O verão será argentino no Brasil com a desvalorização do real em relação ao peso. Aeroporto de Ezeiza/Buenos aires - Foto: Jefferson Severino
Com o governo de direita na Argentina, o peso argentino se valoriza e o real despenca. Por conta disso teremos mais uma vez a famosa e vem vida invasão de argentinos. A Decolar já revela um aumento de 140% na procura de turistas argentinos por destinos brasileiros no segundo semestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo a empresa, o Brasil é o principal destino internacional dos argentinos, destacando cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió, Porto de Galinhas e Natal entre as favoritas. O crescimento é estimulado pelo câmbio favorável, proximidade geográfica e variedade de atrações turísticas, tornando o Brasil financeiramente atraente para os argentinos. O Brasil já é o destino mais procurado pelos argentinos para as férias de janeiro e fevereiro de 2025, representando 50% das preferências entre os destinos internacionais segundo a operadora. Para as férias de 2025, o Rio de Janeiro lidera com 40% das buscas de turistas argentinos, seguido por Florianópolis, Natal, Maceió e Recife. Este aumento na demanda representa uma oportunidade econômica significativa, especialmente para o setor de turismo brasileiro. O fluxo crescente de turistas argentinos contribui para a geração de emprego e renda nas regiões mais visitadas, fortalecendo o setor. A Decolar também facilita o acesso dos argentinos a pacotes turísticos para o Brasil com tarifas competitivas e condições de pagamento facilitadas, incluindo a possibilidade de parcelamento. A empresa investe em soluções para garantir preços acessíveis, tanto em pesos quanto em dólares, atendendo ao perfil de consumo do público argentino.
FERIADÕES PROLONGADOS
Vem aí o último feriadão prolongado de 2024 antes das festas do final do ano e, por conta disso o Kayak divulgou um levantamento sobre os destinos mais buscados e os que apresentaram maiores reduções nos preços médios das passagens. O feriado de 15 de novembro, que cai numa sexta-feira, pode ser emendado com o de 20 de novembro, proporcionando uma oportunidade para viagens de descanso ou trabalho remoto. O ranking do Kayak mostra que, entre os destinos nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife lideram as buscas para o período, o que não significa compra efetivada. A violência assustadora no Rio de Janeiro e São Paulo promoveram quedas nos preços médios em comparação ao ano passado. Só o Rio de Janeiro destacou-se com uma redução de 40% nos preços. Eu mesmo nem de graça vou para a nossa Faixa de Gaza. Já os destinos internacionais, Buenos Aires e Miami mantêm-se entre os mais procurados.
NOVEMBRO NAS CATARATAS
O mês de novembro no Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, terá programações ampliadas durante os feriados e muitas atrações de conexão com a natureza, permitindo que os visitantes desfrutem ainda mais as belezas desse Patrimônio Mundial Natural. Além disso, novembro também é o mês oficial do #CataratasDay, celebração do título de Maravilha Mundial da Natureza, que neste ano será comemorado no domingo, dia 10 de novembro. Para atender melhor e com mais comodidade os turistas e moradores que o visitam, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo durante os três feriados nacionais deste mês. Confira a programação: Proclamação da República (15 a 17 de novembro, das 8h às 16h); e Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro, das 8h às 16h). Além de admirar-se pelas Cataratas do Iguaçu, quem visita o Parque Nacional do Iguaçu agora tem a oportunidade de realizar diversos passeios imersivos na floresta da Mata Atlântica, com acessos já inclusos no ingresso de entrada. O Caminho das Bananeiras (1,3km) e o Caminho do Poço Preto (9km), perfeitos para caminhadas ou passeios de bike ao ar livre, estão abertos diariamente para os visitantes do parque se conectarem com esse Patrimônio Mundial Natural.
#CATARATA DAY
O Cataratas Day 2024 será celebrado no domingo, dia 10 de novembro, com gratuidade para os moradores de Foz do Iguaçu e demais cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu, mediante a comprovação de residência. Além da gratuidade para os moradores, o parque também abrirá uma hora mais cedo nesse dia e contará com uma programação repleta de atividades especiais, incluindo feirinha de produtores locais, apresentações artísticas, plaquinhas de selfie e muito mais. Confira a programação de novembro completa AQUI. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente, no SITE OFICIAL, com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas. Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.
LOW COST AZUL
“Pequenos sinais” nos dão conta que as coisas não estão indo bem. Começam com cancelamento de vos, cancelamento de rotas, cobrança de despachos de bagagens e agora, a última novidade da Azul Companhia Aérea, é a venda de serviços de bordo, isto é, irá vender bebidas alcoólicas e comidas quentes. É, de fato, uma low cost que cobra caro demais por suas passagens aéreas. Durante a 20ª edição do ALTA AGM & Airline Leaders Forum, em Nassau (Bahamas), o CEO da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, disse que a empresa está passando por uma “reestruturação” e confirmou os rumores do sistema de venda a bordo ressaltando que é difícil oferecer apenas os snacks à vontade. O que não significa que eles, símbolo da marca, deixarão de existir. Segundo o CEO: “O custo das balinhas subiu cinco vezes e tivemos que retirar do serviço por um tempo”, mas completou dizendo que o serviço já está de volta. Pra mim nem precisava. Marcas e preços ainda não foram revelados pela empresa, mas a certeza que temos é que os preços estarão nas alturas. Vale ressaltar que os voos Florianópolis/Porto Alegre/Florianópolis foram cancelados. Agora, os catarinenses e gaúchos precisam decolar até Vira Copos (Campinas) e de lá voltar até POA e Floripa. Dessa forma, mais rápido, fácil e barato, ir de carro.
MERCADO MUNDIAL
Não é à toa que o Brasil, com como o seu tamanho, ainda ocupa o quarto mercado na aviação mundial, representando apenas 1,2% do mercado mundial de aviação. Os dados foram divulgados pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) indicam que a recuperação do número de passageiros em voos para dentro do país, no período pós-pandemia, segue o mesmo ritmo. Quer dizer, o desgoverno federal não fez absolutamente nada, muito pelo contrário, só atrapalha, desestimulando as viagens domésticas, não gerando políticas que estimulem o investimento tanto público como privado, taxando cada vez mais. Portanto, gerando dificuldades para vender facilidades. Cabe ressaltar que a demanda global cresceu em média 5,6%. Segundo a Iata, até julho passado foram transportados 44 milhões de passageiros. O mercado mundial de aviação é um setor em constante evolução, impulsionado pela globalização, crescimento econômico e demanda por viagens. Aqui estão alguns pontos-chaves sobre o mercado: Crescimento sustentável: Expectativa de aumento de 4-5% ao ano até 2030; Aviação elétrica e híbrida: Desenvolvimento de aeronaves mais eficientes e ecológicas; Digitalização: Implementação de tecnologias como check-in online, bagagem inteligente e realidade aumentada; Conectividade: Aumento da oferta de Wi-Fi a bordo. Neste quesito estão na frente a American Airlines, Delta, United, Emirates, Lufthansa e os aeroportos de Atlanta, Beijing, Dubai, Heathrow, Tokyo. Segundo a Boing, a previsão é de 39.000 aeronaves comerciais deverão estar em serviço até 2030, ressaltando que 11% do PIB global vem do turismo, segundo a OMT.
4.600 VOOS DIÁRIOS
Falando nisso, a United Airlines iniciou sua maior programação de inverno, com quase 4.600 voos diários durante a alta temporada. Após um verão movimentado, com 48 milhões de passageiros, a companhia responde à crescente demanda internacional e doméstica, especialmente para destinos de esqui e regiões de clima quente, adicionando voos em mais de 140 aeroportos dos EUA. A temporada de inverno da United inclui o lançamento de voos entre Newark/Nova York e Marraquexe, Marrocos, em 24 de outubro, e a partir de 27 de outubro, será a única aérea dos EUA com voos para Cebu, nas Filipinas, via Tóquio/Narita. Novas rotas também incluem voos diretos para Medellín, Colômbia, de Houston, e para Dominica de Newark/Nova York, consolidando a expansão histórica da United na América Latina e no Caribe. Com foco na África, a United passará a operar o único voo direto dos EUA para Marraquexe e aumentará as frequências de Washington D.C. para Accra e Lagos. Na Europa, a empresa ampliará voos para destinos como Itália, Espanha, Portugal e Grécia durante o inverno, incluindo rotas estendidas de Milão, Roma e Madrid até o final de 2024, além de voos diários de Washington Dulles para Lisboa até janeiro de 2025. No último dia 27 de outubro, a United começou sua rota para Cebu, nas Filipinas, oferecendo conexões de uma escala a partir de cinco hubs nos EUA. A expansão no Pacífico inclui um segundo voo diário entre São Francisco e Seul e mais voos de Los Angeles para Hong Kong e Xangai.
AMÉRICA LATINA
Somente na América Latina, a United projeta um crescimento de quase 10% neste inverno, com novas rotas para Medellín e Monterrey, México, além de ampliar voos para o Caribe, com destinos como St. Kitts e Bermudas. A programação doméstica de janeiro a março de 2025 será recorde, com aumento de 13% nos assentos para destinos de clima quente como Phoenix e Palm Springs. A companhia introduz voos diretos de Washington/Dulles para Salt Lake City e Palm Springs, além de 20 partidas adicionais para a Flórida e rotas populares de esqui, incluindo destinos como Aspen e Mammoth, operadas com aeronaves maiores. A United ainda ampliará serviços para Jackson Hole, WY, e Telluride, CO, entre outros, durante a alta temporada de inverno. Os bilhetes para a programação de inverno já estão disponíveis no site e aplicativo da United.
ZURICH AIRPORT BRASIL
A Zurich Airport Brasil – concessionária que administra os aeroportos de Florianópolis, Macaé, Natal e Vitória – tem uma nova Diretora de Operações. Artemis Papanika está à frente da área desde o início deste mês. A executiva é grega, mas construiu boa parte da carreira na Suíça. Ao longo de sua trajetória profissional, Artemis esteve à frente de equipes no desenvolvimento de projetos focados em excelência operacional, com destaque para atuação na Swissport, onde ocupou o cargo de Vice-presidente de Planejamento e Gestão de Recursos. Ela tem especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Economia e Negócios de Atenas e certificações na área digital pela IMD Business School. “Estou entusiasmada em fazer parte dessa equipe excepcional que levou os aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil a padrões tão elevados. Espero contribuir para esse sucesso e melhorar ainda mais a reputação dos melhores e mais sustentáveis aeroportos do país. É uma oportunidade única de causar impacto real em um mercado tão amplo e dinâmico como o Brasil”, afirma Artemis. Artemis será responsável pela operação dos quatro aeroportos 100% administrados pela Zurich Airport Brasil, que movimentam juntos quase 10 milhões de passageiros por ano. A base da executiva será na matriz da empresa aqui em Florianópolis.
CASTELO SAINT ANDREWS
Eliana Ribeiro de Souza, formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing pela Universidade Federal do Ceará, é a nova gerente geral do Castelo Saint Andrews traz. Em seu currículo cargos de comando em grandes bandeiras do setor, como Accor, Holiday Inn, Blue Tree Hotels e Atlantica Hospitality International. Agora, todo o conhecimento acumulado em cada capítulo de sua trajetória está a serviço de um novo desafio: a hotelaria de luxo. Sua chegada coincidiu com diversas iniciativas do hotel para ajustar a operação diante da perspectiva de retomada do movimento. “Estamos muito otimistas com a recuperação do turismo em Gramado após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre”, diz Eliana. Com a pista para pousos e decolagens fechada desde o início de maio, o terminal aéreo da capital gaúcha volta a operar em 21 de outubro. Para tornar o Castelo Saint Andrews ainda mais atraente, foi criada uma condição especial de hospedagem com desconto de 25% sobre o preço regular, válida até 30 de novembro. A oferta coincide com o início de uma das mais aguardadas atrações de Gramado, o Natal Luz.
“Acredito que o Natal Luz deste ano será o melhor de todos os tempos. Estamos preparados para oferecer aos nossos hóspedes um atendimento impecável e experiências marcantes que farão da estada no Castelo Saint Andrews algo inesquecível”, afirma Eliana. Além do Natal Luz em Gramado, o turismo do Rio Grande do Sul vem ganhando impulso graças a um emprenho significativo do poder público. Entre as atividades que o hotel oferece, destaque para jantares harmonizados com participação de marcas de bebidas premium e a programação Wine Experience, que promove degustações na Adega do Castelo Saint Andrews conduzidas por renomados produtores de vinho do Rio Grande do Sul. “Esses encontros fortalecem nosso vínculo com um dos maiores símbolos da região, que é a cultura do vinho, tão enraizada na Serra Gaúcha”, afirma. A gerente também já intensificou o relacionamento do Castelo Saint Andrews com a comunidade local e com atores importantes do turismo regional, caso do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau e de outras instituições que apoiam a atividade na Região das Hortênsias. “Minha decisão de vir para Gramado foi embasada principalmente na oportunidade de vivenciar a sofisticação e a elegância que são marcas registradas do Castelo Saint Andrews e de pode contribuir para consolidar o hotel como a melhor experiência do segmento de luxo no Brasil”, finaliza a nova gerente.
FESTURIS & BEACH TENNIS
Uma das novidades do Festuris deste ano é o 1º Torneio de Beach Tennis, uma modalidade esportiva que está em franca expansão no mundo, ganhando mais e mais adeptos. Se você joga beach tennis não deixe de participar. O torneio será realizado nas quadras do Curta Beach Tennis em Gramado, no domingo, dia 10 de novembro. Ás inscrições estão abertas até o dia 6 de novembro. Serão disputadas quatro categorias: Masculino: iniciante e intermediário; Feminino: iniciante e intermediário. As inscrições podem ser feitas em duplas ou individuais. No final do torneio será sorteada uma raquete de carbono Bora. Mais informações pelo número (54) 9 8146-7069 com o organizador Gabriel Morales.
FEIRA DE NEGÓCIOS
A propósito, a cultura é um dos importantes segmentos do turismo e combina com bons negócios. Esse entendimento motivou a Rossi & Zorzanello a disponibilizar espaço para o movimento cultural de Gramado e região dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo. E pelo segundo ano consecutivo, integrantes de entidades culturais do município irão interagir com os visitantes nos corredores da feira de negócios. Mais do que valorizar arte e artistas, a iniciativa remete à origem das fundadoras do Festuris, Marta Rossi e Silvia Zorzanello (em memória) que desde a juventude sempre se envolveram e lideraram iniciativas culturais de Gramado. “A cultura está no nosso sangue”, afirma Marta Rossi, que atualmente integra a Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), instituição que estará presente na feira, com um estande. Marta lembra que a cultura tem um forte apelo turístico, exemplificando os museus, prédios históricos, exposições, entre outros.
CULTURA & TURISMO CONECTADOS
A Academia Gramadense de Letras e Artes novamente levará arte e cultura para o Festuris. “No mundo inteiro, cultura e turismo sempre estiveram conectados, abrindo campos de observações extremamente importantes para o desenvolvimento global”, afirma o escritor e presidente da AGLA, Marco Antônio Lopes Ferreira. Ele acrescenta que “quando falamos de uma Academia de Letras e Artes inseridas no contexto turístico, olhamos para seu principal objetivo, que é promover e preservar a cultura literária, artística e intelectual de um país e de seu povo. É importante trabalhar para garantir os seus ideais, por exemplo, promovendo estudos literários, valorizando as artes, incentivando a criação e apreciação de diversas formas de expressão artísticas, dentre elas letras, música, pintura, fotografia, teatro entre outros. Todas essas atividades estão neste contexto turístico que cresce a todo instante”. Por um lado, segundo Marco Antônio, essa participação pode enriquecer o evento e aproximar mais pessoas da arte. Durante o evento, artistas estarão realizando a sua arte ao vivo, fazendo pinturas, esculturas e expondo obras. Além de apreciar, os participantes do Festuris também poderão comprar as obras.
INTERCÂMBIO COM O PÚBLICO
Nos corredores da feira de negócios, artistas da Associação Cultural Artes Visuais Gramado (ACAVG) estarão pintando telas com as mais variadas técnicas. A artista plástica Lourdes Abreu considera relevante essa participação dos artistas. “Vamos pintar, demonstrar e falar sobre artes visuais. Nossa proposta é ter muita interação com o público”, afirma Lourdes. “É elogiável essa iniciativa. É uma empresa privada incentivando a cultura e aproximando a arte local com o turismo nacional e internacional”, destaca Lourdes. “É muito interessante esta interação entre artistas e visitantes da feira”, complementa Lourdes. Ela enfatiza que a cultura é um segmento do turismo que cada vez mais atrai a atenção dos viajantes. “O Festuris está valorizando isso, está incentivando o hábito do turismo cultural”, elogia ela. Os artistas visuais que estarão participando do evento são Lourdes Abreu, Ricardo Veras, Juliana Faber, Janice Teixeira, Rosângela Teixeira, Neusa Santarosa, Silvia Pilla, Ana Birnbaum, Adelvane Braga e Mara Fahrion. O FESTURIS é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 marcas devem participar.
Levantamento de Viagens Corporativas revela faturamento recorde de viagens
Novo faturamento recorde de viagens no setor corporativo. O Levantamento de Viagens Corporativas criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas, revelou que as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas no mês de julho de 2024 atingiram R$ 7.6 bilhões, valores de 6% superior ao mesmo mês de 2023, um novo recorde histórico do período, superando o valor de R$ 7.2 bilhões apresentado no ano de 2013. Para os sete primeiros meses do ano, o setor acumulou despesas equivalentes a R$70 bilhões, valores de 4% superior ao faturamento total do período de janeiro a julho de 2023, que foi de R$ 67.3 bilhões. O lucro histórico do setor registrado em julho é reflexo do contínuo aquecimento do mercado de viagens corporativas. O aumento nas tarifas de hotéis e passagens aéreas, em conjunto com a crescente demanda por esses serviços pelo público corporativo, corroboraram com o saldo final positivo.
Poderia ser melhor ainda, todavia, segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, o preço médio das passagens aéreas continua subindo e, sofreu uma variação ascendente de 5% entre os meses de julho de 2023 e 2024. Dados apresentados pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, estimam que, neste mesmo período, houve um crescimento de 10,5% nas tarifas hospitaleiras do país. “O crescimento da procura desses serviços, casado com o encarecimento das suas tarifas, contribuíram para que o nosso mercado atingisse ótimos resultados no faturamento do mês de julho de 2024. É importante ressaltar que o crescimento da economia brasileira, que em relação ao ano passado foi de 2,5%, segundo o estudo de bancos, também contribuiu para que os nossos compradores continuassem a adquirir os serviços de viagens corporativas”, observou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev. “Para os próximos meses, o mercado apresenta boas perspectivas. Estamos caminhando para fechar 2024 com um faturamento anual equivalente a R$ 165 bilhões, conforme especulado na 16ª edição da Global Business Travel (GBTA), em julho, por Suzanne Neufang, CEO da feira, garantindo, assim, uma posição de destaque no ranking mundial”, complementa a diretora.
VISTOS AMERICANOS
Tanto é verdade que ir para o exterior é mais barato, rápido, seguro e bem mais confortável, que somente o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, foi o 14º posto diplomático americano que mais emitiu vistos no mundo, com 19.869 autorizações de entrada concedidas apenas em agosto. No acumulado dos primeiros oito meses deste ano, o número de vistos expedidos chegou a 140.046, posicionando o consulado em 15º lugar no ranking global. A emissão de vistos americanos para brasileiros aumentou 4,6% em agosto de 2024, totalizando 110.995 autorizações, o terceiro maior número registrado no ano e o quarto maior da história. Os dados são da consultoria Viva América, que acompanha mensalmente os sistemas de processamento de vistos do Departamento de Estado dos EUA ao redor do mundo. “Historicamente, o segundo semestre costuma apresentar uma redução no número de emissões, já que muitas pessoas se programam com antecedência para viajar aos Estados Unidos,” explica Rodrigo Costa, CEO da Viva América. “Mas, desde 2023, temos observado um leve aumento na demanda, especialmente após a Embaixada dos EUA acelerar o processo de emissão e ampliar os horários de atendimento.” O visto mais emitido para brasileiros em agosto foi o B1/B2, que abrange turismo e negócios, com 105.555 concessões. Outros tipos de vistos também se destacaram: J-1: visto de intercâmbio, com 798 emissões; L-2: destinado a dependentes de portadores do L-1, com 591 emissões; F-1: para estudantes, com 546 emissões. L-1: voltado para executivos e empresários transferidos do Brasil, com 431 emissões.
INDÚSTRIA DE TURISMO
Vale comentar que com o verão, final de ano, temporada de praias, férias escolares… batendo a nossa porta, a mercado de trabalho do turismo, especialmente para as empresas que buscam expandir suas equipes e atender à demanda sazonal, ou seja, uma contratação temporária, já dá sinais de aquecimento. Segundo a Pesquisa de Expectativa de Emprego realizada pelo ManpowerGroup, 43% das empresas brasileiras pretendem contratar novos funcionários no quarto trimestre deste ano. Um dos setores que mais adere à prática é o turismo, assim como o setor de varejo e serviços. A seleção cuidadosa de novos colaboradores pode impactar diretamente na performance e no clima organizacional. Contratar com visão de longo prazo, mesmo para funções temporárias, pode resultar em um time mais engajado e produtivo. Além da seleção, outro ponto importante é a capacitação dos novos funcionários. Os empresários que buscam capacitar suas equipes também tendem a notar um aumento na retenção de talentos, mesmo entre os colaboradores temporários, pois uma boa experiência de trabalho pode influenciar positivamente a decisão de permanência.
Todavia, por conta do desgoverno atual, que cria dificuldades para tudo a fim de vender facilidades, as empresas devem avaliar a necessidade real de cada novo colaborador. A contratação de temporários pode ser uma excelente solução, mas é importante que as empresas também estejam preparadas. O cenário atual exige que as empresas estejam atentas às tendências do mercado. Com o aumento da automação e das novas tecnologias, o perfil dos candidatos desejados pode mudar. Além disso, as empresas precisam estar dispostas a adaptar suas estratégias de recrutamento e treinamento para atender a essas novas demandas. Investir em tecnologias que facilitem o processo de seleção e treinamento pode ser um diferencial significativo.
PARQUE NÁUTICO
O Clube de Remo, onde sempre acontece o Ricaldinho da Ilha, localizado abaixo das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, que leva o nemo de Parque Náutico Walter Lange, receberá, finalmente, um upgrade da Prefeitura de Florianópolis. O novo parque contará com quadras esportivas, locais de descanso e passeio, bem como pista para corridas e caminhadas. A previsão é de que o novo equipamento de entretenimento e lazer da capital catarinense seja em 2025. egundo o edital lançado pela prefeitura da capital, o valor limite para a contratação da empresa que irá realizar as obras é de R$ 2.3 milhões. Para ser selecionada, a empresa interessada na construção deve enviar sua proposta ao governo até o dia 5 de novembro, às 11h. Após aceita e negociada a proposta, o contrato será assinado com vigência de nove meses. O prazo de execução para entrega do novo parque será de seis meses após o início da construção. Segundo o prefeito reeleito Topázio Neto, em suas redes sociais, o projeto contempla uma área com quadras esportivas, locais de descanso e passeio, pista para corridas e caminhadas, entre outras estruturas. O prefeito afirmou que o local será o “novo point” de Florianópolis, onde será possível assistir o por do sol com a ponte Hercílio Luz de fundo. Ainda, a revitalização do parque permitirá que a área seja valorizada, com integração da comunidade com o mar e incentivo à prática de esportes.
AEROPORTO SALGADO FILHO
Com pompa e circunstância finalmente o Aeroporto Internacional Salgado Filho volta a funcionar parcialmente e todas as companhias tentam tirar uma casquinha nessa conquista, que não é delas. A Azul chegou a pintar uma aeronave e o piloto nesse primeiro voo era gaúcho. Todavia, a mesma Azul, cancelou todos os voos entre a Capital Catarinense e a Capital Gaúcha, esticando um voo de 55 minutos para três horas, obrigando os passageiros a irem até Campinas e de lá retornarem a Florianópolis ou Porto alegre. Um desserviço sem precedentes. A Azul deu, dessa forma, um passo atrás em sua suposta retomada da conectividade no Rio Grande do Sul, que ficou fechado por quase seis meses devido a enchentes devastadoras. Os novos voos de retomada conectam Porto Alegre a Campinas, Curitiba, Belo Horizonte e os aeroportos de São Paulo. A companhia também garante ligações entre cidades gaúchas, como Santa Maria e Uruguaiana. Só não se sabe até quando. Depois disso o CEO da Azul, John Rodgerson, que esteve presente no voo de retomada, vem com a bAlela sobre a importância da companhia na recuperação do aeroporto e da economia local. “Queremos voltar a operar com a potência que nossas rotas representavam para a Azul antes das enchentes. O estado é fundamental para nossa história”, declarou. Não é o que parece. A reabertura do Salgado Filho não é apenas para a Azul fazer propaganda, mas um marco para a economia do estado. Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, gestora do aeroporto, comemorou a volta das operações como uma vitória para todos os gaúchos, destacando a importância do turismo nesse processo de recuperação. A Azul Viagens também anunciou operações dedicadas que ocorrerão até janeiro, coincidindo com a alta temporada de turismo na Serra Gaúcha, oferecendo tarifas exclusivas e pacotes promocionais para atrair visitantes. Menos para os catarinenses. Vale lembrar que tudo isso é apenas marketing. Nenhuma companhia aérea está fazendo o trecho Florianópolis/Porto Alegre/Florianópolis.
De fato, a reabertura do aeroporto e eventos natalinos criam expectativa no comércio da Região das Hortênsias. Principalmente agora com a proximidade do fim de ano, realização de eventos natalinos e Feira Internacional de Turismo, o Festuris. Por conta disso, na capital gaúcha, o comércio da Região das Hortênsias começa a se preparar para receber uma grande quantidade de visitantes. O Sindilojas Região das Hortênsias realizou uma pesquisa junto a seus associados, em outubro de 2024, sobre a perspectiva para a temporada vindoura. Entre as perguntas da pesquisa, justamente o raio X da queda de faturamento em razão da catástrofe climática. No período das cheias, em que o aeroporto esteve fechado, houve queda de faturamento nas vendas, em relação ao mesmo período do ano anterior, para 85,7% das empresas varejistas. Registros: 38,5% teve queda de 41% a 60% no faturamento; 30,8% teve queda de 20% a 40% no faturamento; 23,1% teve queda de mais de 60% no faturamento; e 7,7% teve queda de 10% no faturamento. O aeroporto reaberto desde o dia 21 de outubro de 2024 e os eventos natalinos iniciando na região devem dar um “respiro” para o comércio local. Quanto à projeção de vendas para o período: 50% deverá manter o mesmo volume de vendas que no mesmo período no ano anterior; 42,9% projeta vender de 10% a 20% a mais que no ano anterior; e 7,1% deverá vender de 21% a 30% a mais que no ano anterior.
“O fim do ano sempre gera muita expectativa no comércio de nossa região, pois é embalado pelos eventos natalinos, aliado às férias. Toda a estrutura turística se prepara para este período, que é um dos mais importantes para a serra gaúcha, assim como a alta temporada no inverno, que neste ano foi drasticamente prejudicada devido à tragédia climática. Embora tenhamos passado por esta situação complexa, projetamos uma boa movimentação, o que está criando uma prospecção positiva no aumento do faturamento de vendas em 50% de nossos lojistas”, destaca o presidente do Sindilojas, Guido José Thiele. O momento é propício para contratações temporárias para poder atender toda a demanda vindoura, embora o lojista esteja com o pé no freio: 71,4% não irão contratar novos colaboradores para o período natalino; mas 21,4% irão contratar de 1 a 3 funcionários; e outros 7,1% pensam em contratar de 4 a 6 funcionários. Destes que irão contratar, 50% estima que as vagas possam se tornar fixas pós período natalino. Ainda entre as perguntas da pesquisa está o ticket médio estimado do cliente: 50% de R$ 301 a R$ 600; 28,6% de R$ 1001 a R$ 2000; 14,3% de R$ 100 a R$ 300; e 7,1% de R$ 2001 a R$ 5000. A fim de ampliar o faturamento, 78,6% das empresas estão planejando ações de promoção para o período. E 84,6% estão investindo em qualificação de equipe para bem receber o visitante.
TURISMO DE SAÚDE & BEM ESTAR
Em franca expansão em todo o mundo, o turismo de saúde e bem-estar terá espaço exclusivo nesta 36ª edição do Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado, com o ambiente Health and Wellness. O novo Espaço foi criado com a proposta de unir a medicina convencional com as práticas complementares, envolvendo a saúde física, mental, espiritual e social. Ali os participantes vão encontrar uma gama de produtos, serviços, consultorias e destinos. Ushuaia e El Calafate na Argentina serão destaques dentro deste novo espaço. Serão 16 marcas prospectando seus negócios neste ambiente. E uma das atrações interativas é a atividade de biodança marcada para o dia 8, às 18h, e que envolverá todo o público interessado. As viagens focadas na saúde física e mental não são nenhuma novidade, mas foram impulsionadas a partir da pandemia de Covid-19, e chegaram a movimentar mais de cinco trilhões de dólares em 2022, conforme o Global Wellness Institute. De acordo com estatísticas, este turista de bem-estar gasta cerca de 130% a mais que o turista convencional.
No mundo, os principais destinos na mente dos viajantes que buscam o bem-estar são Singapura, México, Costa Rica, Turquia, Tailândia, Índia e Malásia. No Brasil, São Paulo e Recife são os mais procurados para tratamentos de alto padrão, seguidos por Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba. De acordo com o Ministério do Turismo, os eventos de estética são os que mais impulsionam as viagens de negócios no país, atraindo inclusive pacientes estrangeiros, que buscam em solo brasileiro os procedimentos estéticos, especialmente pela boa reputação em cirurgias plásticas, sendo o Brasil o segundo mais procurado no mundo. Com curadoria de Jorge Kralik e patrocínio do Hospital Pompéia, o Palco Pompéia trará diversas discussões durante a Feira. Como preparar o destino ou empresa para receber esse segmento de turismo é um dos pontos que serão abordados. O turismo médico, as tendências, desafios e oportunidades no setor privado é a temática que será debatida em dois momentos no dia 8, à tarde. O assunto será abordado pela CEO do Pompéia Ecossistema de Saúde, Lara Vieira. Junto com ela estará a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, que levará um olhar sobre o turismo médico no setor público.
No dia 9, o curador do espaço holístico, Jorge Kralik, falará sobre turismo holístico na prevenção de doenças. Em seguida, Daiane Pocahy, Monalisa Optiz e Jorge Kralik irão falar sobre o Ecossistema de Saúde. Como viver 100 anos ou mais saudável é a abordagem que será conduzida por Paulo Sato e para fechar a programação do palco, Marcione Scheffer vai falar Saúde Mental e felicidade no trabalho. O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 marcas devem participar.
FESTURIS – ESPAÇO DE LUXO
Os turistas de alto poder aquisitivo buscam experiências autênticas, como imersões culturais e roteiros personalizados, que vão além do turismo convencional. Este viajante procura conforto, exclusividade e gastronomia de alta qualidade, por isso os destinos exóticos, resorts luxuosos e cruzeiros de luxo são cada vez mais procurados. De olho no crescimento exponencial deste segmento turístico, o mercado monitora as tendências para poder sempre oferecer ao cliente uma experiência única. E quem faz parte deste conjunto econômico e que pretende estar sempre um passo à frente costuma prospectar negócios dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo, que ocorre em Gramado de 7 a 10 de novembro, no Serra Park. “O expositor que investe no Festuris, ele busca o posicionamento da sua marca, ele tem uma estratégia inteligente, ele busca as agências de viagens especializadas e negocia com os gestores, ele busca o diferencial e hoje o Festuris é a Feira que entrega isso”, explica Kenia Jaeger, coordenadora do Espaço Luxury.
O ambiente reúne as principais marcas nacionais e internacionais de cada segmento do turismo de luxo e coloca frente a frente nas rodadas de negociações gestores com poder de decisão que chegam no evento com os agendamentos previamente determinados. É este formato que garante eficiência, otimização do tempo, direcionamento de negócios e conexões assertivas, tornando o Festuris a Feira mais efetiva em negócios das Américas. Além de toda parte de negociação, dentro do Luxury é oferecido uma programação exclusiva com dois happy hours, um de boas-vindas no dia 8, e um de encerramento no dia 9. “Esse é um momento de descontração, informal, mas importante para ampliar e aproximar os negociadores de uma forma mais leve”, pondera Kenia. A fase de agendamentos foi iniciada no dia 7 de outubro, e em 48 horas foram registrados 1.918 agendamentos no sistema. “Esse monitoramento, controle e contato direto com as agências para que os expositores tenham suas agendas 100% fechadas”, observa Kenia.
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) e a Xodó estarão presentes com seus associados. E conforme dados divulgados pela BLTA em parceria com o Senac SP, de 2021 para 2022 houve um crescimento de 32,1% na oferta hoteleira, no mesmo período os associados da BLTA registraram um aumento de 11,96% no faturamento, e o total de hóspedes cresceram 11%. O Espaço Luxury completa nove anos e celebra crescimento ano a ano. Na primeira edição eram sete marcas, entre eles o Castelo Saint Andrews que faz parte do ambiente de alto padrão desde o início. Na edição passada a área exclusiva reuniu 140 marcas nacionais e internacionais do mercado alto padrão e para este ano, entre as marcas presentes, 12% delas estarão pela primeira vez dentro do ambiente de luxo do Festuris, seis delas são de Dubai. Neste ano, o maior espaço estará ocupado pelo Visit Portugal que vem à Gramado com suas sete regiões representadas, além de importantes marcas da iniciativa privada. A companhia aérea oficial do Espaço Luxury é a Tap Air Portugal.
CHOCOBUS BROCKER TURISMO
A Brocker Turismo está trazendo uma novidade irresistível para a Serra Gaúcha: o Chocobus – Uma viagem pelo mundo do chocolate. Com lançamento previsto para o dia 1º de novembro, esse passeio temático oferece uma experiência imersiva e mágica, perfeita para quem deseja mergulhar no universo do chocolate artesanal que faz de Gramado a Capital Nacional do Chocolate Caseiro. “Gramado é um lugar que respira chocolate, e o Chocobus foi criado para celebrar essa tradição de uma forma que mistura arte, cultura e, claro, muito sabor!”, explica Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker. No passeio, os passageiros terão a chance de fazer visitas exclusivas às fábricas, duas das mais tradicionais marcas de chocolate da região. Além de acompanhar o processo de produção artesanal, os participantes poderão criar suas próprias ramas de chocolate, uma experiência exclusiva do Chocobus. A mágica dessa viagem não para por aí. O Chocobus é conduzido pelo carismático Cau e sua divertida turma de amigos, os Nibs, parte da Chocoturma – personagens criados para tornar o passeio ainda mais lúdico e interativo, encantando adultos e crianças. Juntos, eles guiarão os passageiros em uma jornada pela história e pelo mundo do chocolate, com direito a muitas risadas e descobertas. “O passeio une passado, presente e futuro, sempre com muito respeito pela tradição do chocolate caseiro de Gramado e Canela”, comenta Adriane. O passeio acontecerá nas segundas, sextas e sábados à tarde, com saídas de Gramado e Canela. A expectativa é que, no primeiro ano de operação, o Chocobus receba cerca de 7 mil passageiros. Os ingressos já estão à venda AQUI.
BELLA DA SEMANA – CAMYLLY ARAUJO
Vocês pediram ansiosamente e nossa “bombshell” vem aí com a última parte deste ensaio nu delicioso que vai deixar saudades… A loiraça curitibana Camilly Araújo de 21 anos posou nua pela primeira vez para as lentes de uma revista masculina e se entregou totalmente (sem pudores)! Ela conquistou os assinantes do Bella da Semana que já estavam com saudades pedindo para ver muito mais da beldade: seios turbinados, tatuagem de coração no bumbum e um olhar arrebatador fazem dela uma musa inesquecível… Veja TUDO e delicie-se! Nossa live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. A última parte do ensaio sensual exclusivo com Camilly Araújo nua no Bella da Semana já está no ar. Loira, morena, ruiva, negra, ninfeta, natural, siliconada ou sarada. Tenha um universo de beldades exclusivamente para você. Assine agora!