quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Lei Geral do Turismo - Agências de viagem ficam de fora !

LEI GERAL DO TURISMO


Lei Geral do Turismo - Agências de viagem ficam de fora

Depois de muito, mais muito atraso, somente agora o desgoverno sancionou a nova, que já é velha, Lei Geral do Turismo. O Projeto de Lei 1.829/2019, que atualiza e moderniza a Lei Geral de Turismo (Lei 11.771/ 2008) havia sido aprovado na câmara e senado e a proposta seguiu para sanção presidencial. A nova lei geral do turismo traz diversos avanços significativos para o setor, modernizando a atividade, desburocratizando processos e oferecendo segurança jurídica. É uma legislação que tem um olhar especial para os agricultores familiares e comunidades tradicionais. Além disso, ela sinaliza fortemente o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O turismo é uma atividade essencial, englobando 57 segmentos da cadeia produtiva e representando quase 4% do nosso PIB, além de gerar mais de 7 milhões de empregos. Diante das belezas naturais e do potencial do nosso Brasil, este novo marco contribuirá enormemente para a geração de emprego e renda, fortalecendo nosso país. O novo texto, considerado um marco histórico do setor, é resultado de um intenso diálogo entre o Ministério do Turismo, parlamentares e todos os segmentos do trade turístico nacional, adaptando o ramo a novas dinâmicas da atividade turística.
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
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Outro avanço importante é a inclusão da Lei do Mapa do Turismo Brasileiro, que antes era definida apenas por portaria. Agora, a lei consolida o Mapa como um instrumento que direciona recursos principalmente para regiões turísticas e municípios incluídos na ferramenta, fortalecendo o modelo de gestão regionalizada e descentralizada do Ministério do Turismo (MTur). E entre as mudanças no texto original está a possibilidade de que produtores rurais possam ser inscritos no Cadastur. Com isso, produtores de vinho, queijos, verduras, frescal… e outras iguarias poderão explorar a atividades turística e usufruir das vantagens do cadastro sem perder, claro, os benefícios da produção rural. A Lei foi sancionada com vetos relativos à hipótese de agências de turismo e meios de hospedagem não responderem solidariamente pela má prestação de serviços e possíveis danos a clientes. O MTur se comprometeu a construir um texto mais alinhado ao Código de Defesa do Consumidor, juntamente com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para o posterior envio de Medida Provisória ao Congresso Nacional.
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
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JUSBRASIL

Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismoda
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo – A justiça no Brasil
De acordo com o JusBrasil, uma agência de viagens desempenha o papel de fornecedora do serviço de pacote turístico, composto de diversos fornecedores e abrangendo vários serviços. Mas adquirir o pacote é decisão do consumidor. Se escolher utilizar os serviços, a ideia é que a agência os ofereça de maneira satisfatória. Mas caso não cumpra essa expectativa, pode acarretar na responsabilização civil contratual de seus agentes, como anteriormente destacado. O Código de Defesa do Consumidor caracteriza a responsabilidade contratual das agências de viagens como subsidiária, isto é, tendo mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação dos danos previstos nas normas de consumo. Portanto, a ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade. Além disso, é vedada a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores. Dessa forma o fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos. Assim, pelo projeto de lei, as agências de viagem passam a ser responsabilizadas apenas pelos serviços prestados e pelo que lhes cabe, ou seja, acaba a responsabilidade solidária irrestrita. Da mesma forma, traz proteção aos fornecedores, especialmente às hospedagens, quando há quebra de agências, operadoras ou intermediários. Cabe ressaltar que as agências de viagem seguem responsáveis em ajudar o consumidor a resolver problemas com o prestador de serviços por elas intermediados. Já as multas, penalidades e outras taxas cobradas por essas agências a título de cláusula penal não poderão ultrapassar o valor total dos serviços quando houver pedidos de alteração ou cancelamento. A ABAV NACIONAL nada comentou sobre o assunto. 
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo – Hotel Renar – Experimente o prazer do contato com a natureza. Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado em Fraiburgo/SC, a Terra da Maçã, no Vale dos Imigrantes, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com sua arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel encontra-se no alto de uma colina, em meio a jardins deslumbrantes, oferece uma vista privilegiada do Lago das Araucárias e da cidade. Você desfrutará de conforto e diversão, seja para descansar, trabalhar ou viajar em família. Aproveite sua estadia conosco e desfrute de serviços de alto padrão de qualidade e segurança, em um ambiente aconchegante e confortável, proporcionando satisfação, tranquilidade, privacidade e diversão para todos, tornando a sua hospedagem muito mais agradável! Buscamos oferecer serviços de hotelaria com qualidade para sua total satisfação.

ABAV NACIONAL FORA DE SINTONIA / BRAZTOA ATENTA

Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
Já a Braztoa, sempre atenta, ao contrário da ABAV NACIONAL, que há tempos já mostra a sua decadência,  comemorou apenas alguma coisa da nova Lei 14.978/2024 publicada no último dia 19 de setembro de 2024. Após quase 10 anos de “trabalho contínuo” entre o setor de agenciamento de viagens e Congresso Nacional, a entidade lamenta. Para a Braztoa e seus associados: “A modernização e aprovação da “Nova Lei Geral do Turismo” vem acompanhada de um sentimento de perda e decepção devido ao veto presidencial na questão da responsabilidade solidária. Após quase uma década de trabalho e espera pela aprovação completa, que traria a segurança necessária ao setor ao corrigir injustiças e definir claramente as responsabilidades, a ausência dessa mudança deixa uma lacuna importante nas relações consumeristas. Agora, a Braztoa entende que é momento de retomar o trabalho e iniciar uma nova etapa, focada em lutar pela inclusão dessa questão em uma Medida Provisória, conforme o compromisso assumido pelo Ministro Celso Sabino, um grande defensor e apoiador da modernização legislativa almejada pela associação”. Vale comentar que a Braztoa, em conjunto com associações representativas do mercado, atuou desde este início da tramitação, em discussões na Câmara dos Deputados, no envolvimento do Ministério do Turismo e Embratur, em suas várias gestões durante o período, além do apoio e sinergia junto ao Deputado relator do projeto, Paulo Azi, que integrou ajustes essenciais no novo texto da Lei – todos aprovados na Câmara. Mais recentemente, no Senado Federal, a associação teve participação fundamental em audiências públicas de comissões temáticas, manteve uma importante comunicação com as assessorias dos relatores em cada uma das comissões por onde a matéria tramitou, sempre esclarecendo pontos operacionais e técnicos da operação de viagens – finalizando com diálogos junto ao Senador Flávio Bolsonaro, relator na última comissão de mérito do tema e no Plenário.
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
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ANÁLISE DETALHADA

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Depois de um completo retrofit e, a sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.
A associação, em caráter excepcional, está compartilhando uma análise detalhada de sua assessoria jurídica sobre as mudanças no agenciamento de viagens e outras alterações introduzidas pela nova Lei. O documento, que está disponível para download neste AQUI, é um trabalho que abrange todo o setor de turismo nacional, oferecendo uma visão aprofundada das mudanças a partir da perspectiva de quem contribuiu na elaboração do texto da nova Lei. Além disso, a associação destaca essa entrega exclusiva para seus associados, sejam operadores de turismo ou parceiros comerciais, e convida outros a se beneficiarem desse tipo de inteligência em suas organizações, unindo-se à Braztoa. “Após quase uma década de discussões, finalmente conquistamos uma nova LGT que atualiza as regras do setor. Infelizmente tivemos o veto presidencial na questão da responsabilidade solidária, contrariando a vontade do congresso. Saliento que o consumidor não teria uma redução de direitos, mas a redação meramente adequaria quem seria o responsável, ou seja, o prestador que efetivamente tivesse a culpa pelo problema consumerista. Felizmente temos o compromisso de editar uma Medida Provisória específica sobre o tema em texto a ser construído em conjunto com o Ministério Público/Senacon e alinhado ao Código de Defesa do Consumidor, o que é nosso desejo”, disse Fabiano Camargo, presidente do Conselho da Braztoa.
Turismo não teve aumento esperado após a pandemia
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo – Brasileiros em Ushuaia – A melhor do Brasil – Clique no baner e confira!

COMO ATRAIR MAIS TURISTAS?

Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
Julia Simpson – Foto WTTC Divulgação
É muito simples! Mais segurança, conectividade aeroportuárias, segurança jurídica e explorar de fato o turismo e não o turista. Sem dúvidas, o nosso Brasil possui um potencial continental, gigantesco, mas somos demasiadamente amadores. Num retrocesso sem precedentes passamos exigir vistos de mais de 60 países, grandes polos emissores de turistas. Como ultrapassar os 6 milhões de turistas estrangeiros de décadas? Jamais usando essa mesma receita ultrapassada. O WTTC respondeu afirmando que o Brasil deveria no mínimo ter acesso facilitado aos turistas estrangeiros, maior infraestrutura e conectividade, boas relações governamentais entre países e, principalmente, uma promoção internacional inteligente e massiva. É isso que falta para o Brasil finalmente chegar ao patamar que tem potencial de alcançar e crescer de maneira expressiva, de acordo com Julia Simpson, Presidente e CEO da WTTC, que se estava no Brasil durante esta semana para participar do encontro do G20, em Belém (PA). Em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (18), em São Paulo, Julia afirmou que o Brasil possui uma enorme oportunidade para se desenvolver no turismo, mas ainda há alguns trabalhos que precisam ser feitos para ‘arrumar a casa’ e se preparar para receber um maior número de turistas estrangeiros. Julia citou, como exemplo, o México – um país menor que o Brasil em extensão: “O México recebe anualmente cerca de 40 milhões de turistas, enquanto o Brasil segue há muito tempo na faixa de 6 milhões. Isso é muito pouco! A próxima coisa é a infraestrutura. O Brasil é praticamente do tamanho da Europa, mas ter certeza que a infraestrutura funciona, que os aeroportos estão funcionando, que as conexões entre aeroportos e cidades estão funcionando, que os empreendimentos turísticos estão funcionando, e ser capaz de entrar em todo o país é uma questão fundamental para alavancar o turismo no Brasil”, complementou. “Brasil peca em não promocionar mais e dar maior prioridade ao Turismo.” Por fim, a representante do WTTC ressaltou que ter a pauta de Turismo como prioridade dentro do Governo também é fundamental. Para Julia, se o Brasil conseguir arrumar estes entraves, será só uma questão de tempo para que os números cresçam.
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FLYBONDI TEM VENDAS A BORDO

Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
Vendas a bordo Foto: Divulgação/Flybondi
A Flybondi, a primeira companhia aérea low cost da Argentina, chega com novas funcionalidades no On Board Retail, a unidade de negócios responsável pelas vendas a bordo. Agora esse serviço está disponível nos voos internacionais para o Rio de Janeiro e para São Paulo e também foi incorporado o pagamento com cartões de débito e crédito. A venda a bordo, lançada em 2018 e célebre nos voos da Flybondi por suas bebidas, comidas e os indefectíveis mates, que fazem parte da cultura argentina, agora está disponível em todas as 18 rotas domésticas de e para Buenos Aires, nas cinco rotas interprovinciais e nestas rotas internacionais que têm como destino o Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro). A Flybondi oferece uma ampla gama de opções gastronômicas, desde menus completos até propostas individuais, como sanduíches, croissants de presunto e queijo, lanches doces e salgados, chás de ervas e refrigerantes, incluindo alternativas sem glúten. Também estão disponíveis os principais produtos da empresa, como os mates e chapéus. Como benefício adicional, os passageiros que comprarem assentos entre as fileiras um e três poderão desfrutar de um menu doce ou salgado com um chá de ervas de cortesia. Não está longe o dia que iremos pagar o ar que respiramos a bordo. Eu não gosto da comida a bordo. Nos voos internacionais é bem melhor e, nos nacionais a maioria está levando lanche de casa. Mil vezes melhor do que aquelas misérias de goiabinhas, amendoins, chips de batata e mandioca da AZUL ou aquelas duas bolachinhas da GOL. 
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JETSMART CANCELA VOOS

Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
JetSMART – Voos mantidos no Aeroporto Internacional de Florianópolis – Foto: Jefferson Severino
Já a JetSmart não terá mais operação entre Curitiba e Buenos Aires a partir de outubro. A companhia de baixo custo chilena anunciou o início da rota recentemente, em julho de 2024, com três voos semanais para a capital da Argentina decolando do Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB), mas está suspendendo a rota apenas dois meses depois. Os voos podem ser encontrados no site da companhia apenas até o final de setembro. O curitibano pelo jeito não gosta da Capital Portenha, uma vez que a decisão foi tomada após uma baixa ocupação dos voos. O início das operações entre a capital paranaense e a capital argentina tinha como objetivo a expansão de sua conectividade internacional. Contudo, a baixa demanda fez com que a empresa suspendesse a rota, sem previsão de retorno. Além de Curitiba, a JetSMART também fez a suspensão de outras rotas internacionais, como o trecho entre Buenos Aires e Montevidéu, que também teve baixa ocupação. Ainda com esses desafios apresentados em algumas rotas internacionais, a companhia continua expandindo sua presença no mercado doméstico na Argentina, com a incorporação de novas aeronaves Airbus A320 até o final de 2024.
Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
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BUENOS AIRES / PORTO ALEGRE / BUENOS AIRES

Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
Aerolineas Argentinas – Foto/Divulgação
Por sua vez, só a partir de 03 de janeiro de 2025, a Aerolineas Argentinas voltará a operar os voos diretos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS) ao Aeroparque Jorge Newbery, localizado no coração de Buenos Aires que dispõe de ampla oferta de conexões para os melhores destinos da Argentina. Serão cinco voos semanais em cada um dos sentidos, nas terças, quartas, sextas, sábados e domingos. As vendas de bilhetes já estão abertas e o trecho entre Porto Alegre e Buenos Aires pode ser encontrado a partir de R$ 713. As viagens no outro sentido possuem valores a partir de R$ 1.066. Os preços podem variar de acordo com os dias e com a demanda. Vale comentar que o Aeroporto de Porto Alegre reabre em outubro, operando inicialmente em uma capacidade de 70%. Até dezembro, o aeroporto deve retomar 100% de sua capacidade, bem em tempo de receber os voos ligando os dois países.
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FUSÕES AÉREAS

Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
Fusões aéreas
Pensando bem, todos os cancelamentos, mudanças e dias e horários e simplesmente por conta dos preços abusivos das passagens aéreas. Quando você compra uma passagem numa low cost, você está comprando só o bilhete. O resto tudo é pago individualmente, inclusive despacho de todas as bagagens, escolha e marcação de assentos, o que também acopntece nas outras companhias, só que mais caro ainda. Por isso o mercado da aviação está vivendo uma verdadeira montanha russa, fusões, aquisições e acordos de codeshare são a bola da vez, mas não resolve nada. Isso sem contar uma companhia comprando a outra que, na real é muito mais a compra dos slots nos aeroportos. Entretanto, esses essas compras raramente acontecem porque nós acabamos sendo demasiadamente prejudicados uma vez que acaba a concorrência e, o que já era caro, fica absurdo. Aí entra os órgão oficiais de regulamentação e aprovações regulatórias antitruste e concorrência e acabam com a folia. No Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) monitora o tema. Não é à toa que a todo momento surgem rumores tipo a Azul comprar a Gol, que se encontra em processo de Chapter 11 nos EUA. Os rumores ganharam ainda mais força quando as aéreas anunciaram um acordo de cooperação comercial. Apesar disso, em maio deste ano, o presidente da Azul, Abhi Shah, negou o interesse da Azul nessa compra. Oportunidades e interesses existem – mas nem sempre se concretizam. Uma coisa pelo menos é certa no Brasil com esse desgoverno e sua completa insegurança jurídica: Em um ambiente onde a estabilidade é rara e a concorrência acirrada, a habilidade para voar por áreas turbulentas determinará quais companhias realmente se elevarão aos céus.
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IAG & TAP

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Tap Air Portugal – Boing A330-800 – Foto Jefferson Severino
Outro exemplo disso é a International Airlines Group (IAG), que engloba as companhias aéreas Iberia e British Airways, e está em melhor posição para comprar a TAP Air Portugal do que os seus concorrentes, de acordo com informações da imprensa espanhola, baseada em dados avaliados por analistas do Banco Sabadell no valor entre 1.000 e 2.500 milhões de euros por 100% da companhia aérea. De acordo com um comunicado do banco espanhol, o processo deverá ser concluído no final de 2025, mas sempre sujeito à aprovação por parte da Comissão Europeia. No entanto, no caso ser aprovado por Bruxelas, o banco lembra que nada mudaria para o Grupo IAG. A imprensa espanhola destaca a complementação de rotas operadas pela IAG e TAP, companhia líder em Portugal e a primeira em termos de passageiros transportados do Brasil para a Europa, o que contribuiria para melhorar a posição da IAG no mercado da Europa-América Latina. A concluir, o Sabadell, diz que a TAP: “Se enquadraria bem na plataforma e no portfólio de marcas da IAG, além de proporcionar uma rede complementar de destinos. Tudo isto sem a obrigação de desmantelar o hub de Lisboa e levando-se em conta que a holding tem um “histórico sólido” de geração de sinergias em fusões e joint-ventures”.
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ALASKA AIRLINES & HAWAIIAN ARLINES

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Embraer E175 da Alaska Airlines – Foto: Divulgação/Embraer
Na mesma linha, foi concluída a compra da Havaiian pela Alaska Airlines, menos de um dia após o acordo ter recebido o aval do Departamento de Transportes, a Alaska Airlines por US$ 1,9 bilhão. Com o fechamento, o Alaska Air Group agora voa cerca de 1,5 mil voos diários para 141 destinos, operando uma frota de 350 aeronaves Airbus, Boeing e Embraer e empregando mais de 33 mil pessoas. As marcas Alaska e Hawaiian permanecerão distintas no longo prazo. A Hawaiian e a Alaska operarão como companhias aéreas separadas, com sistemas de serviço de passageiros separados, até obterem um único certificado de operação da FAA. As companhias aéreas também manterão sites, sistemas de reservas e programas de fidelidade separados até o final do processo de integração. Mas algumas mudanças menores serão imediatas ou ocorrerão em breve. Os membros do lounge da Alaska agora podem usar os lounges da Hawaiian Airlines enquanto voam com a Hawaiian. Nas próximas semanas, segundo a Alaska, os passageiros poderão comprar passagens em qualquer uma das companhias aéreas por meio dos sites de cada empresa. Para os residentes do Havaí, será introduzido um novo programa de viagens com desconto chamado Huaka’I, que oferecerá um desconto trimestral de 10% em voos entre ilhas e outros benefícios.
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Anota a super dica você que está ou vai a Gramado. A legítima cozinha italiana a gerações nas mãos do Chef Guimarães. Bem no centro da cidade, um pedacinho da Itália. Clique no baner e confira!

FLORIPA AIRPORT, CAMERATA & DIA DAS CRIANÇAS

Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
Camerata –  Campanha solidária do Floripa Airport/Divulgação
No dia 5 de outubro, a partir das 18h, a Camerata Florianópolis apresentará o “Camerata Disney”, no Floripa Airport. O espetáculo celebra os cinco anos de inauguração do aeroporto, eleito quatro vezes seguidas o melhor do Brasil. Além de homenagear as crianças no mês dedicado a elas, o Floripa Airport, em parceria com a Camerata, irá realizar arrecadação de alimentos para doação. O evento é gratuito para todos os públicos. Lançado em 2019, “Camerata Disney” completa cinco anos no mesmo mês em que o Floripa Airport também comemora seu quinto aniversário. A coincidência maior é que os estúdios Walt Disney também foram criados em outubro, completando 101 anos no dia 16. Como forma de celebrar as datas, além das apresentações no boulevard, o Floripa Airport junto com a Camerata Florianópolis arrecadarão alimentos que serão destinados a famílias e crianças carentes atendidas no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Tapera. O intuito é levar a magia da Disney a quem mais precisa através de outro gesto mágico: a solidariedade. Com temas do universo mágico criado por Walt Disney, a Camerata, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, estará no palco junto com um seleto time de vocalistas, composto por Amandah Amâncio, Joana Castanheira, Carla Domingues e Cadu Duarte, para apresentar músicas de filmes como “Frozen”, “O Rei Leão”, “A Bela e a Fera”, “Cinderela”, “A Pequena Sereia” e “Alladin”.
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Que tal viajar o mundo conhecendo tudo em sua própria língua. Isso já é possível e de graça. O uso do portal www.wikitravel.ai é grátis e todo o conteúdo é royalty-free. Os textos são criados por uma poderosa combinação de algoritmos e inteligência artificial. O conteúdo de fotos e vídeos das cidades, quando disponível, é inserido pelo Wikitravel, por secretarias de turismo, secretarias de comunicação e outros setores governamentais. Clique no baner e confira.

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

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Foto: Alex Garcia
Mais de 50 pessoas que participaram do 5º Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20, realizado entre os últimos dias 11 a 13 de setembro em Foz do Iguaçu, visitaram o Parque Nacional do Iguaçu. A visita aconteceu na sexta-feira, dia 13 de setembro, encerrando o evento. O 5.º Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20 – SELM, originado do inglês Space Economy Leaders Meeting, refere-se a um fórum internacional que reúne representantes dos países integrantes do G20. O objetivo desse encontro é debater e incentivar o avanço da economia espacial. Neste ano, o evento foi sediado pelo Brasil e aconteceu em Foz do Iguaçu, com o tema “Economia espacial e mudanças climáticas: desafios e oportunidades”. É uma chance singular para reforçar a colaboração global em questões fundamentais como a inovação tecnológica, a sustentabilidade no espaço e a utilização pacífica do ambiente espacial.
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Festival Luxury Brands Concha Y Toro – Apresentando parte do portfólio Luxury Brands da Viña Concha y Toro teremos a gerente de marketing da marca Victoria Sarro, que selecionou os rótulos para a melhor combinação possível com os pratos criados pelo chef Fernando Becker, do premiado Restaurante Primrose. Intimista e sofisticado, é o ambiente perfeito para provar vinhos excepcionais como os que serão servidos neste jantar especial. Confira AQUI o menu completo, preparado pelo premiado Chef Fernando Becker. Serão servidas taças de 125 ml de cada vinho, exceto do vinho de sobremesa (cálice de 60 ml). Garrafas e taças extras mediante consulta. Clique na foto, confira e reserve.

BELLA DA SEMANA – MA GOLÇALVES

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Ma Gonçalves – Foto: Bela da Semana /Divulgação

Essa ruiva de corpo escultural foi uma das grandes descobertas do Bella da Semana em 2024. Ma Gonçalves nua está de volta! Agora em um delicioso banho de banheira, Ma Gonçalves vem para encerrar o mês de setembro com a última parte do ensaio exclusivo para o Bella da Semana – literalmente toda molhadinha, ostentando um biquíni fio dental em seu bumbum empinadinho e perfeito! Essa ruiva gostosa vai deixar saudades… A última do ensaio exclusivo com a modelo Ma Gonçalves nua em fotos, vídeos e a maravilhosa live 4K cheia de closes vai ao ar na próxima quarta-feira (25). Loira, morena, ruiva, negra, ninfeta, natural, siliconada ou sarada. Tenha um universo de beldades exclusivamente para você. Assine agora!

Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
A MELHOR CERVEJA DO BRASIL – Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER.
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Agências de Viagens não fazem parte da nova Lei Geral do Turismo
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais –Fontes: Assessorias de Imprensa
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Turismo não teve aumento esperado após a pandemia
Calamidades dos dias presentes – A segurança faz parte de qualquer roda de conversa
Curaçao fortalece a nova conexão com a Copa Airlines desde Florianópolis
Lançada em Buenos Aires a 28° edição da FIT – Maior feira internacional de turismo da América Latina
Retrocesso no turismo – Brasil passa a exigir vistos de 60 países
Turismo de luxo integrando Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Hotelaria – Do tradicional ao digital, a evolução do setor comercial
Cicloturismo é uma das atividades que mais cresce no Brasil
Mundo de Contrastes – Marta e Bezerra de Menezes
Guilherme Paulus recebe título de cidadão baiano
Agradece e avança, espalhando esperança e bom ânimo, coragem e confiança
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental 

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Pesquisa revela que turismo não teve o aumento esperado após a pandemia

TURISMO PÓS PANDEMIA


Pesquisa revela que turismo não teve o aumento esperado após a pandemia

Turismo não teve aumento esperado após a pandemia. Fica claro que não foi somente a pandemia que derrubou o turismo no Brasil, mas acima de tudo o pós pandemia, o atual desgoverno, a insegurança jurídica, e muito mais, continuam contribuindo para o não crescimento do turismo em nosso Brasil. Inclua-se nisso os preços das passagens aéreas que só subiram, além do nosso elevado custo de vida. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), enquanto entre 2020 e 2021, anos muito marcados pela pandemia de Covid-19, o número de viagens realizadas por moradores de domicílios particulares permanentes no Brasil caiu de 13,6 para 12,3 milhões, em 2023, esse total saltou para 21,1 milhões, um aumento de 71,5%, incluindo as viagens nacionais e internacionais. A proporção de domicílios em que pelo menos um morador declarou ter viajado no período de referência da pesquisa aumentou de 12,7%, em 2021, para 19,8% em 2023. Isso significa que, em 15,3 milhões de domicílios brasileiros, algum morador viajou nos três meses que antecederam a entrevista da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Em 2020, esse percentual foi de 13,9%.
Turismo não teve aumento esperado após a pandemia
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Esses dados foram divulgados no último dia 13,  e fazem parte do módulo de Turismo. Para se ter uma ideia, no ano passado, a proporção de domicílios em que pelo menos um morador declarou ter viajado no período de referência do módulo de Turismo da PNAD Contínua foi de 19,8%. Em 2021, ano marcado pela pandemia de Covid-19, foi de 12,7%. Em 2020, foi de 13,9%. Já em 2020, no primeiro ano da pandemia, o número de viagens realizadas pelos moradores foi estimado em 13,6 milhões, caindo para 12,3 milhões em 2021 e, em 2023, com o fim da emergência sanitária, saltou para 21,1 milhões, um aumento de 71,5%. Esse total inclui as viagens nacionais e internacionais. Cerca de 85,7% dessas viagens foram realizadas com finalidade pessoal, e o lazer foi o principal motivo apontado, representando 38,7% delas, seguido por visita ou evento de familiares e amigos (33,1%). Por outro lado, 14,3% das viagens foram realizadas por finalidade profissional, sendo que 82,4% delas eram para negócio ou trabalho e 11,6% eventos e cursos para desenvolvimento profissional.
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Hotel Renar – Experimente o prazer do contato com a natureza. Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado em Fraiburgo/SC, a Terra da Maçã, no Vale dos Imigrantes, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com sua arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel encontra-se no alto de uma colina, em meio a jardins deslumbrantes, oferece uma vista privilegiada do Lago das Araucárias e da cidade. Você desfrutará de conforto e diversão, seja para descansar, trabalhar ou viajar em família. Aproveite sua estadia conosco e desfrute de serviços de alto padrão de qualidade e segurança, em um ambiente aconchegante e confortável, proporcionando satisfação, tranquilidade, privacidade e diversão para todos, tornando a sua hospedagem muito mais agradável! Buscamos oferecer serviços de hotelaria com qualidade para sua total satisfação.
A busca por sol e praia foi o principal tipo de lazer apontado pelos entrevistados da pesquisa, respondendo por 46,2% do total das viagens com essa finalidade. A classe de menor rendimento, formada pelos que viviam com rendimento mensal menor que meio salário mínimo per capita, apesar de representar 22,0% dos 77,4 milhões de domicílios estimados no país, respondia por apenas 12,9% daqueles em que ocorreu viagem no período de referência da pesquisa. Por sua vez, nas viagens, a participação de meios de transporte não coletivos, como carro particular e de empresa, caiu de 57,5%, em 2020, para 51,1%, em 2023. Em contrapartida, a proporção do uso de veículos coletivos, como ônibus, aumentou. Já o local de hospedagem mais escolhido, representando 41,8% do total de viagens, foi a casa de algum parente ou amigo do viajante. Na maioria das viagens nacionais (82,5%), a mesma região foi origem e destino, com destaque para os viajantes que partiram e tiveram como destino o Sudeste (38,0%). Os viajantes que partiram do Nordeste tiveram o menor gasto médio (R$ 1.170) com as viagens. No entanto, quando o destino era algum estado dessa região, foram registrados os maiores gastos médios (R$ 2.321). Ficou claro que o brasileiro está viajando dentro da sua própria região ou num raio dentro de 500 de sua residência. 
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INTERIOR DO ESTADO

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Turismo não teve aumento esperado após a pandemia – Catedral de Lages – SC – Foto:
Outros lugares não melhoram mesmo justamente porque os principais empecilhos são os governos municiais que criam dificuldades para vender facilidades. Exemplo disso é tentar sobreviver do turismo em Lages, a Princesa da Serra, na espetacular Serra Catarinense. Muitos acham que Lages tem muito a crescer no Turismo, mas acho importante alertar e divulgar que Lages é o pior município de SC para empreender no turismo. Enquanto os prefeitos e seus secretários lutam para trazer investidores, dentro da própria prefeitura existe uma gigantesca “máfia fiscal” que não tem o mínimo interesse em deixar o empresário em paz. As fiscalizações são intensivas, ostensivas e punitivas, não havendo o mínimo bom senso em orientar o empreendedor. Mais parece uma briga de corda, e é claro, quem sempre perde é o empresário que, desestimulado, fecha suas portas e deixa de investir na cidade. Em tempos de campanha eleitoral, muitas promessas se fazem, e, sem dúvida, os candidatos têm a melhor das boas intenções, principalmente no turismo, querendo retomar algum ponto daquela que já foi a Capital Nacional do Turismo Rural, mas eles não sabem que o mal está dentro do poder público, o poder paralelo, dos intocáveis fiscais. A máfia da fiscalização é tão absurda que o próprio produtor rural que exerce o turismo rural no município de Lages/SC, não pode servir ovos, leite e derivados, sem contar com carnes de cordeiro nem galinhas caipira de sua produção própria, para seus hóspedes.
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TURISMO RURAL

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Já fez sua reserva para os feriadões de outubro e novembro? Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo – Lages – SC
Me lembro que em Lages, além da Pousada Rural do Sesc, existiam inúmeras pousadas rurais familiares, maneira que os fazendeiros encontraram para sobreviver, isto é, abrindo suas porteiras para o turista, que a princípio só passava o dia e com o tempo a fazenda se tornou pousada. Visitei todas e me hospedei em todas. Hoje, até onde eu sei existe a Fazenda do Barreiro em Urupema, que é um primor, a Fazenda Pedras Brancas e o Boqueirão Hotel Fazenda e Resort de Campo, ícone nacional do turismo rural. Tais empreendimentos são as meninas dos olhos da Serra Catarinense, mas sofrem absurdamente com uma  concorrência desleal promovida pela fiscalização abusiva e gananciosa do poder público municipal. É preciso que a Secretaria de turismo Estadual e o próprio Governo do Estado, além do Ministério Público e Receita Estadual olhem com mais carinho e rigor a forma abusiva que o turismo municipal vem sendo tratado a fim que não se mate, de uma vez por todas, a nossa galinha dos ovos caipiras que encantam não só os catarinenses, mas os brasileiros que vem de longe para curtir a nossa gastronomia, o nosso pinhão e o nosso frio.
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Em setembro o Rio Grande do Sul comemora a Semana Farroupilha. O mês de setembro sempre foi de muito orgulho para os gaúchos, época de comemorar os grandes feitos de nossos heróis farroupilha, que bravamente deixaram seus nomes na história do RS e do Brasil. Aqui no Hotel Bertoluci teremos uma programação especial entre os dias 14 e 22 de setembro, com uma bela decoração, muita música gaúcha, comidas típicas e muito chimarrão. Te aguardamos para celebrarmos juntos! Clique no foto e confira!

TURISMO EM URUBICI

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Turismo não teve aumento esperado após a pandemia – Ville de France, um fantástico jardim francês em Urubici – Foto: Jefferson Severino – Clique na foto e confira:
Não é à toa que o turismo rural cresce a olhos vistos em Urubici, a menos de 100km antes de Lages. Hoje, por força do turismo, do apoio municipal, o empresário investe de todas as formas. E não tão somente os empresários locais, mas cariocas, gaúchos e inclusive estrangeiros. A cidade teve um salto quântico ultrapassando mais de 600 pousadas em menos de dois anos. A cidade viu surgir bares, restaurantes, opções turísticas, diversões para todas as idades. Até um jardim secreto francês, o Ville de France, um pedaço da França em plena Serra Catarinense. Já está em construção um mega resort. Isso é ganhar com o turismo tenho o empresário como sócio e investidor na cidade e não um potencial pagador de impostos abusivos. Sem dúvidas, com a palavra do Governo do Estado, que interfira e mude a forma abusiva de como o fisco municipal atua junto a quem investe ou pretenda investir no turismo lageano. 
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Turismo não teve aumento esperado após a pandemia – O melhor point no Centro Histórico de São José – Da comida de boteco a sofisticada gastronomia de bistrô, Clique no Baner e confira. Fotos: Jefferson Severino

ECOTURISMO / TURISMO RURAL

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Cabe ressaltar que, enquanto Lages/SC, esfola o empresário do turismo, durante o Inspira Ecoturismo, que aconteceu em Bonito/MS, destacou-se a importância da colaboração entre os órgãos públicos, prefeituras, fundação e o Sebrae na promoção do turismo sustentável e ecológico em Mato Grosso do Sul. De fato essa parceria não apenas fortalece o setor de turismo do estado, mas também representa um modelo de sucesso na integração entre órgãos públicos e iniciativas privadas. A parceria e colaboração de todos é crucial para o desenvolvimento do turismo no estado. Deve ser um casamento de muito sucesso que consequentemente tem mostrado resultados positivos em diversos eventos e iniciativas. A parceria público privada tem sido visível em eventos nacionais e internacionais. Vale lembrar que o Mato Grosso do Sul já é considerado o melhor destino de turismo de natureza no país. Ser uma referência em conteúdo e turismo responsável é um passo significativo. Esses eventos reforçam a imagem de um estado que está trabalhando para que se torne um exemplo nacional em turismo sustentável. As ações que estão implementando visam preparar o território para um futuro mais sustentável. Com uma agenda repleta de eventos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, o Mato Grosso do Sul está se preparando para se manter na vanguarda do turismo ecológico e sustentável, fortalecendo ainda mais seu papel como um destino de excelência no cenário global.
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TURISMO DOMÉSTICO

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Turismo não teve aumento esperado após a pandemia – Foto: Jefferson Severino
Falando nisso, dos 21,1 milhões de viagens em 2023, cerca de 97%, ou 20,4 milhões delas, tiveram destino nacional. Por sua vez, houve 641 mil viagens para fora do país, um aumento de cerca de 132% em relação a 2020, quando foram registradas 276 mil viagens. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada hoje (13) pelo IBGE. No território nacional, na maioria das viagens (82,5%), o viajante teve a mesma região como origem e destino. Em 38,0% das vezes, o viajante partiu e teve como destino o Sudeste. Essa região, que é a mais populosa do país, foi a origem de 45,9% do total das viagens, seguida pelo Nordeste (22,0%) e pelo Sul (17,1%). A mesma sequência se manteve em relação ao destino da viagem: Sudeste (43,4%), Nordeste (25,3%) e Sul (17,4%). O Sudeste também foi destaque em relação ao total de gastos em viagens. Dos R$ 20 bilhões gastos em viagens com pernoite no país, o maior volume (R$ 8,0 bilhões) veio dos viajantes que tiveram essa região como destino. Por outro lado, o maior valor médio de gastos por viagem com pernoite foi registrado pelos que viajaram para o Nordeste (R$ 2.321), mas os viajantes que partiram de algum estado nordestino tiveram o menor gasto (R$ 1.170). Todas as unidades da federação do Nordeste apresentaram valores muito baixos de gasto médio das viagens com pernoite quando elas são originadas na própria região. Mas quando as viagens têm como destino o Nordeste, ela apresenta, em média, os maiores valores, com destaque para Alagoas, onde o gasto médio de viagens foi de R$ 3.704, afirma a pesquisa.
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6º FÓRUM NACIONAL DA HOTELARIA

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Turismo não teve aumento esperado após a pandemia – Mailson da Nóbrega – Foto: Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil/Divulgação
O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil realizou nesta última segunda-feira (16), na capital paulista, o VI Fórum Nacional da Hotelaria. Sob o tema A Era da Experiência, o evento apresentou ao longo do dia uma programação diversificada de conteúdos e experiências que jogou luz sobre os desafios, oportunidades e tendência da hotelaria. 2024 está fundamentando a recuperação do mercado hoteleiro. Sem dúvidas a hotelaria deve continuar nessa pegada neste segundo semestre. A recuperação ainda é lenta, mas continua a jornada de subida, como mostrou esta edição do Fórum Nacional da Hotelaria. Tem muita empreendimento hoteleiro/pousadas… que não se atualizam, não investem, acreditam que marketing é despesa e não investimento. Como isso, evidentemente, morrem na praia. Não foi à toa que o economista Mailson da Nóbrega compartilhou uma leitura em tom de alerta sobre as perspectivas da economia brasileira. Entre os desafios para o crescimento, o Mailson disse que o país se tornou uma economia de baixo crescimento. “Já estamos há tanto tempo nisso que a gente comemora quando o Brasil cresce 2%. O país precisa crescer muito mais do que isso. Se o Brasil quer se tornar um país rico, precisa crescer mais do que os países ricos”.
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REFORMA TRIBUTÁRIA

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Turismo não teve aumento esperado após a pandemia – A pirataria da reforma tributária
Já em sua palestra sobre Reforma Tributária, Felipe Tavares, economista-chefe da CNC (Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo) seguiu a mesma leitura de Mailson e constatou que o cenário brasileiro levanta pontos que preocupam, como é o caso do equilíbrio na arrecadação dos municípios. Isso sem contar a fiscalização desleal, digamos de passagem, a exemplo do que acontece em Lages/SC, berço do turismo rural. O especialista afirmou que a simplificação dos impostos pela Reforma Tributária foi o grande ganho do mercado hoteleiro. “Conseguimos a simplicidade, mas não conseguimos a redução dos impostos. Ao tributar mais, podemos perder o aquecimento do setor e tornar o mercado hoteleiro exposto à concorrência internacional”. Por sua vez o sócio-diretor da HotelInvest, Cristiano Vasques, projeta que, entre 2024 e 2028, o país contará com 4 a 5 mil quartos por ano. Hoje o Brasil tem 500 mil quartos qualificados. Apesar de considerar o crescimento pequeno, 1%, Vasques observou que o horizonte é favorável para pensar em novos projetos de hotéis, principalmente os que conciliam imobiliária com residencial. “Se a economia ajudar, os próximos anos serão de recuperação”, encorajou o especialista.
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RENOVAÇÃO HOTELEIRA

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Depois de um completo retrofit e, a sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.
As renovações do mercado inspiraram o painel Eliminando Práticas Ultrapassadas e Abraçando uma Nova Era de Geração de Receita. Sob a mediação de Paulo Salvador, a conversa reuniu Beto Sobrinho, especialista em Relacionamento e Experiência com o cliente; e Marcos Gay, fundador da B2B.reservas. Salvador ressaltou que a hotelaria investe muito pouco em tecnologia em comparação com outros setores. Enquanto o mercado financeiro investe 8% sua receita, o hoteleiro investe apenas 2,3%. Beto lembrou que hoje, um hotel investe por ano apenas 0,8% do orçamento em tecnologia. “Está na hora de mudar. O principal é a mudança de mindset. Temos que entender que a tecnologia está vindo para agregar, que tem investimento de tempo, custo, pessoas… temos que nos preocupar com a opinião do hóspede na internet, que pode ser ótima ou catastrófica”, disse Beto. Para Marcos não faz mais sentido na hotelaria fazer check-in e check-out de forma manual. “Leva muito tempo. Temos que olhar três coisas hoje: pessoas, processos e tecnologia. Não adianta a gente automatizar um processo ruim. E isso acontece bastante. Também não adianta mais a hotelaria dar um preço fixo para uma hospedagem corporativa. Holofote na precificação. O modelo atual não vai trazer resultados diferentes”.
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Turismo não teve aumento esperado após a pandemia – Referência em receptivo na Serra Gaúcha e logística para eventos em toda a Região Sul do Brasil

O TURISMO DE LUXO

Turismo não teve aumento esperado após a pandemia
O empresário Guilherme Paulus, uma das personalidades mais influentes do setor de turismo no Brasil, dará um upgrade na Expo Abav 2024, com sua a palestra “Roteiros Exclusivos e Turismo de Luxo”, no próximo dia 26 de setembro, às 17h00. Paulus compartilhará sua visão e experiência sobre as tendências e oportunidades neste segmento em ascensão. Recentemente, Guilherme Paulus lançou uma campanha destinada a promover as serras Gaúcha e Catarinense, destacando programas e experiências de luxo na região. A iniciativa visa valorizar o potencial turístico dessas áreas, oferecendo aos visitantes roteiros exclusivos que combinam sofisticação, cultura e belezas naturais. Fundador da CVC Viagens, Paulus atualmente preside a GJP Participações e é membro do Conselho Nacional do Turismo, órgão ligado ao Ministério do Turismo. À frente do Castelo Saint Andrews, o único hotel Relais & Châteaux de montanha do Brasil localizado em Gramado, Rio Grande do Sul, ele tem se destacado por elevar os padrões de hospitalidade e serviços de alto luxo no país. A palestra é direcionada a profissionais do setor, investidores e entusiastas do turismo que buscam compreender as nuances do mercado de luxo e explorar novas oportunidades de negócios. Paulus é reconhecido pelo trade de turismo nacional e internacional por sua contribuição significativa ao turismo brasileiro. Além de fundar a CVC Viagens, a maior operadora de turismo da América Latina, e ter sido controlador da Webjet Linhas Aéreas, ele lidera a GJP Participações. Sua atuação no Conselho Nacional do Turismo reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inovador do setor no país.
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Festival Luxury Brands Concha Y Toro – Apresentando parte do portfólio Luxury Brands da Viña Concha y Toro teremos a gerente de marketing da marca Victoria Sarro, que selecionou os rótulos para a melhor combinação possível com os pratos criados pelo chef Fernando Becker, do premiado Restaurante Primrose. Intimista e sofisticado, é o ambiente perfeito para provar vinhos excepcionais como os que serão servidos neste jantar especial. Confira AQUI o menu completo, preparado pelo premiado Chef Fernando Becker. Serão servidas taças de 125 ml de cada vinho, exceto do vinho de sobremesa (cálice de 60 ml). Garrafas e taças extras mediante consulta. Clique na foto, confira e reserve.

TURISMO NO RIO GRANDE DO SUL

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Natal Luz de Gramado no Lago Joaquina Rita Bier – Foto: Divulgação
Acontece nesta quarta-feira, 18, o lançamento da Campanha Nacional de Turismo do Rio Grande do Sul, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre. Essa iniciativa tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, destacando as belezas naturais, culturais e gastronômicas que tornam o Rio Grande do Sul único. A campanha visa atrair turistas de todas as regiões do País, fortalecendo o turismo como uma importante vertente econômica para o Estado. Para isso, ações de marketing e comunicação serão implementadas, com peças publicitárias em mídias nacionais e em locais estratégicos, como aeroportos, para garantir que o Rio Grande do Sul esteja no radar dos viajantes brasileiros. Sem dúvidas, o Rio Grande do Sul tem muito a oferecer, desde paisagens deslumbrantes até uma cultura rica e uma gastronomia única. Com esta campanha, querem atrair mais visitantes para que descubram tudo o que o Estado tem de melhor. O turismo é um dos pilares da economia gaúcha, responsável por cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Em 2022, o setor impactou diretamente áreas como hotelaria, gastronomia e comércio, impulsionando o desenvolvimento de diversas regiões turísticas.
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Em 2023, foram abertas 17,3 mil novas empresas relacionadas à atividade turística no RS, evidenciando o seu papel crucial na geração de empregos e na movimentação da economia. Além do impacto econômico, o turismo também promove a valorização cultural e preservação ambiental. Ao fomentar o desenvolvimento sustentável, incentivamos práticas que preservam as suas paisagens naturais e o patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que impulsionam o crescimento econômico das comunidades locais. Cabe ressaltar o retorno das atividades no Aeroporto Internacional Salgado Filho, principal porta de entrada para os turistas, em outubro, como um marco importante para a retomada do setor, que acontecerá no próximo dia 21 de outubro.
Turismo não teve aumento esperado após a pandemia
A MELHOR CERVEJA DO BRASIL – Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER.

MÚSICA CLÁSSICA EM FLORIPA

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Camerata na Catedral – Foto: Tóia Oliveira
A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca e solos dos violinistas Iva Giracca, Débora Remor, Talita Limas e Elias Zanom, apresentará nesta sexta-feira (20), às 20h, no interior da Catedral Metropolitana de Florianópolis, um concerto de música clássica com obras dos compositores do período barroco, Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach, e do período clássico, Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto é gratuito e, como em edições anteriores, deve lotar a Catedral. Por isso, sugere-se ao público que chegue cedo para garantir bom lugar. O programa, formado por obras compostas entre 250 a 300 anos atrás, traz a leveza e criatividade da música descritiva de Vivaldi, nos concertos Primavera e Inverno da obra “As Quatro Estações”, a complexidade do contraponto de Bach no seu concerto para 2 violinos e orquestra, até a música para as festas das noites dos palácios austríacos de Mozart. A apresentação, produzida por Maria Elita Pereira e sua equipe, conta com o patrocínio do Fort Atacadista e Tirol, via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) – Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina.
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Turismo não teve aumento esperado após a pandemia – Que tal viajar o mundo conhecendo tudo em sua própria língua. Isso já é possível e de graça. O uso do portal www.wikitravel.ai é grátis e todo o conteúdo é royalty-free. Os textos são criados por uma poderosa combinação de algoritmos e inteligência artificial. O conteúdo de fotos e vídeos das cidades, quando disponível, é inserido pelo Wikitravel, por secretarias de turismo, secretarias de comunicação e outros setores governamentais. Clique no baner e confira.

ABAV/PR & SEBRAE

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Novo Workshop do Turbine Agência capacita gestores das agências de viagens a equilibrarem lucro e contas de suas empresas
O Workshop Turbine Agência sobre Gestão Financeira aconteceu ontem, terça-feira, 17 de setembro, na sede do SEBRAE-PR em Curitiba. Esta ação foi mais uma realização entre a ABAV-PR e o SEBRAE-PR, salientando a gestão financeira como um elemento essencial para o sucesso e a rentabilidade das agências de viagens. O tema, de grande importância para o setor de turismo, trouxe objetos práticos e conhecimentos para aprimorar a administração financeira no contexto das empresas do mercado do trade turístico. De fato a estratégia financeira é o ponto de partida para os próximos passos de uma agência, operadora e consolidadora do setor do turismo. É onde se divide os lucros e as perdas geradas em receita. Dessa forma, o financeiro de uma empresa torna-se um assunto cada vez mais necessário para todos os segmentos profissionais, inclusive as agências de viagens, que vivenciam a rotina de estar 24 horas por dia à disposição de tarifas subindo e descendo o tempo todo em suas dinâmicas de cotação de preços. Além disso, o workshop de Gestão financeira ajuda a equilibrar a saúde financeira ao compartilharem juntos as “dores” financeiras, percebendo que não é apenas sorte e sim técnica, e que isso pode mudar com olhar estratégico e assertivo. A série de workshops da Turbine Agência começou em maio, e o impacto foi tão positivo que planejou-se mais capacitações até o final do ano. Os encontros são mensais e gratuitos, oferecendo uma excelente oportunidade para agentes de viagens que desejam aumentar suas vendas e desenvolver estratégias eficazes. O Turbine Agência é uma iniciativa da ABAV-PR em parceria com o SEBRAE-PR, exclusiva para agentes de viagens.
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PASSEIO CICLÍSTICO EM ITAIPU

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Passeio Ciclístico Itaipu – Foto: William Brisida Itaipu/Binacional
Mais de 300 ciclistas participaram, no último sábado (14), do Passeio Ciclístico da Itaipu no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (PR), mesmo com as condições climáticas desfavoráveis do início da manhã. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar trilhas exclusivas e inéditas em meio a muito barro, mas contando com total segurança e apoio da equipe da Binacional. O evento, além de comemorar as quatro décadas da criação dos refúgios, também se propõe a oferecer aos ciclistas a chance de conhecer um importante espaço de conservação da Mata Atlântica. Apesar do clima chuvoso no início da manhã, os mais de 300 inscritos compareceram ao evento que oferecia escolha para itinerários de 10 km ou 25 km. A equipe da Itaipu garantiu toda a segurança necessária aos participantes, com sinalização das trilhas, ambulâncias, pontos de hidratação e carros de apoio. De fato é evidente, pois estamos vivendo um contexto sério de redução das florestas, essenciais para a vida na Terra. Abrir este espaço permite que as pessoas vejam o trabalho de conservação realizado pela Itaipu ao longo de 40 anos, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental. Para nós ciclistas, não tem tempo ruim, barro, chuva, buracos, fazem parte da nossa alegria, isso eu garanto. O próximo passeio ciclístico está programado para outubro, no Refúgio Biológico Maracaju, em Guaíra (PR).
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MARATONA INTERNACIONAL DE FOZ DO IGUAÇU

Turismo não teve aumento esperado após a pandemia
A tradicional Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, marcada para o dia 22 de setembro, domingo, contará com a linha de chegada no Parque Nacional do Iguaçu. O trajeto da prova tem pontos estratégicos na cidade de Foz do Iguaçu, com início na Itaipu Binacional e encerramento no Parque Nacional do Iguaçu. Por conta dessa operação especial, o parque terá alteração no horário de visitação, exclusivamente neste dia 22 de setembro, abrindo para visitação das 11h às 16h. Para atender as pessoas que desejem acompanhar a chegada dos atletas, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá das 5h às 5h50 para o primeiro grupo (11,5km) e das 7h às 8h para o segundo grupo (42km), oferecendo estacionamento, bilheteria e transporte. Todos os acompanhantes precisarão comprar bilhetes para entrar no parque. O acesso dos corredores inscritos na prova será garantido apenas se estiverem com o número de atleta de peito. A venda dos bilhetes para acompanhar a chegada dos corredores nas Cataratas do Iguaçu ocorrerá exclusivamente de forma presencial, entre 5h e 7h50 do dia 22 de setembro, domingo, no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Após esse período, os serviços de bilheteira e transporte só voltarão a funcionar a partir das 11 horas, para o atendimento aos turistas. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente AQUI, com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas. Para mais informações sobre a corrida CLIQUE AQUI
Turismo não teve aumento esperado após a pandemia
Turismo não teve aumento esperado após a pandemia – Confere aí! Se você está ou irá a Balneário Camboriú, não pode deixar de visitar essa pérola que é a casa Casa das Sopas. São quase 50 anos de tradição. Pensa em dezenas de sopas & buffet de comida caseira. Atendem somente no jantar a partir das 19:00 – Avenida Brasil, 1415 – Centro, Balneário Camboriú – SC. Clique no baner e confira.

1º FÓRUM DE CAMPISMO

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Vem aí o I Fórum de Campismo e Caravanismo do Mercosul, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro de 2024, durante a 8ª EXPOMOTORHOME em Pinhais, Paraná. Este é o momento de você, profissional ou entusiasta, contribuir com seu conhecimento e experiência em temas como campismo, caravanismo, hospitalidade e turismo ao ar livre. Submeta seu trabalho e ajude a moldar o futuro deste setor em crescimento! O Fórum será uma oportunidade única de compartilhar e absorver conhecimentos em um ambiente colaborativo e inspirador. Submissão de trabalhos até: 11 de outubro de 2024; Divulgação dos trabalhos aprovados: 31 de outubro de 2024. Se você tem um artigo, resumo expandido ou uma apresentação multimídia pronta para compartilhar, não perca tempo! Inscreva-se e apresente sua pesquisa ou projeto. Participe deste movimento que une ciência, inovação e estilo de vida! Acesse aqui para mais informações e para submeter seu trabalho.

DIA DO HOTELEIRO

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As comemorações ao Dia do Hoteleiro são um dos eventos mais esperados pela hotelaria catarinense. O encontro já faz parte do calendário de comemorações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, e a cada ano, é prestigiado por um número cada vez maior de empresários do setor. Neste ano, o evento acontece nas dependências do IL Campanario Villaggio Resort, localizado em Jurerê Internacional/SC, no dia 05 de novembro e conta em sua programação, com a tradicional reunião de Assembleia Geral do Conselho Deliberativo na parte da tarde, seguida de palestra, momento para networking, encerrando com o jantar. Na oportunidade também será lançada a 7ª edição da Revista ABIH-SC e o lançamento da 36ª edição do Encatho & Exprotel. Ao todo são esperados cerca de 150 gerentes, administradores e proprietários de hotéis de Santa Catarina, além de autoridades, imprensa e fornecedores da indústria hoteleira. Empresas que tenham interesse em estreitar relacionamento com atuais clientes, ampliar o contato da marca com empresários do setor e fazer novos contatos terá mais uma grande oportunidade. Para obter mais detalhes das cotas e formas de patrocinar, realizar ações de merchandising ou palestrar no evento podem ser obtidas através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659, pois o número de cotas é limitado. Se você é hoteleiro e quer mais informações do evento faça contato através do e-mail abih@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7711.

BELLA DA SEMANA – VANESSA VAILATTI

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Vanessa Vailatti – Foto: Bella da Semana Divulgação
A loira vem aí exalando ousadia neste quarto ensaio para a maior revista masculina do Brasil. Prepare o coração para fortes emoções! Vanessa Vailatti pelada nunca é demais! A nossa musa absoluta poderia estrelar ao menos um ensaio anual aqui no Bella da Semana. Ostentando um shape absurdamente perfeito, a loira retorna apresentando a sua melhor versão: “Desta vez, em 2024 foi especial e ainda mais excitante já que hoje, apesar de ainda ficar nervosa, a minha intimidade comigo mesma e com as câmeras só melhoraram com os anos”. Confessou a modelo. Atenção: a primeira do ensaio inédito com Vanessa Vailatti nua já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
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