Flybondi eleva sua capacidade em 13% durante a temporada de verão
De olho no verão catarinense e brasileiro, a Flybondi, maior companhia aérea privada da Argentina, anunciou a incorporação de mais duas aeronaves Boeing 737-800 NG em modelo wet lease, para elevar sua capacidade em 13% durante a temporada de verão. As novas aeronaves estarão em operação de agora até março de 2025, com possibilidade de retorno para o próximo verão. Esta medida visa fortalecer a oferta de voos, aumentando frequências e potencialmente expandindo para novos destinos. A modalidade de wet lease, inédita na Argentina, permite alugar aeronaves com tripulação, manutenção e seguro inclusos. Mauricio Sana, CEO da Flybondi, destacou a relevância da iniciativa, mencionando que ela representa um marco histórico para o setor aéreo argentino e que “resultará em maior conectividade e novas oportunidades de desenvolvimento e emprego”. A empresa, que iniciou operações em 2018 e já transportou mais de 12 milhões de passageiros, conta atualmente com uma frota de 15 aviões e opera em 19 destinos domésticos e três internacionais no Brasil. Para quem quer ir para Buenos aires/El Calafate/Ushuaia também está uma barbada. Com R$ 3.100,00 você vai e volta. É só escolher o hotel. Procure a Brasileiros em Ushuaia clicando no baner abaixo.
VOA BRASIL?
Como o atual desgoverno não tem qualquer credibilidade e o brasileiro não tem dinheiro algum, principalmente o aposentado que recebe uma verdadeira merreca, o Voa Brasil não decola mesmo, tanto que o dito programa sequer atinge 1% da meta de passagens aéreas para aposentados, isto é, quase 16 mil passagens foram reservadas para todos os estados brasileiros desde o início do programa que custou um tempão para começar. Voltado para democratizar o acesso a viagens aéreas, o programa oferece bilhetes de até R$ 200 por trecho exclusivamente para aposentados que não voaram nos últimos 12 meses, sem utilizar recursos públicos diretos, com a participação de companhias aéreas que disponibilizam assentos ociosos. Para adquirir os bilhetes, os interessados devem se cadastrar na plataforma digital do Voa Brasil, onde têm acesso às passagens e são redirecionados ao site da companhia aérea para realizar a compra com segurança. A demanda é mais expressiva nas regiões Sudeste e Nordeste, responsáveis por 44% e 40% das reservas, respectivamente. Entre os destinos preferidos, São Paulo lidera com 4.559 reservas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 1.464, e Fortaleza, com 1.290 passagens. Reservar é uma coisa, ir é outra, a começar pelos preços dos lanches nos aeroportos, descolamentos, hotéis, diversões… Que aposentado conseguirá essa verdadeira façanha? Toda a grana do brasileiro está bancando, de fato, as viagens da esbanja e sua mala sem alça, pelo mundo afora.
RESTAURANTES DA BOA LEMBRANÇA
Durante Assembleia Geral Ordinária realizada no Congresso Anual da Boa Lembrança, em Campos do Jordão (SP), a diretoria da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) foi reeleita de forma unânime para o biênio 2025/2026. Pedro Geraldo Paranhos Hoffmann, do restaurante Peppo Cucina, em Porto Alegre (RS), foi reconduzido à presidência da entidade, tendo como vice-presidente Pedro Andreis, do Nonno Mio, em Gramado (RS). A diretoria eleita também conta com Alexandre Merino Favero, do Sharin, em Porto Alegre (RS), como primeiro tesoureiro, e Pedro Luiz Da Silva Rodrigues, do Bartrô Restaurante e Bistrô, em Rio das Ostras (RJ), como segundo tesoureiro. Além disso, integram o conselho fiscal Altemir Pessali, da Trattoria Primo Camillo, em Garibaldi (RS), Jaime José De Barcelos, do Ostradamus, em Florianópolis (SC), e Rosa Eufrásio Chaves Nunes, do Restaurante Cabana do Lago, em Palmas (TO). A assembleia registrou uma participação recorde, com mais de 60 dos 83 associados presentes. Fundada em 1994, a Associação representa atualmente um grupo exclusivo de 83 restaurantes que valorizam a excelência e a qualidade nos serviços, e primam pela boa mesa promovendo a diversidade e riqueza gastronômica. Ao longo dos anos, mais de 2 milhões de cerâmicas foram produzidas e cada uma delas conta uma história única. Nessa experiência, os clientes apreciam uma refeição incrível e levam para casa uma lembrança inesquecível: uma cerâmica pintada à mão, com um design personalizado alusivo a receita de cada prato.
HOMENAGENS – SESSÃO SOLENE
O FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado, em sua 36ª edição, que acontecerá entre os dias 7 a 10 de novembro, tem a honra de convidar para a Abertura Oficial, que será realizada no dia 7 de novembro de 2024, quinta-feira, às 19h30, no Palácio dos Festivais, em Gramado, tem sua prévia a homenagem a dois gigantes do turismo nacional e internacional. O argentino Guilherme Alcorta, CEO do Panrotas, reconhecidamente o mais importante portal de informações do trade para o trade e, Guilherme Paulus, fundador da CVC e CEO do Castelo Saint Andrews em Gramado. O evento acontecerá no Plenário Julio Floriano Petersen, às 18 horas . Sem dúvidas o Plenário da Câmara dos Vereados estará lotada.
ÁRVORE DA INTEGRAÇÃO
A propósito, essas não serão as únicas homenagens. De fato, construir um mundo mais sustentável, diverso e inclusivo estão entre os propósitos da Localiza & Co, de Minas Gerais. A empresa é a homenageada no Projeto Árvore da Integração do 36º Festuris. Um representante da empresa plantará uma muda de araucária no pátio do Serra Park, local do evento. O Projeto Árvore da Integração foi lançado em 2015, proposta inspirada no Fórum Ibero-americano de Periodistas de Turismo. A iniciativa veio ao encontro do trabalho realizado pelo Festuris envolvendo o meio ambiente. A ação tem como vértice, lançar um olhar sobre as boas iniciativas públicas e privadas de sustentabilidade, que têm contribuído para o desenvolvimento do turismo em seus destinos. A sustentabilidade está totalmente integrada ao planejamento estratégico do grupo, que investe cada vez mais em projetos e iniciativas nas áreas ambiental, social e de governança. Entre as ações desenvolvidas estão a implementação do programa de segurança no trânsito; criação do Programa de Diversidade e Inclusão; ampliação do consumo de energia limpa nas filiais, gestão de resíduos gerados na manutenção de veículos e redução do uso de água através de lavagem a seco; e redução de emissões de veículos através do uso do etanol e neutralização de emissões remanescentes.
MEETING FESTURIS
Falando nisso, O palco de conteúdo do Meeting neste 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo, está imperdível. Serão duas manhãs intensas diante de importantes nomes que falarão sobre turismo, superação, empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, negócios e gestão pública, além de personalidades que são grandes ícones e que irão compartilhar conhecimentos e experiências. Um dos encontros mais aguardados pelo público credenciado para o Meeting Festuris é com o apresentador do programa Jogo Aberto da Band e campeão mundial com a seleção brasileira em 2002, Denilson de Oliveira. O ex-jogador também apresenta o Podcast Denilson Show e é conhecido por bordões como “moiô papai” e “bora com tudo”. O bate-papo será inspirador, norteado pela trajetória nos gramados e nos negócios. Quem não lembra daquele lance onde Denilson era perseguido por quatro defensores da Turquia na Copa do Mundo de 2002? Desta vez ele será marcado no palco do Festuris pela dupla Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi. O bate papo será na manhã de sábado, dia 9, às 9h. No encontro, Denilson contará histórias sobre sua carreira, as lutas e superações que foram ingredientes fundamentais para se tornar um dos comunicadores mais respeitados do mercado brasileiro, tanto na tradicional televisão ou no digital. Os profissionais do trade turístico e da imprensa, gestores públicos, estudantes e a sociedade em geral estão convidados a participarem do Meeting. O valor do passaporte é R$ 349 e, além do conteúdo programático deste palco, a credencial garante acesso total à feira de negócios. Para os agentes de viagens, o valor de inscrição é R$ 190 + R$ 20 de transporte solidário. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER. Os demais palestrantes e temas do Meeting são: Vinicius Lummertz – “O que os setores que compõem a economia do turismo podem fazer pelo Brasil”; Michel Couto – “Inovação social e turismo – novas luzes para o turismo”; Alexandre Sampaio e Petrus Ravazzano – “Turismo em movimento – O esporte como oportunidade para o mercado de viagens”; Luciana Lobo – “DNA ESG e o sabor de mudar o mundo! Case de sucesso da Dengo Chocolates”; Luciano Fernandes – “Crise econômica empresarial: tributação é mesmo meu problema?”; Marcus Rossi – “Inovação humanizada: construindo o futuro com propósito”; Beth Wada – “Hospitalidade regenerativa e o novo olhar para os anfitriões”; Fabrício Carpinejar – “Inteligência natural: A potência da sensibilidade”.
ANGENTINA VISION NO FESTURIS
Logicamente que a Argentina estará presente mais uma vez no Festuris. Falando nisso, você já conhece a Península Valdés, santuário natural na Patagônia e Patrimônio Mundial da UNESCO na Argentina? A Argentina Vision, pioneira de Península Valdés e que está sempre desenvolvendo novas experiências turísticas sob medida para cada um de seus clientes, estará presente na Festuris 2024 no stand da Argentina com a representação da brasileira Cristiane Cavalli, que mora em Ushuaia e já tem três filhas fueguinas. Uma mais linda do que a outra. Tuca, Bela e Juju. A empresa oferece serviços turísticos focados em gerar vivencias inesquecíveis, para todos os tipos de pessoas e necessidades, com o privilégio de visitar e percorrer diversos pontos da Península Valdés com a segurança de ter a companhia de uma empresa com ótimo respaldo. Não deixe de conhecer todos os segmentos da Argentina Vision no Festuris.
A maior Agência de Turismo do Mundo de Brasileiros fora do Brasil, a Brasileiros em Ushuaia, que já levou centenas de milhares de brasileiros a Ushuaia e El Calafate, também estará no Festuris mostrando todas as suas novidades, inclusive o belíssimo Park Austral, única estação invernal de brasileiros no exterior, com pistas de esqui nórdico, 4×4, quadriciclos, huskyes siberianos para nos acompanharem nas caminhadas, super restaurante que tem desde o famoso Cordero Fueguino a famosa feijoada bralileira, preparada pelo chef Pablo das Neves, também brasileiro, e inúmeras atrações. Vale a pena visitar o estande deles no Festuris e conferir as promoções do inverno 2025 na Patagônia Fantástica Argentina.
AEROPORTO DE CANELA
O Aeroporto de Canela deu um importante passo em direção à modernização e expansão de suas operações. A Brocker Turismo acompanhou na última quarta-feira (30) as obras no local e celebrou essa conquista para a região. Durante a visita, as autoridades e empresários convidados puderam conferir as obras em andamento, que visam não apenas melhorar a infraestrutura do aeroporto, mas também fomentar o turismo na Serra Gaúcha. As melhorias incluem a ampliação da pista, que passará de 17 metros para 30 metros de largura, permitindo maior segurança e capacidade para a operação de aeronaves de maior porte. Além disso, será implantado o sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), uma ajuda visual à navegação aérea que proporcionará maior precisão nas aproximações, especialmente em condições climáticas adversas. Outra etapa significativa do projeto é a construção de um pátio amplo, que permitirá o estacionamento de um maior número de aeronaves por hora, aumentando a eficiência das operações e melhorando a experiência dos passageiros. Juntamente com isso, o terminal de passageiros passará por uma reforma completa, garantindo mais conforto e modernidade, com áreas de espera mais amplas, serviços aprimorados e um ambiente acolhedor para os visitantes.
“Em 30 dias teremos a entrega desta primeira etapa de alargamento e do PAPI funcionando, aguardando apenas a homologação dos órgãos competentes. A segunda fase já estamos pensando também, com um terminal provisório para os passageiros, com balizamento noturno e a extensão da pista em mais alguns metros. E esperamos que o trade e as companhias aéreas comecem a vender suas passagens para o Aeroporto de Canela”, explica o presidente da Infraero Rogério Barzellay. De acordo com Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker, o papel do aeroporto será de fortalecimento do turismo. “A Brocker, enquanto um hub de serviços turísticos para a Serra Gaúcha, está muito atenta a esta importante obra, que vai proporcionar a chegada de mais visitantes em Gramado e Canela e toda região, seja para o turismo de lazer ou eventos. Estou muito entusiasmada com esse momento especial”, declarou. A presença do Ministério da Reconstrução, na pessoa de Milton Zuanazzi, reforça a importância do projeto, que almeja um impacto positivo na economia local. Também acompanharam a apresentação das obras Odone Bizz, diretor da Infraero e diretor do Aeroporto de Canela, e ainda representantes do Festuris e do Convention Bureau da Região das Hortênsias.
TURISMO RURAL
Quem quem saber de muvuca quando o no verão Santa Catarina estará lotada de turistas nacionais e internacionais na beira da praia? Pois então, o turismo rural é a bola da vez mais uma vez. Com mais de 30 anos de história, o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo oferece uma imersão nas tradições do campo e se adapta às novas demandas do turismo rural na Serra Catarinense. Já pensou em deixar a correria da cidade para se aventurar no campo e desacelerar a mente? Na Serra Catarinense, o Turismo Rural tem encantado cada vez mais os visitantes, surgindo como uma forma de reconectar as pessoas com as raízes da vida no campo e melhorar sua conexão com a natureza. Atualmente, essa forma de turismo é uma das alternativas mais buscadas pelos turistas que, além de conhecer mais sobre a cultura dos catarinenses, também podem apreciar o melhor da gastronomia e das tradições locais. Inclusive, as atividades turísticas rurais começaram a se desenvolver em Lages – cidade que foi batizada como a Capital Nacional do Turismo Rural. Com o surgimento das primeiras propriedades focadas em receber os turistas, entre as décadas de 80 e 90, a região se transformou em um destino muito procurado por quem busca tranquilidade. Nesse cenário surgiu o Boqueirão Hotel Fazenda, que inicialmente recebia os visitantes com menos formalidade e hoje é uma referência nesse tipo de hospedagem. O hotel foi criado em 1990 e hoje, com mais de 30 anos de tradição, ainda preserva suas raízes, oferecendo experiências que incluem cavalgadas, trilhas e o conforto de um fogão a lenha, sem abrir mão de se adaptar às novas demandas do turismo contemporâneo.
O Turismo Rural vai além de um lugar bonito, que proporciona descanso e lazer. Ele proporciona uma experiência autêntica, convidando os visitantes a se conectarem com a natureza e a cultura local de uma região – por isso engloba diversas atividades que podem ser realizadas em propriedades rurais, como fazendas, sítios e chácaras. Entre elas estão trilhas ecológicas, cavalgadas, pesca, ordenha, colheita de frutas e hortaliças, além de apreciar pratos típicos da região preparados com ingredientes frescos e produzidos localmente. Muitas propriedades oferecem também oficinas de artesanato e outras atividades que permitem aos turistas aprender sobre as técnicas e os saberes tradicionais da comunidade. O Turismo Rural também desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, gerando renda para comunidades rurais, preservando tradições e incentivando a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis vindos da agricultura familiar.
Além da Serra Catarinense, existem outras regiões que oferecem esse tipo de turismo pelo estado – até mesmo em Florianópolis é possível ter uma vivência como essa. Entre as experiências mais conhecidas estão a Rota do Vinho e a Rota das Cachoeiras e o Vale do Contestado (Fraiburgo – a Terra da Maçã), no Oeste. O Roteiro Caminhos da Querência também é muito procurado entre os turistas na Serra, assim como a Rota da Coxilha Rica, em Lages – ela oferece uma experiência única aos visitantes, combinando belas paisagens com trilhas emocionantes, passeios à cavalo, entre outras atividades. Com o crescimento do Turismo Rural em Santa Catarina, muitas mudanças surgiram e, para garantir que os visitantes tenham uma ótima experiência, também é necessário que as propriedades e os profissionais do setor se atualizem de forma contínua para acompanhar essas transformações – e é o que o Boqueirão Hotel Fazenda tem feito ao longo dos anos. O Boqueirão Hotel Fazenda fica em Lages, a Princesa da Serra, e está instalado em uma área de quase 10 milhões de metros quadrados, pertencentes à Família Gamborgi desde 1896. O hotel foi criado oficialmente em 1990, mas anos antes, os proprietários Rogério e Adriana já recebiam visitantes em uma pequena casa – que se transformou em um empreendimento com 39 unidades entre cabanas e suítes, mas sem perder a essência e o gostinho de uma clássica fazenda. Há 34 anos, o estabelecimento vem se aprimorando e se adaptando às necessidades e demandas do turismo catarinense, oferecendo uma experiência única aos visitantes.
Os hábitos campeiros, a culinária tradicional e as atividades presentes em uma fazenda continuam em pleno funcionamento, oferecendo conforto e uma conexão próxima com a natureza. Destaque para o projeto Boqueirão Sustentável, com coleta seletiva de resíduos; trilhas ecológicas com identificação de flora e fauna; hortas e plantações para consumo no hotel, além de painéis solares que suprem grande parte da demanda de energia do Boqueirão. Em seus espaços também há a criação e reprodução de gado e cavalos, que podem ser vistos pelos hóspedes. Inclusive, o hotel está situado em uma área de recarga do Aquífero Guarani e grande parte da água usada em sua estrutura – piscinas, torneiras, ofurôs e chuveiros – é proveniente de fontes hidrominerais. Os poços tubulares captam a água subterrânea a uma profundidade média de 180 metros. Além disso, outros poços fornecem a água para a indústria de engarrafamento Vitale, anexa à propriedade, que a distribui e comercializa para toda a região sul do país com as marcas Puris e Boreal.
Na grande Florianópolis às honras da casa ficam por conta do espetacular e cinematográfico Água de Palmas Resort, na Praia de Palmas em Governador Censo Ramos. O Águas de Palmas Resort oferece uma estrutura completa entre o mar e a montanha para que você desfrute o melhor, seja em suas férias ou em seus eventos. São 240 mil metros quadrados de área em meio à natureza, com todas as opções que você precisa para viver os melhores momentos: completo parque aquático, um quiosque na praia com cadeira, guarda-sol e atendimento de bar a beira mar, além de excepcionais opções gastronômicas dentro do complexo. Também passou por mais um grande upgrade e está com uma super cozinha ultra moderna além de piscinas aquecidas. Vale informar que Governador Celso Ramos é uma das oito cidades do Brasil certificadas pelo Programa Bandeira Azul, nível máximo em termos ambientais e qualidade para banho. A linda região oferece, além de belíssimas praias, muitas outras atrações turísticas.
NOVO TURISTA & TURISMO
Cabe ressaltar que após a pandemia, não só o turista, mas o turismo passou e passa por profundas mudanças, impulsionadas por avanços tecnológicos e novas prioridades dos consumidores. Segundo artigo de Rafael Costa, superintendente de e-commerce na Allianz Travel Brasil, o perfil do viajante moderno evoluiu para um turista mais consciente, conectado e exigente, que valoriza experiências imersivas e sustentáveis. Com isso, destinos e empresas de turismo estão se adaptando para oferecer viagens que atendam a essas expectativas e proporcionem experiências memoráveis. Uma das tendências marcantes identificadas é a busca por autenticidade. Hoje, os viajantes buscam uma imersão nas culturas locais, indo além dos pontos turísticos tradicionais para vivenciar a gastronomia, história e costumes das comunidades que visitam. Costa explica que “as experiências têm se tornado o verdadeiro atrativo da viagem”, destacando o “turismo experiencial”, em que o foco está nas vivências autênticas proporcionadas pelo destino. A sustentabilidade, conforme aponta Costa, também ganhou protagonismo, com turistas cada vez mais conscientes do impacto ambiental e social de suas viagens. Muitos optam por hospedagens eco-friendly e destinos que promovam o ecoturismo. “O turismo sustentável se fortalece como uma tendência para aqueles que desejam deixar um impacto positivo”, observa Costa, mencionando o aumento de opções de hospedagem com práticas ecológicas, como a redução de plásticos e o uso de energia renovável.
A pandemia também acelerou o “workation” — uma mistura de trabalho e férias. Com mais flexibilidade para trabalhar de qualquer lugar, muitos profissionais combinam lazer e trabalho, criando uma nova demanda por destinos que ofereçam infraestrutura de trabalho remoto, como Wi-Fi de qualidade e espaços de coworking. “O trabalho remoto redefiniu o conceito de viagem, expandindo possibilidades para viajantes que querem unir negócios e prazer”, afirmam especialistas. “O perfil do viajante moderno está em constante evolução, e as tendências apontam para um turismo mais consciente, personalizado e tecnológico. À medida que as preferências dos turistas mudam, destinos e empresas do setor precisam se adaptar para oferecer experiências que atendam às novas expectativas, promovendo viagens mais seguras, sustentáveis e ao mesmo tempo memoráveis”.
BELLA DA SEMANA – SARA KRISLEY
Temos o prazer de apresentar a Sara Krisley, a famosa Bella da Semana com a tatuagem na bunda que vocês estavam ansiosos para conhecer! Com apenas 1,55 de altura, bumbum GG (ostentando uma tatuagem extremamente sexy), cintura fininha e muita simpatia, Sara Krisley (relembre a live aqui)vem lá da Bahia para mostrar que “é nos pequenos frascos que estão os temperos mais apimentados”. Você terá o prazer de apreciar essa beldade posando nua pela primeira vez para uma revista masculina! Não deixe de experimentar esse dendê…Loira, morena, ruiva, negra, ninfeta, natural, siliconada ou sarada. Tenha um universo de beldades exclusivamente para você. Assine agora! Veja TUDO e delicie-se! Nossa live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade.
O verão será argentino no Brasil com a desvalorização do real em relação ao peso. Aeroporto de Ezeiza/Buenos aires - Foto: Jefferson Severino
Com o governo de direita na Argentina, o peso argentino se valoriza e o real despenca. Por conta disso teremos mais uma vez a famosa e vem vida invasão de argentinos. A Decolar já revela um aumento de 140% na procura de turistas argentinos por destinos brasileiros no segundo semestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo a empresa, o Brasil é o principal destino internacional dos argentinos, destacando cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió, Porto de Galinhas e Natal entre as favoritas. O crescimento é estimulado pelo câmbio favorável, proximidade geográfica e variedade de atrações turísticas, tornando o Brasil financeiramente atraente para os argentinos. O Brasil já é o destino mais procurado pelos argentinos para as férias de janeiro e fevereiro de 2025, representando 50% das preferências entre os destinos internacionais segundo a operadora. Para as férias de 2025, o Rio de Janeiro lidera com 40% das buscas de turistas argentinos, seguido por Florianópolis, Natal, Maceió e Recife. Este aumento na demanda representa uma oportunidade econômica significativa, especialmente para o setor de turismo brasileiro. O fluxo crescente de turistas argentinos contribui para a geração de emprego e renda nas regiões mais visitadas, fortalecendo o setor. A Decolar também facilita o acesso dos argentinos a pacotes turísticos para o Brasil com tarifas competitivas e condições de pagamento facilitadas, incluindo a possibilidade de parcelamento. A empresa investe em soluções para garantir preços acessíveis, tanto em pesos quanto em dólares, atendendo ao perfil de consumo do público argentino.
FERIADÕES PROLONGADOS
Vem aí o último feriadão prolongado de 2024 antes das festas do final do ano e, por conta disso o Kayak divulgou um levantamento sobre os destinos mais buscados e os que apresentaram maiores reduções nos preços médios das passagens. O feriado de 15 de novembro, que cai numa sexta-feira, pode ser emendado com o de 20 de novembro, proporcionando uma oportunidade para viagens de descanso ou trabalho remoto. O ranking do Kayak mostra que, entre os destinos nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife lideram as buscas para o período, o que não significa compra efetivada. A violência assustadora no Rio de Janeiro e São Paulo promoveram quedas nos preços médios em comparação ao ano passado. Só o Rio de Janeiro destacou-se com uma redução de 40% nos preços. Eu mesmo nem de graça vou para a nossa Faixa de Gaza. Já os destinos internacionais, Buenos Aires e Miami mantêm-se entre os mais procurados.
NOVEMBRO NAS CATARATAS
O mês de novembro no Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, terá programações ampliadas durante os feriados e muitas atrações de conexão com a natureza, permitindo que os visitantes desfrutem ainda mais as belezas desse Patrimônio Mundial Natural. Além disso, novembro também é o mês oficial do #CataratasDay, celebração do título de Maravilha Mundial da Natureza, que neste ano será comemorado no domingo, dia 10 de novembro. Para atender melhor e com mais comodidade os turistas e moradores que o visitam, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo durante os três feriados nacionais deste mês. Confira a programação: Proclamação da República (15 a 17 de novembro, das 8h às 16h); e Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro, das 8h às 16h). Além de admirar-se pelas Cataratas do Iguaçu, quem visita o Parque Nacional do Iguaçu agora tem a oportunidade de realizar diversos passeios imersivos na floresta da Mata Atlântica, com acessos já inclusos no ingresso de entrada. O Caminho das Bananeiras (1,3km) e o Caminho do Poço Preto (9km), perfeitos para caminhadas ou passeios de bike ao ar livre, estão abertos diariamente para os visitantes do parque se conectarem com esse Patrimônio Mundial Natural.
#CATARATA DAY
O Cataratas Day 2024 será celebrado no domingo, dia 10 de novembro, com gratuidade para os moradores de Foz do Iguaçu e demais cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu, mediante a comprovação de residência. Além da gratuidade para os moradores, o parque também abrirá uma hora mais cedo nesse dia e contará com uma programação repleta de atividades especiais, incluindo feirinha de produtores locais, apresentações artísticas, plaquinhas de selfie e muito mais. Confira a programação de novembro completa AQUI. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente, no SITE OFICIAL, com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas. Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.
LOW COST AZUL
“Pequenos sinais” nos dão conta que as coisas não estão indo bem. Começam com cancelamento de vos, cancelamento de rotas, cobrança de despachos de bagagens e agora, a última novidade da Azul Companhia Aérea, é a venda de serviços de bordo, isto é, irá vender bebidas alcoólicas e comidas quentes. É, de fato, uma low cost que cobra caro demais por suas passagens aéreas. Durante a 20ª edição do ALTA AGM & Airline Leaders Forum, em Nassau (Bahamas), o CEO da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, disse que a empresa está passando por uma “reestruturação” e confirmou os rumores do sistema de venda a bordo ressaltando que é difícil oferecer apenas os snacks à vontade. O que não significa que eles, símbolo da marca, deixarão de existir. Segundo o CEO: “O custo das balinhas subiu cinco vezes e tivemos que retirar do serviço por um tempo”, mas completou dizendo que o serviço já está de volta. Pra mim nem precisava. Marcas e preços ainda não foram revelados pela empresa, mas a certeza que temos é que os preços estarão nas alturas. Vale ressaltar que os voos Florianópolis/Porto Alegre/Florianópolis foram cancelados. Agora, os catarinenses e gaúchos precisam decolar até Vira Copos (Campinas) e de lá voltar até POA e Floripa. Dessa forma, mais rápido, fácil e barato, ir de carro.
MERCADO MUNDIAL
Não é à toa que o Brasil, com como o seu tamanho, ainda ocupa o quarto mercado na aviação mundial, representando apenas 1,2% do mercado mundial de aviação. Os dados foram divulgados pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) indicam que a recuperação do número de passageiros em voos para dentro do país, no período pós-pandemia, segue o mesmo ritmo. Quer dizer, o desgoverno federal não fez absolutamente nada, muito pelo contrário, só atrapalha, desestimulando as viagens domésticas, não gerando políticas que estimulem o investimento tanto público como privado, taxando cada vez mais. Portanto, gerando dificuldades para vender facilidades. Cabe ressaltar que a demanda global cresceu em média 5,6%. Segundo a Iata, até julho passado foram transportados 44 milhões de passageiros. O mercado mundial de aviação é um setor em constante evolução, impulsionado pela globalização, crescimento econômico e demanda por viagens. Aqui estão alguns pontos-chaves sobre o mercado: Crescimento sustentável: Expectativa de aumento de 4-5% ao ano até 2030; Aviação elétrica e híbrida: Desenvolvimento de aeronaves mais eficientes e ecológicas; Digitalização: Implementação de tecnologias como check-in online, bagagem inteligente e realidade aumentada; Conectividade: Aumento da oferta de Wi-Fi a bordo. Neste quesito estão na frente a American Airlines, Delta, United, Emirates, Lufthansa e os aeroportos de Atlanta, Beijing, Dubai, Heathrow, Tokyo. Segundo a Boing, a previsão é de 39.000 aeronaves comerciais deverão estar em serviço até 2030, ressaltando que 11% do PIB global vem do turismo, segundo a OMT.
4.600 VOOS DIÁRIOS
Falando nisso, a United Airlines iniciou sua maior programação de inverno, com quase 4.600 voos diários durante a alta temporada. Após um verão movimentado, com 48 milhões de passageiros, a companhia responde à crescente demanda internacional e doméstica, especialmente para destinos de esqui e regiões de clima quente, adicionando voos em mais de 140 aeroportos dos EUA. A temporada de inverno da United inclui o lançamento de voos entre Newark/Nova York e Marraquexe, Marrocos, em 24 de outubro, e a partir de 27 de outubro, será a única aérea dos EUA com voos para Cebu, nas Filipinas, via Tóquio/Narita. Novas rotas também incluem voos diretos para Medellín, Colômbia, de Houston, e para Dominica de Newark/Nova York, consolidando a expansão histórica da United na América Latina e no Caribe. Com foco na África, a United passará a operar o único voo direto dos EUA para Marraquexe e aumentará as frequências de Washington D.C. para Accra e Lagos. Na Europa, a empresa ampliará voos para destinos como Itália, Espanha, Portugal e Grécia durante o inverno, incluindo rotas estendidas de Milão, Roma e Madrid até o final de 2024, além de voos diários de Washington Dulles para Lisboa até janeiro de 2025. No último dia 27 de outubro, a United começou sua rota para Cebu, nas Filipinas, oferecendo conexões de uma escala a partir de cinco hubs nos EUA. A expansão no Pacífico inclui um segundo voo diário entre São Francisco e Seul e mais voos de Los Angeles para Hong Kong e Xangai.
AMÉRICA LATINA
Somente na América Latina, a United projeta um crescimento de quase 10% neste inverno, com novas rotas para Medellín e Monterrey, México, além de ampliar voos para o Caribe, com destinos como St. Kitts e Bermudas. A programação doméstica de janeiro a março de 2025 será recorde, com aumento de 13% nos assentos para destinos de clima quente como Phoenix e Palm Springs. A companhia introduz voos diretos de Washington/Dulles para Salt Lake City e Palm Springs, além de 20 partidas adicionais para a Flórida e rotas populares de esqui, incluindo destinos como Aspen e Mammoth, operadas com aeronaves maiores. A United ainda ampliará serviços para Jackson Hole, WY, e Telluride, CO, entre outros, durante a alta temporada de inverno. Os bilhetes para a programação de inverno já estão disponíveis no site e aplicativo da United.
ZURICH AIRPORT BRASIL
A Zurich Airport Brasil – concessionária que administra os aeroportos de Florianópolis, Macaé, Natal e Vitória – tem uma nova Diretora de Operações. Artemis Papanika está à frente da área desde o início deste mês. A executiva é grega, mas construiu boa parte da carreira na Suíça. Ao longo de sua trajetória profissional, Artemis esteve à frente de equipes no desenvolvimento de projetos focados em excelência operacional, com destaque para atuação na Swissport, onde ocupou o cargo de Vice-presidente de Planejamento e Gestão de Recursos. Ela tem especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Economia e Negócios de Atenas e certificações na área digital pela IMD Business School. “Estou entusiasmada em fazer parte dessa equipe excepcional que levou os aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil a padrões tão elevados. Espero contribuir para esse sucesso e melhorar ainda mais a reputação dos melhores e mais sustentáveis aeroportos do país. É uma oportunidade única de causar impacto real em um mercado tão amplo e dinâmico como o Brasil”, afirma Artemis. Artemis será responsável pela operação dos quatro aeroportos 100% administrados pela Zurich Airport Brasil, que movimentam juntos quase 10 milhões de passageiros por ano. A base da executiva será na matriz da empresa aqui em Florianópolis.
CASTELO SAINT ANDREWS
Eliana Ribeiro de Souza, formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing pela Universidade Federal do Ceará, é a nova gerente geral do Castelo Saint Andrews traz. Em seu currículo cargos de comando em grandes bandeiras do setor, como Accor, Holiday Inn, Blue Tree Hotels e Atlantica Hospitality International. Agora, todo o conhecimento acumulado em cada capítulo de sua trajetória está a serviço de um novo desafio: a hotelaria de luxo. Sua chegada coincidiu com diversas iniciativas do hotel para ajustar a operação diante da perspectiva de retomada do movimento. “Estamos muito otimistas com a recuperação do turismo em Gramado após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre”, diz Eliana. Com a pista para pousos e decolagens fechada desde o início de maio, o terminal aéreo da capital gaúcha volta a operar em 21 de outubro. Para tornar o Castelo Saint Andrews ainda mais atraente, foi criada uma condição especial de hospedagem com desconto de 25% sobre o preço regular, válida até 30 de novembro. A oferta coincide com o início de uma das mais aguardadas atrações de Gramado, o Natal Luz.
“Acredito que o Natal Luz deste ano será o melhor de todos os tempos. Estamos preparados para oferecer aos nossos hóspedes um atendimento impecável e experiências marcantes que farão da estada no Castelo Saint Andrews algo inesquecível”, afirma Eliana. Além do Natal Luz em Gramado, o turismo do Rio Grande do Sul vem ganhando impulso graças a um emprenho significativo do poder público. Entre as atividades que o hotel oferece, destaque para jantares harmonizados com participação de marcas de bebidas premium e a programação Wine Experience, que promove degustações na Adega do Castelo Saint Andrews conduzidas por renomados produtores de vinho do Rio Grande do Sul. “Esses encontros fortalecem nosso vínculo com um dos maiores símbolos da região, que é a cultura do vinho, tão enraizada na Serra Gaúcha”, afirma. A gerente também já intensificou o relacionamento do Castelo Saint Andrews com a comunidade local e com atores importantes do turismo regional, caso do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau e de outras instituições que apoiam a atividade na Região das Hortênsias. “Minha decisão de vir para Gramado foi embasada principalmente na oportunidade de vivenciar a sofisticação e a elegância que são marcas registradas do Castelo Saint Andrews e de pode contribuir para consolidar o hotel como a melhor experiência do segmento de luxo no Brasil”, finaliza a nova gerente.
FESTURIS & BEACH TENNIS
Uma das novidades do Festuris deste ano é o 1º Torneio de Beach Tennis, uma modalidade esportiva que está em franca expansão no mundo, ganhando mais e mais adeptos. Se você joga beach tennis não deixe de participar. O torneio será realizado nas quadras do Curta Beach Tennis em Gramado, no domingo, dia 10 de novembro. Ás inscrições estão abertas até o dia 6 de novembro. Serão disputadas quatro categorias: Masculino: iniciante e intermediário; Feminino: iniciante e intermediário. As inscrições podem ser feitas em duplas ou individuais. No final do torneio será sorteada uma raquete de carbono Bora. Mais informações pelo número (54) 9 8146-7069 com o organizador Gabriel Morales.
FEIRA DE NEGÓCIOS
A propósito, a cultura é um dos importantes segmentos do turismo e combina com bons negócios. Esse entendimento motivou a Rossi & Zorzanello a disponibilizar espaço para o movimento cultural de Gramado e região dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo. E pelo segundo ano consecutivo, integrantes de entidades culturais do município irão interagir com os visitantes nos corredores da feira de negócios. Mais do que valorizar arte e artistas, a iniciativa remete à origem das fundadoras do Festuris, Marta Rossi e Silvia Zorzanello (em memória) que desde a juventude sempre se envolveram e lideraram iniciativas culturais de Gramado. “A cultura está no nosso sangue”, afirma Marta Rossi, que atualmente integra a Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), instituição que estará presente na feira, com um estande. Marta lembra que a cultura tem um forte apelo turístico, exemplificando os museus, prédios históricos, exposições, entre outros.
CULTURA & TURISMO CONECTADOS
A Academia Gramadense de Letras e Artes novamente levará arte e cultura para o Festuris. “No mundo inteiro, cultura e turismo sempre estiveram conectados, abrindo campos de observações extremamente importantes para o desenvolvimento global”, afirma o escritor e presidente da AGLA, Marco Antônio Lopes Ferreira. Ele acrescenta que “quando falamos de uma Academia de Letras e Artes inseridas no contexto turístico, olhamos para seu principal objetivo, que é promover e preservar a cultura literária, artística e intelectual de um país e de seu povo. É importante trabalhar para garantir os seus ideais, por exemplo, promovendo estudos literários, valorizando as artes, incentivando a criação e apreciação de diversas formas de expressão artísticas, dentre elas letras, música, pintura, fotografia, teatro entre outros. Todas essas atividades estão neste contexto turístico que cresce a todo instante”. Por um lado, segundo Marco Antônio, essa participação pode enriquecer o evento e aproximar mais pessoas da arte. Durante o evento, artistas estarão realizando a sua arte ao vivo, fazendo pinturas, esculturas e expondo obras. Além de apreciar, os participantes do Festuris também poderão comprar as obras.
INTERCÂMBIO COM O PÚBLICO
Nos corredores da feira de negócios, artistas da Associação Cultural Artes Visuais Gramado (ACAVG) estarão pintando telas com as mais variadas técnicas. A artista plástica Lourdes Abreu considera relevante essa participação dos artistas. “Vamos pintar, demonstrar e falar sobre artes visuais. Nossa proposta é ter muita interação com o público”, afirma Lourdes. “É elogiável essa iniciativa. É uma empresa privada incentivando a cultura e aproximando a arte local com o turismo nacional e internacional”, destaca Lourdes. “É muito interessante esta interação entre artistas e visitantes da feira”, complementa Lourdes. Ela enfatiza que a cultura é um segmento do turismo que cada vez mais atrai a atenção dos viajantes. “O Festuris está valorizando isso, está incentivando o hábito do turismo cultural”, elogia ela. Os artistas visuais que estarão participando do evento são Lourdes Abreu, Ricardo Veras, Juliana Faber, Janice Teixeira, Rosângela Teixeira, Neusa Santarosa, Silvia Pilla, Ana Birnbaum, Adelvane Braga e Mara Fahrion. O FESTURIS é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 marcas devem participar.