operadora, como voos exclusivos e bloqueios aéreos, para os destinos mais procurados pelos clientes, como Porto Seguro e Maceió. Nessa promoção, pacote para Porto Seguro (BA), com aéreo, hospedagem, transfer e passeio, sai a partir de 12x R$ 336 + taxas para o primeiro passageiro.
Para resorts all inclusive, a CVC tem opções com até 30% de desconto no valor da diária. Nessa oferta, diárias no Sauípe Resorts saem a partir de R$ 574 por pessoa e ainda incluem cortesia para 2 crianças de até 11 anos no mesmo quarto dos responsáveis. Já no Nauticomar, em Porto Seguro (BA), as diárias por pessoa saem a partir de R$ 440 com gratuidade para duas crianças de até 12 anos. Até dia 20, a Costa Cruzeiros está com condição de 3º e 4º passageiros grátis em roteiros selecionados. Nessa campanha, roteiro de 7 noites no Costa Diadema, com saída do Rio de Janeiro em março de 2024 e passando por Santos, Salvador e Ilhéus, com pensão completa, sai a partir 12x R$ 261 para o 1º e o 2º passageiros e o 3º e 4º passageiros pagam somente as taxas. Já a MSC tem cruzeiros a partir de 12x de R$ 130 já com as taxas inclusas. É o caso do MSC Preziosa, com saída de Santos em novembro de 2023 e passando por Búzios, com pensão completa e duração de quatro noites.
VIAGENS INTERNACIONAIS
Descontos de até 20% nos pacotes internacionais, incluindo destinos como Santiago, Buenos Aires, Peru, Orlando, Paris e Punta Cana. Nessa promoção, pacote para Buenos Aires, com passagem aérea saindo de São Paulo, 4 dias de hospedagem com café da manhã no Believe Madero Hotel, sai a partir de 12x R$ 199 por pessoa, com referência de embarque em março de 2024. Complementando as condições especiais, também tem dólar reduzido para Miami, Orlando e todo o Caribe. Para fechar as opções em Orlando, a CVC também garante os melhores preços nos ingressos Disney e Universal, sendo que, no caso da Disney, na compra de 4 dias o cliente ganha 1 dia de parque no ingresso básico. Já para à Europa, condição especial de 20% de desconto para o 2º passageiro nos circuitos Europamundo. Essa condição é válida nas vendas até 22 de outubro, para embarque de outubro de 2023 a março de 2024. Nessa promoção, roteiro de 6 dias por Portugal, com hospedagem com café da manhã, transfer de ida e volta ao aeroporto e guia acompanhante, sai a partir de 12x R$ 299 para o 1º passageiro e a partir de 12x R$ 239 para o 2º passageiro. Não inclui passagem aérea.
VIAGENS CORPORATIVAS
Falando n isso, o setor de viagens corporativas registrou em agosto um faturamento de R$ 1,250 bilhão, um aumento de 21,7% em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia da Covid-19, quando alcançou R$ 1,027 bilhão. As viagens corporativas têm apresentado forte recuperação neste ano, com uma demanda crescente nos principais segmentos analisados pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que mensalmente verifica o desempenho de 11 áreas. Os destaques no mês passado foram locação de veículos, hotéis e serviços aéreos, com altas de 104%, 34% e 16,5%, respectivamente, sempre em relação a agosto de 2019. Se os dados forem comparados a agosto de 2022, a evolução é um pouco menor. O faturamento global em agosto de 2022 foi de R$ 1,156 bilhão, cerca de 8% abaixo ao deste ano. No ano passado, o setor já vinha em processo de retomada, após um período, em 2020 (principalmente) e 2021, de baixa nas viagens.
Mesmo com as passagens aéreas ainda elevadas, esses serviços atingiram um faturamento de quase R$ 805 milhões em agosto, um aumento de 16,5% em relação ao mesmo mês de 2019 e 3,4% comparado a agosto de 2022. Os serviços aéreos representam 64,3% do faturamento do setor. Já os hotéis faturaram R$ 334,4 milhões no mês passado, 34% acima agosto de 2019. A entidade destaca que o resultado até o momento mostra a plena recuperação do setor em 2023, a retomada forte das viagens corporativas e dos eventos corporativos, que estavam muitos represados, e uma tendência positiva para os últimos seis meses do ano.
TRANSPORTE AÉREO
O Conselho Internacional de Aeroportos tem a expectativa de recuperação do tráfego global de passageiros no início de 2024, atingindo 9,4 bilhões de passageiros, de acordo com dados do 14º Boletim Consultivo de ACI World sobre o impacto da Covid-19. Espera-se que o volume global de passageiros em 2023 atinja 8,6 bilhões de viajantes, o que representa 94,2% do nível de 2019. Espera-se também que o ano de 2024 seja um marco para a recuperação do tráfego global de passageiros, que deverá atingir 9,4 bilhões de passageiros, superando o ano de 2019, quando foram registrados 9,2 mil bilhões de passageiros (102,5% do nível de 2019). No caso da região da América Latina-Caribe deverá ser a primeira região a superar o nível de 2019. Em 2023, estima-se que a região atinja 707 milhões de passageiros, ou 102,9% do nível de 2019. “A ACI World projeta que as viagens aéreas globais quase retornarão aos níveis pré-pandêmicos até o final de 2023, com expectativa de que todas as regiões alcancem esse marco até 2024. Fatores positivos incluem a reabertura do mercado chinês e a demanda emergente nas viagens domésticas, a redução gradual das interrupções na cadeia de abastecimento e a desaceleração da inflação. Embora os riscos negativos permaneçam presentes, continuamos a testemunhar os esforços dedicados e o compromisso dos membros e parceiros aeroportuários de ACI, e estamos cheios de otimismo em relação ao futuro do setor”, disse o diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira.
BRASILEIROS EM CURAÇAO
O Escritório de Turismo de Curaçao (CTB) registrou um crescimento significativo nas chegadas de turistas em setembro de 2023. E pela primeira vez em um único mês, as chegadas de brasileiros ultrapassaram a marca de 3 mil pessoas. Exatos 3.079 visitantes brasileiros forma registrados em setembro, um crescimento de 200% em relação a setembro de 2022. O serviço direto semanal de Belo Horizonte e outras opções de conexão através da Copa Airlines (via Panamá), Avianca (via Bogotá) e American Airlines (Via Miami), em combinação com esforços contínuos de marketing no Brasil está dando seus frutos. Devido à grande demanda nas chegadas, a Azul anunciou o aumento da capacidade para duas vezes por semana, com voos extras em outubro e novembro e voos regulares em dezembro. A expectativa da CTB é que o mercado emissor feche o ano com números espetaculares de chegadas. No acumulado do ano, as chegadas fora do Brasil são de 17.477 desembarques, um crescimento recorde de 137% em relação ao mesmo período do ano passado. A informação recolhida do cartão da Imigração mostra que no total os visitantes passaram em média 8,3 noites no último mês. A média de pernoites dos holandeses foi de 11,7 noites, semelhante à de setembro de 2022. As noites médias dos americanos e brasileiros no período foram de 6,1 e 7 noites, respectivamente. 57% de todos os visitantes ficaram em hotéis e resorts. Muitos deles têm entre 25 e 44 anos (45%) e 45 e 64 anos (33%).
FESTURIS & EDUCAÇÃO
Um evento de negócios turísticos que incentiva o turismo e o conhecimento. Essa é a relação que existe entre o Festuris Gramado e a Escola Municipal Vicente Casagrande, do Bairro Altos da Viação Férrea, de Gramado, dentro do projeto Festuris Cuida. Neste ano, a escola será novamente contemplada com parte dos recursos oriundos do Transporte Solidário, nos dias 10 e 11 de novembro, com saídas de Porto Alegre e Caxias do Sul, em que os participantes pagam uma taxa pela viagem até o evento. A Escola Vicente Casagrande conta, atualmente, com 240 alunos. Os recursos oriundos do Festuris têm sido utilizados dentro de um projeto muito importante para a Escola, que tem como tema o Turismo e Sustentabilidade. Trata-se de um projeto que visa promover a observação de outras cidades com o intuito de traçar paralelos para uma análise dos efeitos do turismo na nossa região. Com esse mesmo projeto, conseguimos também um aporte financeiro através do Fundo Social do Sicredi. Com os recursos do Festuris e do Fundo Social conseguimos organizar duas saídas de campo importantes”, relata o Professor Chico. Uma das viagens foi a Porto Alegre, com 70 alunos do 6º ao 9º ano, em que visitaram o Museu da PUC-RS, Estádio Beira-Rio, Arena do Grêmio, Centro Histórico de Porto Alegre (Casa de Cultura Mário Quintana, Santander Cultural, Praça da Alfândega, Igreja Nossa Senhora das Dores, Usina do Gasômetro e Orla do Guaíba, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Mercado Público e Aeroporto). A outra visita foi na região da Serra Gaúcha (São Francisco de Paula, Canela e Gramado), com 160 alunos do 3º ao 9º ano. A Escola realiza a cotação de recursos para passeios dos alunos da pré-escola e séries iniciais.
NATAL LUZ
O 38º Natal Luz de Gramado na Serra Gaúcha inicia dia 26 de outubro e segue até 21 de janeiro de 2024. “Iniciar a programação de natal em outubro e só terminar na segunda quinzena de janeiro, só Gramado faz isso, podem ter certeza”, disse a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk. A programação do Natal Luz de Gramado oferece atrações diárias a todos que visitam a cidade, “as pessoas podem vir para cá em qualquer data a partir de 26 de outubro que irão encontrar sempre um espetáculo, ou uma atração gratuita, e uma cidade toda decorada”, comemora Rosa Helena. Segundo a presidente da Autarquia, “nosso objetivo sempre é fazer o melhor evento de Natal, e estamos trabalhando para isso, as pessoas irão se surpreender”. Sempre buscando resgatar a verdadeira magia do Natal, a programação do evento oferece também uma extensa lista de atrações gratuitas. Desta forma, independente de poder aquisitivo, todos os públicos podem celebrar e participar dos festejos.
Entre os espetáculos gratuitos, estão a Parada de Natal, Vila de Natal, Tannembaumfest, os shows da Rua Coberta e o tradicional Show de Acendimento, destaque da programação gratuita e que reúne milhares de pessoas diariamente a cada apresentação no centro de Gramado. Agora para aqueles que procuram assistir grandes espetáculos, o Natal Luz de Gramado oferece atrações dignas de grandes produções internacionais. Entre as grandes atrações está o Nativitaten, o show do lago, que acontece quartas e sábados no Lago do Serra Park, a Fantástica Fábrica de Natal que acontece terças e sextas no Expogramado, o Grande Desfile de Natal às quintas e domingos em área especialmente preparada no Expogramado, além do Light of Christmas, o concerto-show que é uma das novidades do 38º Natal Luz de Gramado. Importante lembrar que as atrações gratuitas e os grandes espetáculos acontecem até o dia 14 de janeiro, porém a cidade mágica toda decorada vai até o dia 21 de janeiro quando encerra a 38ª edição do evento.
CICLOTURISMO
Atenção gestores de Rotas de Cicloturismo: foi publicado o Edital de “Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo”, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), através da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, e que conta com apoio da Aliança Bike e da Rede Trilhas. A previsão inicial de investimento do Programa é de R$ 2 milhões. O repasse para cada proposta apresentada será de, no mínimo, R$ 200 mil. Segundo o Ministério, havendo disponibilidade de recursos, o orçamento do Programa poderá ser ampliado para atender um maior número de propostas enviadas. “Acreditamos que o cicloturismo é uma importante ferramenta para ampliar as infraestruturas verdes, aproximar a população dos corredores ecológicos e das áreas verdes, e assim, conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente e da prática de esportes ao ar livre”, afirma João Ramos, CEO da CicloVil Bike e fundador do Grupo Pedal Continente, que organiza os grandes pedais pela Grande Florianópolis e demais cidades do Estado de Santa Catarina. As propostas poderão ser apresentadas por municípios, pelo Distrito Federal, por Estados e Consórcios públicos intermunicipais com atuação em atividades de interesse ambiental ou na promoção do turismo. A data limite para envio das propostas é 20 (vinte) dias corridos a serem contados a partir de 17/10.
ABAV SC – SOB NOVA DIREÇÃO
Com o início de um novo ciclo na gestão administrativa da ABAV-SC, a atual gestão da entidade, presidida por Conceição Junckes passa o comando da entidade para Thiago Bertola. da W Travel. A gestão que encerra quatro anos totais de mandato, com muito trabalho, desafios e conquistas, superando adversidades internas e externas, entregando a entidade com transparência, quadro associativo consolidado e a marca ABAV-SC muito bem conceituada junto ao trade. Segundo Thiago, o novo presidente: “Os objetivos da presente gestão que agora se inicia, são ampliar o quadro associativo, consolidar ainda mais a marca ABAV-SC, ampliando os serviços e entregando resultados aos associados”. Confira a nova diretoria: Presidente: Thiago Bertola – W Travel; Vice-Presidente Administrativo: Jane Helena Bertola Balbinotti – Açoriana Vice-Presidente Financeiro; Maria Conceição Junckes – Cia do Turismo; Vice-Presidente de Eventos: Sônia M. Santana – Scuna Sul Vice-Presidente de Assuntos Emissivos: Sandro Luiz Prudêncio da Silva – Confiança Consolidadora; Vice-Presidente de Assuntos Receptivos: Vanessa de Oliveira Soares – NS Turismo; Conselheiro Fiscal: Eraldo Rogério D. Sccience – RR Turismo; Conselheiro Fiscal: Sonia Maria Kremer da Silva – Sônia Turismo; Conselheiro Fiscal Flávia Rosário – Way Turismo; Suplente Conselheiro Fiscal: Valéria Assis de Oliveira – Destino Turismo; Conselheiro Regional André Krammel – Allestur.
Não existe previsão para lançamento de passagens aéreas à R$ 200,00
Como tenho afirmado desde o princípio desta ideia malfadada, não vai rolar essas “passagens baratas” oferecidas pelo atual desgoverno”, uma vez que nenhuma companhia aéreas dará passagens aéreas a R$ 200 para aposentados, servidores públicos ou estudante do Fies. Isso tão cedo não irá acontecer, tanto que o dito programa vai até trocar de nome e será dividido em cinco frentes. A ideia é atender a um público que não viaja de avião normalmente, principalmente aqueles que ganham até R$ 2.640. No entanto, o programa que seria lançado em agosto, ainda deve demorar a virar uma realidade. Ao todo, o programa “poderá” oferecer até 1,5 milhão de passagens aéreas a R$ 200 por mês, as nossas custas, através de um aplicativo em que o interessado deverá cadastrar o CPF. No entanto, se depender da “criatura”, além das passagens mais baratas, outras vantagens voltadas ao Turismo devem ser lançadas em conjunto. A ideia é que hotéis também ofereçam descontos nos períodos de baixa temporada. Pelos cálculos do Ministério, neste início serão oferecidas pelo menos 50 mil passagens por mês a R$ 200, que nós iremos ter que pagar. Vale lembrar que esse valor é para apenas um trecho. Na real o valor correto é passagens por R$ 400 (ida e volta) e “não vai contar com subsídio federal”. Pelo contrário. A iniciativa terá um formato de consignado, com desconto direto na folha de pagamento e um banco público para intermediar a compra.
REFORMA TRIBUTÁRIA / NOVA EMENDA
Foi firmado compromisso com o setor de eventos durante o III Summit Eventos Brasil, realizado no Ceará, com realização da Abeoc e da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Participando do painel “Efeitos da reforma tributária sobre a indústria de eventos e turismo”, a Senadora Augusta Britore conheceu as necessidades do segmento e se prontificou-se a ser uma aliada na briga pela garantia de uma taxação mais justa. O texto da reforma tributária, já aprovado na Câmara dos Deputados, recebeu no Senado emenda à PEC 45, já protocolada pela senadora. Em breve a PEC deve ser apreciada pelo Senado. A emenda inclui no art. 156-A os serviços turísticos e de eventos, além de hotelaria, parques de diversão e parques temáticos, bares e restaurantes, e aviação regional, com previsão de redução das alíquotas para que a carga tributária não seja superior à soma dos tributos sobre consumo incidentes nestas atividades. Era o pleito do setor que os parlamentares incluíssem na reforma tributária uma alíquota diferenciada para essas atividades. A proposta original ameaçava o setor com um aumento de 8,65% para 25%, o que impactaria na competitividade com destinos no exterior.
“O Summit Eventos Brasil foi um encontro crucial para que conquistássemos esse e muitos outros apoios para nossos pleitos. A reforma tributária era uma ameaça grave à saúde das empresas e dos setores de eventos e turismo como um todo. Prevíamos que haveria uma reação em cadeia e o prognóstico do resultado era sombrio. A ação da senadora Augusta Brito nos dá esperanças de que nossas vozes sejam ouvidas em muitos outros debates necessários”, considerou Fátima Facuri, presidente da Abeoc Brasil. Para justificar a emenda, a senadora relatou que o setor de turismo e eventos representa cerca de 10,5% do PIB brasileiro, com R$ 1,04 trilhão de receita bruta. Também é um dos maiores empregadores, com 13,6 milhões de empregos diretos. Tudo isso com baixo impacto ambiental, promovendo nossa cultura e patrimônio e apoiando a preservação do meio ambiente. Ainda segundo o texto, o turismo promove o desenvolvimento regional, sendo o maior empregador em centenas de pequenos municípios.
“A senadora, assim como o deputado federal Luís Gastão abraçaram nossa causa. O deputado, inclusive, propõe encabeçar uma frente parlamentar para o setor. Tudo isso demonstra como é essencial que estejamos juntos, falando a mesma língua e com ações coordenadas para salvaguarda do setor”, completou Enid Câmara, presidente da Abeoc CE, que sediou o Eventos Brasil. Devido ao baixo consumo de insumos geradores de créditos de IBS/CBS, e por prestarem serviços ao consumidor final, que não se credita, a aplicação da alíquota padrão, estimada em 26,9% pelo Ministério da Fazenda, fará aumentar em até 89% a carga tributária destes serviços. O setor já convive com uma carga tributária acima dos padrões mundiais, especialmente dos países que fizeram a opção pelo desenvolvimento dessa indústria limpa e renovável. De fato, as maiores entidades do trade turístico brasileiros estão fazendo de tudo para tentar reverter o atual texto da Reforma Tributária, que faria, por exemplo, as agências de viagens pagarem até 150% de impostos a mais do que pagam atualmente. Embora aprovada na Câmara dos Deputados com certas celebrações por parte de algumas categorias do Turismo, como a ABIH, Abrape e FBHA, a Reforma Tributária ainda pode prejudicar e muito o setor.
DIÁRIA HOTELEIRA
Falando nisso, a Comissão do Turismo da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que autoriza hotéis a anteciparem em até duas horas a saída de hospedes a fim de preparar a unidade para o próximo cliente. O texto alteraria a Lei Geral do Turismo, que define a duração da diária hoteleira em 24 horas. A proposta será ainda analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). O relator, ponderou que obrigar os hotéis a respeitar a duração completa da diária, como prevê o Projeto de Lei 641/11, é prejudicaria o funcionamento do setor hoteleiro. “Há de se ter em mente que existe uma impossibilidade prática de se concederem efetivas 24 horas de diária”, afirma. “Esquece-se que, entre a saída de um cliente e a entrada de outro, é necessária a realização de limpeza e de arrumação do quarto, que, obviamente, demanda algum tempo”, pontuou o relator, que excluiu a previsão de multa para estabelecimentos que descumprirem. “A Lei 11.771/08 já prevê penalidades em caso de não observância de seus dispositivos”, acrescentou. Também aproveitou-se para incluir na Lei do Turismo a definição de estabelecimentos que prestam serviços de alojamento temporário por meio de sites e aplicativos, como Airbnb e Vrbo.
FESTURIS & NASCAR BRASIL
Festuris e Nascar Brasil aceleram os motores em uma parceria veloz neste final de semana! A 26 dias para a realização da 35ª edição do Festuris, a equipe de comunicação do evento vai acompanhar de perto o preparo do piloto, Cayan Chianca, 27 anos, para a corrida em Viamão, no Autódromo de Tarumã. A partida será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Nascar Brasil no sábado, dia 14, pela manhã, e no domingo, dia 15, de tarde na Band Esportes. A Nascar é a maior categoria do automobilismo mundial na modalidade turismo e, em seu primeiro ano no Brasil, está em expansão da sua marca pelo mundo. O Festuris estará junto com a empresa nos principais pontos da corrida, como no carro, traje do piloto e capacete. Além desta competição, o Festuris também irá para Interlagos, em dezembro. Networking, inovação e competitividade a marca irá trazer para o Festuris, além de abrir portas em todas as áreas que o esporte abrange. Para os admiradores do automobilismo, a Nascar contará com um stand na 35ª edição do Festuris. No local estará exposto o carro de Cayan, que também participará do evento. Os responsáveis pela Nascar acompanharão o Festuris nos dias 10 e 11 de novembro. Para os participantes do evento, a empresa vai promover sorteios de ingressos para a corrida de Interlagos, simulador, distribuição de souvenirs entre outras atividades.
No dia 10 de novembro, a Nascar fará um happy hour no Espaço Business & Innovation, às 18h30. O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9. Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região. O patrocínio do Festuris e da CVC e o evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC.
CVC & SKY AIRLINE
Falando nisso, à CVC Corp acaba de lançar bloqueios exclusivos para o Peru, com roteiro que combina a capital, Lima, e também a cidade de Cusco. A negociação dos bloqueios aéreos internacionais na CVC Corp é feita pelo coordenador Roberto Martins, do time do diretor de Produtos Aéreos, Daniel Almeida, com objetivo de trazer mais oportunidades para a área de Produtos Internacionais. Os bloqueios são com a SKY Airline, com saída do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), e os pacotes incluem os voos de ida e volta e o voo interno para Cusco (GRU-LIM-CUZ-GRU), 2 noites de hospedagem em Lima, 5 noites em Cusco, e ainda os principais passeios em Lima, Cusco, Valle Sagrado e Machu Picchu. As saídas são semanais, sempre aos domingos, entre 7 de janeiro e 30 de junho de 2024. No entanto, outras duas saídas especiais antecipam o início oficial da operação, para contemplar dois períodos de alta demanda, sendo o feriado de Natal, com saída em 21 de dezembro de 2023, e o feriado de Réveillon, com saída no dia 27 de dezembro. Os bloqueios já estão à venda na CVC, via lojas e agentes multimarcas, e também na Trend, para agentes de viagens. “Estamos com grande foco nesse destino, para onde já registramos, inclusive, um crescimento de 40% nas vendas em relação ao ano passado e em que enxergamos um grande potencial. Também já temos presença confirmada na Peru Week, demonstrando nossa forte aposta no turismo desse país que guarda tanta história e cultura”, afirma Paula Rorato, diretora de Produtos da CVC Corp.
CVC – 70 MIL LUGARES
A CVC também anunciou novos voos exclusivos pelo Brasil com a Voepass, operação que contempla 72 mil lugares na alta e na baixa temporada. Os voos partem de Confins (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), São José do Rio Preto (SP), Bauru (SP), Vitória (ES) e Brasília (DF) com destino principalmente ao Nordeste, como Porto Seguro (BA), Ilhéus (BA) e Ilha de Comandatuba (BA), e também a cidades como Rio de Janeiro (RJ) e Caldas Novas (GO). O período desses voos contempla a alta e a baixa temporada, com mais de 160 saídas no verão, sendo 18 voos por semana, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. A operação segue também nos 12 meses seguintes, com disponibilidade até março de 2025. Os voos já estão à venda na rede de mais de 1.000 lojas da CVC em todo o país e também nos mais de 5.000 agentes autorizados da marca. No total, serão 220 novos voos exclusivos na alta temporada de verão e 13 voos semanais somente para Porto Seguro, um dos destinos líderes em venda na operadora, com saídas de Confins (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), São José do Rio Preto (SP), Bauru (SP), Vitória (ES) e Brasília (DF).
FESTURIS & DOAÇÕES DE LIVROS
Em setembro, após fortes eventos climáticos que assolaram diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) iniciou uma campanha de doação de livros para ajudar na recuperação de bibliotecas em municípios afetados pelas enchentes. A Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris é um dos apoiadores dessa iniciativa, que tem como objetivo recompor os acervos danificados durante o desastre climático. Nos dias 10 e 11 de novembro, o estande Q-322 da Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas (AFEET) receberá doação de livros de literatura em bom estado de conservação (não serão aceitos livros de natureza didática). “Convidamos os participantes que façam sua doação. É essa solidariedade que nos representa, vamos ajudar”, clama Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris. Há também arrecadação de obras literárias nos seguintes locais. Biblioteca Pública do Estado do RS (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre); Biblioteca Erico Verissimo e Biblioteca Lucília Minssen (Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre); Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck (Rua República do Peru, 398 – Jardim Itu, Porto Alegre); Biblioteca Estadual Romano Reif, (Largo da Bandeira, 64 – Passo d’Areia, Porto Alegre); Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318 – Independência, Porto Alegre); e Instituto Quindim (Rua Sinimbu, 1670, 6º andar – Centro, Caxias do Sul).
FESTIVAL CHANDON
A empresa que produz o champagne Chandon tem sua origem em 1743, em Épernay, na França. Ainda apenas como Moët, sobrenome do fundador Claude, nas décadas seguintes a bebida já era exportada para diversos países da Europa e no final do século já tinha chegado aos Estados Unidos. A marca teve grande expansão quando o neto Jean-Rémy Moët assumiu a companhia. Quando ele passou a metade da administração ao filho Victor Moët, a outra parte foi destinada ao genro Pierre-Gabriel Chandon de Briailles, em 1832. A partir daí foi formada a Maison Moët & Chandon. A história e popularidade dos vinhos espumantes Moët & Chandon transformou a bebida em sinônimo de luxo, fazendo com que a empresa se unisse ao conhaque Hennessy e a Louis Vuitton, comerciante de bolsas e acessórios, em torno do grupo LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton. Em 1973 a Chandon do Brasil foi inaugurada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Hoje, a empresa é líder absoluta no segmento de vinhos espumantes naturais de luxo e além de ter motivos de sobra para celebrar por aqui, a Chandon também é elaborada na Argentina, Califórnia, Austrália, Índia e China. Nesta experiência, o Castelo Saint Andrews apresenta pratos criados pelas mãos do premiado Chef Fernando Becker, harmonizados por diferentes rótulos de champagne Chandon.
38º NATAL LUZ DE GRAMADO
O 38º Natal Luz de Gramado começará oficialmente somente daqui a 15 dias com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado e o tão aguardado show de Acendimento das Luzes. Assim como já ocorreu em edições anteriores, o início do maior evento natalino do Brasil deverá reunir milhares de pessoas na Rua Coberta e em frente ao Palácio dos Festivais, local que vai ocorrer diariamente o espetáculo gratuito. O acendimento das luzes é um momento sublime, quando o Papai Noel e seus ajudantes, entre personagens e público em geral, transformam a chegada da noite em um novo cenário, cheio de encanto e esperança. “Todos juntos, elevam a magia natalina e as luzes da cidade se acendem como num sonho encantado, que acontece no Natal Luz de Gramado”, destaca a presidente da Autarquia Municipal de Turismo – Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk.
Nessa edição, o Acendimento das Luzes que terá a direção de Denis Gosch, vai ter uma particularidade: de quinta-feira a domingo, e feriados, o espetáculo contará com a participação dos personagens, além é claro, do bom velhinho. Já nos demais dias da semana apenas o Papai Noel entrará em cena para o delírio do público presente. O show gratuito ocorrerá diariamente sempre às 20 horas. “Vou precisar da ajuda e da energia de todos para juntos acendermos a cidade mais iluminada e encantada que já visitei”, garante Noel. O 38º Natal Luz de Gramado acontece de 26 de outubro de 2023 até 21 de janeiro de 2024 e é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco. Patrocínio de Nacional Gás, Residence Club Hard Rock Hotel Gramado e Stemac Grupos Geradores. O copatrocínio é da Coca-Cola e Havan. A hospedagem oficial é da rede Laghetto Hotéis e o Chocolate Oficial do Natal Luz é a Prawer Chocolates. O evento tem o apoio da Hasam, Kia Brasil, RBT Internet, Vinícola Miolo, Corsan e Aegea: Juntas. Nossa natureza movimenta o Rio Grande, e a venda de entradas é pela Ingresso Oficial Gramado. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado e realização da Gramadotur. Para a compra de ingressos CLIQUE AQUI.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu quase 40 mil pessoas neste feriadão para ver as a grande vazão das Cataratas. O volume d’água permaneceu acima da média durante todo o feriadão. Sem dúvidas, às águas de outubro estão tornando visita às Cataratas do Iguaçu ainda mais espetacular neste período. Na última quarta-feira, 11 de outubro, a vazão nas quedas é de seis milhões e 800 mil litros d’água por segundo. O volume está quatro vezes acima da média, que é de um milhão e 500 mil, o que garantiu umaa experiência singular aos visitantes que escolherem passear no maior conjunto de quedas-d’água do mundo. O Parque Nacional do Iguaçu abriu uma hora mais cedo, das 8h às 16h, de 12 a 15 de outubro, no feriadão de Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A novidade na programação foi a de visitar o parque no Amanhecer nas Cataratas, novo passeio para quem ama a natureza. Oportunidade de contemplar os primeiros raios de sol com o cenário único da Maravilha Mundial da Natureza.
Dos 62 países representados, foram mais de 12.384 estrangeiros. Os que mais visitaram foram, depois do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França, Espanha, Peru, Uruguai, Alemanha, Chile, Colômbia, Áustria, México, Austrália, Itália, Inglaterra, Canadá, Holanda, China, Suíça, Equador e Venezuela. Entre os estados presentes, a lista é formada por Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Acre, Paraíba, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Sergipe, Tocantins e Amazonas.Acesso exclusivo, antes da abertura regular da unidade, às 6 horas. A visita acompanha café da manhã no Restaurante Porto Canoas, localizado no coração das Cataratas. Para quem está indo visitar as Cataratas, não esqueça de visite a Praça Santos Dumont, localizada no final da Trilha das Cataratas. O espaço permite uma parada para descanso e conhecimento sobre o “Pai da Aviação” e sua contribuição para a criação do Parque Nacional do Iguaçu. Na região, há uma oferta de serviços, vista especial do Rio Iguaçu e opções de lojas de lembranças, refeições com restaurante, café e fast food. Dúvidas e outras informações sobre a visita turística, basta entrar em contato pela Central de Atendimento ao Visitante no WhatsApp: +55 45 3521 4438.
DIA DO HOTELEIRO
Comunicar sem construir relacionamento é puramente informação. Comunicar o que você faz vai além de anúncios, flyers e amostras grátis. É preciso relacionamento e conexão. Momentos de confraternização são excelentes oportunidades de estabelecer um bom posicionamento de marca e fazer grandes negócios. Assim é o tradicional evento do Dia do Hoteleiro na ABIH-SC. Momentos para trocar ideias, reforçar a importância de um produto ou serviço e, acima de tudo, ocupar o coração e a mente do seu público-alvo em um ambiente já preparado para gerar felicidade e aproximação. Ao todo são esperados cerca de 150 gerentes, administradores e proprietários de hotéis de Santa Catarina, além de autoridades, imprensa e fornecedores da indústria hoteleira. A cada edição, marcas tradicionais investem nesse modelo de relacionamento e vem obtendo resultados tanto em visibilidade, quanto em geração de negócios.
O evento está marcado para dia 09 de novembro, no Hotel Sibara SPA & Convenções, em Balneário Camboriú. Empresas interessadas em dialogar com este seleto público formado por hoteleiros de todo estado de Santa Catarina e profissionais do setor podem conferir as formas de participação com Juliana Bossi Castro, através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659. Lembrando que, o número de cotas é limitado. A reserva de lugares para os participantes do evento deve ser feita através da plataforma Sympla! Para os hotéis associados à entidade, com mensalidades em dia, o ingresso é cortesia. Já para os interessados em participar da programação os ingressos podem ser adquiridos ao valor de R$180,00 (cento e oitenta reais) por pessoa.
HOTELARIA PAULISTA EXPLORANDO O TURISTA
A Fórmula 1, o CCXP e os shows internacionais de Taylor Swift, Red Hot Chilli Peppers, RBD, Roger Waters e Alanis Morissette elevam os preços da hospedagem na cidade de São Paulo para novembro de 2023, de acordo com levantamento realizado pela travel tech Onfly. O estudo revela que o preço médio da diária em São Paulo aos finais de semana no mês é 72% maior em relação ao de outubro. Em setembro, o valor médio da diária entre sexta e domingo é de R$ 453, preço 43% inferior ao cobrado em novembro, que é de R$ 562. Em outubro, as diárias sob esse mesmo recorte custam R$ 379; em dezembro, mês de festas e férias escolares, a diária média é de R$ 377 – a de novembro é 72,9% superior. Na comparação com novembro de 2022, a diária média deste ano é 62% superior – na época, a registrada era de R$ 401. No primeiro final de semana de novembro, entre os dias 4 e 6 a diária média chega a R$ 864 por conta do Grande Prêmio de Fórmula 1. Para o levantamento realizado pela Onfly foram contemplados hotéis econômicos nas regiões sul e oeste de São Paulo, onde estão concentrados os eventos, excluídos os hotéis de luxo e midscale. Os valores foram orçados em agosto de 2023.
PIX INTERNACIONAL
A Beeteller está chegando com uma série de novidades que irão possibilitar novos ganhos financeiros e operacionais para todo o trade turístico e para turistas brasileiros. Juntamente as parceiras da WTS, Wooba e Toursys, que a partir de agora estarão integradas às soluções Beeteller ID & Beeteller Pay, as operadoras e agências de viagens poderão dar os primeiros passos para simplificação de processos que envolvam criar reservas online e offline com link de pagamento, análise de tarifas, roteamento de processo de pagamento de cartões de crédito em múltiplos adquirentes, pesquisas reputacionais de clientes a partir de dezenas de listas de checagem e muito mais. Dessa forma, as empresas poderão criar suas próprias regras, conectar-se aos bancos e adquirentes favoritos, fazer checagem de usuários e operar em conformidade com as regulamentações estabelecidas para o setor. A Beeteller reserva ainda espaço especial para lançamento do Pix Internacional. Com a tecnologia Beeteller, ainda neste segundo semestre de 2023, por meio de parcerias internacionais, os turistas brasileiros terão acesso a pagamentos por meio do Pix em suas viagens internacionais.
De forma prática, hotéis, transportes, restaurantes e outros serviços poderão oferecer ao turista brasileiro as facilidades do pagamento via Pix. As vantagens para o turista, para além da facilidade do pagamento via Pix, está na possibilidade de melhor gestão financeira da viagem e menor custo em relação ao uso de cartão de crédito, pois o pagamento via Pix vai permitir, entre outras coisas, que o turista observe o valor em reais na hora da compra. A solução que já se encontra em funcionamento em alguns pontos no Paraguai, deve observar expansão nesse mesmo país e estrear ainda em 2023 na Argentina e Uruguai. Essa solução permite ainda que operadoras internacionais realizem a coleta de seus pagamentos no Brasil e mitigando riscos de crédito. A empresa responsável foi criada em Campo Grande – MS, com escritórios em Campina Grande – PB e representações na Grécia e Portugal, a Beeteller é uma Instituição de Pagamentos especialista em Cross-border Payments, segurança e infraestrutura bancária, licenciada pelo Banco Central do Brasil. A empresa atua auxiliando comerciantes do mundo todo a acessarem milhões de consumidores no mercado latino-americano.