quarta-feira, 8 de outubro de 2008

JUSTIÇA

As decisões judiciais absurdas que estamos ouvindo e vendo por aí devem, no mínimo, além de outros fatore$$$, devem ser o resultado imediato do que acontece nos cursos de direito. Para se ter uma pequena idéia; um concurso para a magistratura do Rio teve apenas três aprovados. Total de inscritos: 2.303 candidatos. O desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, apenas lamentou. Quem lamenta somos nós desembargador. Vale lembrar que os candidados para serem aprovados precisavam apenas conseguir a média 5. Dos três aprovados, dois eram mulheres. A Justiça estadual carioca tem uma carência de 93 juízes

MULTAS

Fique muito atento. Não basta multar, o Detran tem que notificar condutor em casa. É isso que decidiu a 3ª Câmara de Direito Público do TJ-SC. Foram comprovadas irregularidades no procedimento administrativo da Ciretran, a qual, segundo os autos, não observou o prazo nem a forma de notificação do infrator. As autuações foram devolvidas pelos Correio. "Não basta a expedição da autuação pela autoridade de trânsito, mas a comprovação da entrega ao destinatário ou na residência por este indicada em seu prontuário junto ao Detran ou órgão encarregado", explicou a desembargadora substituta Sônia Maria Schmitz. A decisão foi unânime. (Proc. n. 2007.005432-7 - com informações do TJ-SC.

REVIRAVOLTA

Cansou de tanta gritaria, confusão e o sobe-desce das bolsas de valores. O operador da bolsa de Wall Street Hristo Mishkov, abandonou tudo isso, "picou a mula" e se tornou um monge na Bulgária. A informação é do diário, informa o diário online Ananova. Agora, ao invés de trabalhar com ações, ele acordará todos os dias ao alvorecer para produzir queijo de búfalo em um monastério do século 12 na cidade de Tsurnogorski, cerca de 50 km distante da capital Sofia.

FENAOSTRA

A 10ª Fenaostra traz para Florianópolis algumas das maiores estrelas da gastronomia nacional e internacional para ensinar ao público receitas criativas e saborosas com moluscos, especialmente ostras e mexilhões. Paralelamente aos tradicionais concursos, 19 chefs vão se revezar nas cozinhas, dando dicas para os amantes da culinária do mar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, até meia hora antes de cada evento. Além das aulas, apelidadas de "ostra-show", haverá também palestras, mesa redonda, lançamento de livro e oficinas de cozinha com profissionais de sete escolas de gastronomia do estado – um recorde de participação. A Fenaostra vai contar ainda com a presença do chef Denis Jacques Delaval Sabot, presidente da Ècole Le Cordon Bleu, uma das instituições mais conceituadas do mundo em gastronomia e hospitalidade.
Confirmaram presença nas cozinhas da festa os chefs Kity Assis, Sauro Scarabotta, Léo Filho, Silvana Müller, Heiko Grabolle, Antônio Ilha, Christian Formon, João Leme, Eduardo Lopes, Valdemir Bento, Luiz Incao, Daniel André, Harold Lethiais, Marcelo Pinheiro, Sônia Jendiroba, Caio Monti, Alain Uzan e Helton Costa, que integram a Associação Brasileira de Alta Gastronomia (Abaga).

ESCOLAS DE GASTRONOMIA

Pela primeira vez, o evento de Florianópolis vai reunir também as principais escolas de gastronomia do estado para ministrar oficinas culinárias abertas ao público. Participam da edição de 2008 o Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi (Blumenau), Universidade do Vale do Itajaí – Univali (Balneário Camboriú), Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul (Palhoça), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac (Florianópolis), Associação de Ensino de Santa Catarina – Assesc (Florianópolis) e as estreantes Universidade da Região de Joinville – Univille (Joinville) e Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet (Florianópolis).

PEQUENO PRÍNCIPE

A 10ª edição da Fenaostra apresenta uma exposição em homenagem ao escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe. A mostra é um prenúncio das comemorações do Ano da França no Brasil, a ser comemorado em 2009. A exposição "De Saint-Exupéry à Zé Perri" vai funcionar num pavilhão especial dentro do Centrosul, apresentando fotos, filmes e reportagens sobre o aviador, objetos pessoais doados pela família e a obra O Pequeno Príncipe, editada em várias línguas, além de um modelo de avião da época, que promete ser a maior atração da mostra. Parte do material foi cedida por Getúlio Inácio, filho do pescador Seu Deca, do Campeche, que conviveu com o aviador e escritor francês Saint-Exupéry.

PAELLA DO HENRIQUE

Jurerê Internacional vai ferver neste domingo. Todos os caminhos levam a Paella do El Bruxo Henrique Fernandes, o gaudério mais manezinho da Ilha que eu conheço. Além das pick ups o super DJ vai comandar essa mega festa que axcontece no P12, o melhor parador de praia do Brasil. Uhh istepô!!! Vê se convida São Pedro, o sol tem que bombar porque a festa com certeza bombará. Esse manezinho realmente vive e torce por Floripa, além de embalar nossos finais de tarde via Jovem PAN FM. Isso quando não está detonando nas pistas em Ibiza.

PARCERIA

O Lira Tênis Clube, de Florianópolis e a Guga Kuerten Participações e Empreendimentos acabam de assinar um Contrato de Cooperação e Parceria entre as duas entidades. O objetivo é desenvolver o tênis de campo no Lira, visando despertar o interesse da comunidade para a prática deste esporte. O projeto deverá atingir mais de 100 alunos, na faixa etária de 06 a 14 anos. Mais detalhes sobre este projeto deve ser anunciado nos próximos dias, pelas duas entidades.

MOMENTO TEMPERADO

Fernando Mansur entrevista em seu Momento Temperado, gravado no Espaço Taisho, em Florianópolis, Homero Lopes, artesão de bambú art craft, tradicionais na arquitetura da Praia do Rosa. Na seqüência Aline Mombelli Koerich, professora de dança para mulheres que comenta sobre os ritmos que estão enchendo os salões. Para encerrar Ivan Taffarel Trois, maricultor que revela o que viu e o que está acontecendo de grave com ostras e salmão na costa oeste das Américas. Momento Temperado tem exibição neste sábado, às 21h30m; pela TVCOM, canal 36 - Net e Viamax.

TEMAKERIA

O primeiro projeto criado pelo escritório dos arquitetos Felipe Schneider e Marcelo Martins para uma empresa do ramo de alimentação já se transformou em ponto de encontro e badalação. A Yaah Temakeria abre todos os dias no horário do almoço, mas é quando o sol se põe que a coisa pega. Uma moçada bonita, alto astral e moderna se reúne no espaço que fica bem na esquina das ruas Altamiro Guimarães com a Bocaiúva. E nos finais de semana o fast food japonês fica ainda mais movimentado. Porque a galera se joga pra lá depois da balada. Não foi à toa que os sócios Aaron Emerin, André Feltes, Rodrigo Sauer e Luiz de Araújo Barros Neto resolveram esticar o horário. Nas sextas e sábados a Yaah Temakeria fica aberta até as quatro horas da madrugada. Gostei e dou a dica.

BRASIL & AUSTRÁLIA

O chef Gregory Clausse, do Schnecka's Casual Dining, de Balneário Camboriú, está na Austrália. Viajou a convite da Abaga (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) para representar o país num encontro internacional de chefs de cozinha. No programa, a gastronomia autoral contemporânea brasileira, justamente uma das especialidades do chef que sabe exatamente como compor pratos com ingredientes típicos da região onde trabalha. Greg está há pouco mais de dois anos no comando da cozinha do Schnecka's mas já traz no currículo honrosas premiações. A sua indicação para este evento, com certeza, não foi por acaso.

SUSHI BAR

Meu amigo o Sushiman Jonas Roso está apresentando grandes novidades no cardápio para a comemoração do mês de aniversário do Tuna Sushi Bar, no Serrano Resort em Gramado-RS, que agora em Outubro comemora um ano. Incorporando sabiamente a culinária contemporânea aos tradicionais sabores do Japão, criou novas delícias como os Uramakis com carne seca, mussarela de búfalo e moranga cabutiá, com presunto de Parma, damasco e alface americana, abacate com salmão defumado, blaquet de peru com abacaxi em conserva e, para quem gosta de um toque adocicado, de morango com caiam cheese e goiabada. O cardápio do Sushi que já conta com mais de 60 variedades, agora está mais atraente.

Durante o mês, de quintas a sábados a artista Eliane Carvalho estará fazendo origami , contando um pouco sobre esta técnica que encanta a todos, e presenteando os clientes do Tuna. E como toda festa tem que ter uma bela decoração a loja Mãos do Mundo de Canela-RS , irá intensificar a atmosfera oriental com suas peças, criando um cenário mágico, unindo ambiente, sofisticação, cultura, sabor e acima de tudo qualidade. Vale a pena conferir.

CONGRESSO NOTARIAL

“Ações Inovadoras: caminho para o sucesso”, será o tema central do XV Congresso Notarial Brasileiro, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro, na cidade de Gramado/RS. O evento, que reunirá cerca de 300 tabeliães de todo o Brasil, será realizado no Serrano Resort Convenções & Spa. A entidade que representa os cerca de 9.000 tabeliães que atuam no Brasil, terá o seu encontro organizado pelo o Colégio Notarial do Brasil, que discutirá inovações tecnológicas nos tabelionatos brasileiros. As inscrições estão abertas, e podem ser feitas no site do Colégio – www.notariado.org.br/congresso.

OKTOBERFEST

A 25ª edição da Oktoberfest, que vai desta quinta-feira , dia 09 ao dia 26 de outubro, contará com a participação de sete cervejarias artesanais de Santa Catarina e uma grande variedade de chope. Além do chope Brahma, o chope oficial da Oktoberfest 2008, turistas e blumenauenses degustarão cerca de 10 tipos da bebida durante os 18 dias da festa. A venda dos chopes artesanais ficará situada no Setor 1 da Vila Germânica, e cada cervejaria comercializará seus melhores tipos de chope: Eisenbahn – Chopes Pilsen, Weizenbier, Pale Ale e Dunkel. Cervejas Rauchbier, Weizenbock, Orgânica, Kölsch, Strong Golden Ale, Eisenbahn 5 e Oktoberfest, a cerveja comemorativa aos 25 anos da maior festa alemã das Américas.

E TEM MAIS

Bierland – Pilsen Weizen, Bock, Chope de Vinho e Chope sem álcool, Schornstein – Chope Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Bock e Pale Ale, Zehn Bier – Chope Pilsen, Pilsen Extra, Porter e Beller Bock, Opa Bier – Chope Pilsen e Porter, Das Bier – Chope Pilsen, Braunes Ale e Weizen, Wunderbier – Chope Lager Hell e tipo Schwarzbier.

EXPRESSO RURAL

Essa é para matar as saudades. Nesta sexta-feira, no Teatro Juarez Machado, a melhor Banda Catarinense de todos os tempos. Um show histórico em comemoração aos 25 anos de estrada do Expresso Rural. O show começa as 21 horas. Vale lembrar que a banda surgiu aqui em Floripa em meados dos anos 80, quando Daniel Lucena e Zeca Petry se conheceram, é para muitos, a melhor Banda de Pop-Rock de Santa Catarina. Em 1983, depois de ter tocado praticamente em todo o Estado e também em São Paulo, o Expresso grava seu 1º disco, 'Nas Manhãs do Sul do Mundo’, seguido de ' Certos Amigos' em 1984. Era o que faltava para a banda entrar para a história da musica catarinense.

FORMABELLA

Foto: Hermes Bezerra
Mais uma vez a Formabella é destaque na imprensa nacional, a última edição da revista Decoração e Estilo By Olga Krell fez uma matéria especial com 16 cozinhas de todo o país e entre elas estava um projeto das arquitetas Suâmi Pedrollo e Silmara Mello.A edição apresenta a cozinha desenvolvida pelas arquitetas para a Mostra Casa Nova & Cia Litoral Norte de 2007, com inspiração na obra de Oscar Niemayer.